63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
ESCOLA AMBIENTAL ÁGUAS DO CAPIBARIBE: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO CONCEITO MEIO AMBIENTE ELABORADA PELOS PROFESSORES DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER (SEEL/PCR/PE) DA CIDADE DO RECIFE. |
Kate Limeira 1 José Hildo dos Santos 1 Mônica Alves Coelho dos Santos 1 |
1. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Cidade do Recife - SEEL/PCR/PE. |
INTRODUÇÃO: |
Neste trabalho são apresentadas e discutidas algumas representações do tema meio ambiente, construídas por professores que atuam nas Escolas Profissionalizantes da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Recife. A definição de representação social é tida como um conjunto de conceitos, afirmações e explicações de senso comum sobre um determinado tema. A representação social do tema meio ambiente evolui no tempo e no espaço, depende do grupo social que o utiliza, da formação profissional e intelectual das pessoas, do lugar e de suas vivências. A família, a comunidade, a paisagem, a escola, os meios de comunicação (imagens, mensagens, publicidade, entre outros), contribuem na divulgação e consolidação dos conceitos sobre o tema. A pesquisa buscou compreender as representações sociais dos professores participantes, isto é, como estes se apropriam das mesmas e as utilizam na sua prática pedagógica, a partir das reflexões suscitadas. |
METODOLOGIA: |
Durante o período de 04 a 06 de agosto de 2010 a Escola Ambiental Águas do Capibaribe (EAAC) através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL) da Cidade do Recife, promoveu encontros de formação continuada para professores do ensino profissionalizante. A formação Gerando subsídios para o processo de Educação ambiental no ensino profissionalizante teve como objetivo principal estimular e implementar o processo de Educação Ambiental, auxiliando a construção do projeto político pedagógico interdisciplinar. A formação foi dividida em 3 grandes momentos: 1 - Problematização inicial com a construção das representações sociais; 2- Aprofundamento teórico/construção do conhecimento com subsídios para a construção do projeto e 3 – Plano de ação com a construção do projeto político pedagógico. Além de momentos de estudo, reflexão, troca de idéias e diálogos sobre experiências. As representações foram construídas a partir do seguinte questionamento: - O que é meio ambiente para você? A pesquisa compreendeu a análise dos conceitos elaborados individualmente e depois socializados e discutidos com o grande grupo. |
RESULTADOS: |
Na formação foram construídos 48 conceitos. Embora algumas representações tivessem como foco o aspecto naturalista, a maioria delas apresentou o aspecto globalizante que evidencia as relações recíprocas entre natureza e sociedade, em que o ambiente é compreendido enquanto interação complexa de configurações sociais, biofísicas, políticas, filosóficas e culturais. Eis algumas representações sociais construídas: Meio ambiente - É o universo do qual fazemos parte/ É minha casa, abrigo, planeta, o mundo que vivemos/ Engloba tudo que faz parte da natureza (animais, plantas, pessoas, construções, ar que respiramos, água, mar, céu, sol, natureza em geral/ Vida/ Deus/ Conjunto de fatores que compõem a Terra e como podemos interagir com eles para que tudo permaneça em harmonia/ São recursos naturais que infelizmente o homem destrói, ou danifica através da poluição/ É o conjunto de todos os seres vivos e não vivos que formam o nosso planeta/ O local onde vivemos, trabalhamos ou não/ Mundo animal e humano, meio ambiente é entendido por cima do universo físico e biológico. Constatou-se que o domínio teórico e metodológico dos professores em sua prática contribuiu para consolidar os conceitos. |
CONCLUSÃO: |
Além da construção dos conceitos, os professores também fizeram algumas reflexões sobre o meio ambiente: Estar se acabando/ Devemos ter cuidado com a natureza/ É tanta destruição e as pessoas não estão se conscientizando/ Está sendo destruído pela falta do ser e pela ganância do ter/ A humanidade está sendo desrespeitosa consigo e com tudo que gera a vida/ Falta de atitudes e não de consciência/ Necessidade da conservação e preservação. O aspecto globalizante observado nos conceitos e nas reflexões construídas se deu em função da formação profissional e intelectual dos envolvidos no processo. Com efeito, cabe a nós, enquanto educadores, a partir de leituras, discussões em grupo, reflexões, etc., estarmos conscientes de nossas representações sobre o meio ambiente. Apenas deste modo caminharemos rumo à construção de novas representações. Discutir nossas representações é fundamental para darmos o ponto de partida para a EA. É importante nos processos educativos considerar todas as representações, num enfoque pedagógico integrado. Com isso estamos contribuindo para que o ambiente seja percebido de uma forma global, compreendendo as inter-relações existentes entre Pessoa-Sociedade-Natureza, de um modo complexo. A pesquisa contribuiu para a consolidação do conceito de meio ambiente. |
Palavras-chave: Educação Ambiental, Formação Continuada, Representação Social. |