63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 1. Fundamentos do Planejamento Urbano e Regional
EXPANSÃO URBANA NA REGIÃO NORTE DE GOIÂNIA- Uma análise da (re)produção do espaço do Jardim Guanabara.
Lucimar Crispim Vaz Cardoso 1
Márcia Alencar Santana 2
1. Profa. da SEE GO e mestranda em Desen.e Planejamento Territorial- PUC-GO
2. Profa. Dra. /Orientadora-MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E PLANEJAMENTO TERRITORIAL PUC-GO
INTRODUÇÃO:
O propósito da pesquisa é compreender os fatores do fenômeno da expansão urbana na Região Norte de Goiânia, no período de 1990 a 2010, analisando as transformações que ocorreram no setor Jardim Guanabara I, II, III e IV e bairros vizinhos. Analisando a influência da instalação do Aeroporto da cidade (1955), do CEASA (Central de Abastecimento de Alimentos), da Brigada de Operações especiais e de grandes empresas do ramo moveleiro e do comércio local instalado no bairro.
METODOLOGIA:
A metodologia consiste numa pesquisa de abordagem: qualitativa, quantitativa e bibliográfica na Região Norte de Goiânia,considerando que a pesquisa empírica se restringe ao setor Jardim Guanabara. Após levantamento bibliográfico, realizar-se-á a pesquisa empírica a partir de entrevistas com moradores do setor Jardim Guanabara I, II, III e IV e em órgãos públicos como SEPLAM, AGEHAB e CEASA. A pesquisa busca compreender os fatores do crescimento demográfico do setor no período de 1990 a 2010 e de que forma esse crescimento influencia nas condições de vida de seus habitantes, analisando as variáveis: saúde, moradia, educação, segurança.
RESULTADOS:
De acordo com os resultados já adquiridos, demonstram forte influência no crescimento do setor a partir da instalação do Aeroporto, do CEASA, do Batalhão de Operações Especiais e da indústria moveleira. Porém, há ausência de políticas públicas mais efetivas no setor, aliada as condições sócio-econômicas da população.A partir de dados , identificou-se um aumento da população,sendo uma das regiões que mais cresce em Goiânia, observou –se a valorização dos terrenos, certa volatilidade populacional, segregação parcial da população, mudança no perfil dos moradores e melhoria nos serviços, no que diz respeito ao aumento do número de escolas, postos de saúde, melhoria no serviço de segurança, considerando que os investimentos ainda não são suficientes.
CONCLUSÃO:
Da perspectiva socioespacial, conclui-se que houve um aumento da população, bem como da melhoria nos investimentos de infra-estrutura (saúde, educação, saneamento básico, segurança) a partir da luta pela cidadania e do interesse do poder público em amenizar as contradições no setor. Por outro lado, chegou se a conclusão que o Aeroporto, o Ceasa , a indústria de móveis e o Batalhão de Operações acabaram atraindo pessoas para o setor,colaborando para a melhoria do bairro,dando um olhar menos segregador para a região.
Palavras-chave: Expansão urbana, Políticas públicas, Infra-estrutura.