63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
SIMONE MEDEIROS 1
1. Faculdade de Educação - UFG
INTRODUÇÃO:
Educação a Distância e Formação de Gestores Escolares da Educação Básica: a experiência do Curso de Pós Graduação em Gestão Escolar trata da principal ação do Programa Escola de Gestores da Educação Básica que tem como objetivo contribuir com a formação de gestores escolares na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação com qualidade socialmente referenciada. Este estudo tem como objetivo identificar fatores que podem interferir e/ou contribuir para o resultado do Curso de Especialização em Gestão Escolar, considerando as dimensões didático-pedagógicas e administrativas propostas nesta formação por meio da EaD. A sua relevância se evidencia em quatro níveis: o curso de especialização em gestão escolar apresenta-se como uma política que busca romper com a lógica mercadológica de formação de gestores escolares; propõe uma forma de gestão democrática dos sistemas de EaD; defende o fortalecimento de infra-estrutura adequada nas IES, estimulando a formação de grupos de produção científica na área de gestão escolar, e de formação de quadros à EaD e sua institucionalização no que se refere à formação continuada; e apresenta uma proposta de organização curricular não modular, constituída a partir de temáticas integradas entre si.
METODOLOGIA:
Para empreendermos a análise dos dados coletados para posterior contraposição à visão teórica, utilizamos a pesquisa qualitativa, sem, contudo, desconsiderar dados quantitativos. Realizamos pesquisa exploratória e levantamento bibliográfico; entrevistas; e análise de exemplos. Nosso recorte, tem como cenário o projeto-piloto do Curso em dez IFES: UFRN, UFPE, UFC, UFPI, UFBA, UFT, UFMT, UFES, UFSC e UFRGS. Os participantes são os Coordenadores Gerais do Curso nas IFES. No entanto, os dados expressam informações de outros envolvidos no processo. A partir do nosso referencial teórico, elencamos aspectos considerados relevantes à formação de professores e à educação a distância. Esses aspectos nortearam o roteiro que subsidiou a elaboração dos relatórios elaborados pelas 10 IFES, bem como à análise dos documentos e dados analisados, que articulamos aos objetivos deste estudo. O resultado do cruzamento de dados foi confrontado com categorias e dimensões definidas nos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância.
RESULTADOS:
Este estudo sinaliza que importantes fatores podem contribuir e/ou interferir nos resultados deste Curso, considerando as dimensões didático-pedagógicas e administrativas. São consideradas contribuições: o processo de formação expressa articulação institucional envolvendo instituições e entidades educacionais, sendo essas responsáveis pelas diretrizes gerais do curso e pelo fortalecimento institucional da sua implementação localmente; política de formação de gestores escolares, onde o lócus da formação se dá nas IFES; nível de formação pós graduação, ofertado pelas IFES, gratuitamente; acesso e utilização das TIC (inclusão digital). E são consideradas interferências: ausência de equipe multidisciplinar (produção de material didático-pedagógico do curso); problemas na transição do projeto político-pedagógico para a elaboração efetiva do material; falta de formação e orientação da equipe voltada à EaD, considerando a tecnologia web, em AVA; transposição do modelo presencial à EaD; embora apresente concepção inovadora, o material didático-pedagógico do Curso foi estruturado de forma que dificulta a adequação a demandas locais; a dinâmica de elaboração e produção do conteúdo contribui à fragmentação do conteúdo.
CONCLUSÃO:
De acordo com as análises efetivadas, consideramos que as políticas de formação continuada, por meio da educação a distância, que resultem em práticas político-pedagógicas inclusivas e de qualidade, devem pressupor, não apenas vontade política na perspectiva de democratização de vagas e acesso, mas, sobretudo, a construção criteriosa de processos institucionalizados que permitam permanência e formação eficaz, eficiente e com efetividade social, com vistas ao fortalecimento da cidadania e desenvolvimento humano, como fatores determinantes à transformação do contexto de atuação de docentes/discentes. Isso implica em investimento público nas etapas de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas educativas, em especial, àquelas voltadas para a formação continuada a distância, considerando as suas características e especificidades. Este estudo aponta, na perspectiva de democratização do acesso à formação continuada, por meio da EAD, para a necessidade URGENTE de investimento em formação e institucionalização de especialistas na área de EAD (docência, produção de material didático-pedagógico, gestão de processos etc); em infra-estrutura tecnológica nas IFES, nos pólos de apoio presencial e nas escolas públicas, incluindo acesso à internet; e de acompanhamento, monitoramento e avaliação dos processos formativos a distância que garantam qualidade na formação.
Palavras-chave: Políticas Educacionais, Formação de Professores, Educação a Distância.