63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional |
A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CESC/UEMA |
Edileusa Silva de Abreu 1 Lidiana Oliveira da Silva 1 Cacilda Figueiredo Neri de Aguiar 1,2 |
1. UEMA 2. Profª. Me/Orientadora – Depto. de Educação – CESC |
INTRODUÇÃO: |
A referente pesquisa esclareceu aspectos relevantes sobre a avaliação no Ensino Superior, especificamente nos cursos de formação de professores. Os objetivos norteadores são: Diagnosticar a prática avaliativa dos professores dos cursos de licenciatura em Matemática e Física do CESC/UEMA; Conhecer os instrumentos técnicos avaliativos mais utilizados pelos professores dos cursos de licenciatura em Matemática e Física do CESC/UEMA; Verificar se os critérios são explicitados no momento da avaliação, além de investigar o grau de satisfação dos discentes com relação aos procedimentos avaliativos. As avaliações da aprendizagem no Ensino Superior, principalmente nos cursos de licenciatura, necessitam de atenção específica, visto que os acadêmicos serão os futuros profissionais da educação, que poderão multiplicar com seus alunos os mesmos procedimentos avaliativos de seus professores, durante o seu curso de formação. Como afirma Vasconcelos (2000, p.84) considerando que as experiências que os futuros educadores têm no seu processo de formação são decisivas para suas posturas posteriores, na prática da sala de aula e muitos cursos não oferecem a disciplina na sua grade curricular. |
METODOLOGIA: |
O enfoque da investigação foi de caráter quanti-qualitativo, tendo como escopo a pesquisa bibliográfica, seguida da investigação de campo e análise de dados. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: a primeira com aplicação de questionários com os acadêmicos dos cursos de Matemática e Física do 3º, 7º e 9º períodos e a segunda com os professores dos respectivos cursos. Para a coleta dos dados recortou-se um percentual de 60%, que equivale a 63 alunos; no que diz respeito aos professores, a amostra foi de 67%, correspondendo a 12 professores. A investigação foi realizada no Centro de Estudos Superiores de Caxias / CESC. |
RESULTADOS: |
Os resultados mostraram que as técnicas /instrumentos usados com mais frequência são: aplicação de provas, atividades em grupo, apresentação de trabalho, participação nas atividades e auto-avaliação. Os acadêmicos se mostraram satisfeitos com o uso destes instrumentos e relataram que os critérios avaliativos explicitados no programa das disciplinas. Quanto a escolha dos instrumentos avaliativos ativos, os resultados evidenciaram que professores e alunos define-os mutuamente, sendo 60% de forma frequente e 40% ocasionalmente. Na segunda etapa da pesquisa o mesmo questionário foi aplicado aos professores, com algumas alterações na abordagem das perguntas. Os resultados obtidos entre professores e alunos apontam contradições, uma vez que 65% dos alunos estão satisfeitos e 80% dos professores estão mais ou menos satisfeitos. Nesta questão, vale ressaltar, que as alternativas disponíveis para os professores marcarem eram: muito, mais ou menos, pouco ou nada. Como sugestão para a melhoria do processo avaliativo, foi evidenciado que este deve ser mais qualitativo e menos quantitativo, levando em conta a participação e produtividade do aluno sua linguagem e escrita. |
CONCLUSÃO: |
A pesquisa permitiu diagnosticar as práticas e instrumentos avaliativos presentes nos cursos de licenciatura em Matemática e Física, que norteiam a relação de ensino e aprendizagem dos discentes e as práticas de seus docentes. Além disso, foi possível comprovar que as avaliações da aprendizagem no Ensino Superior, nos cursos de licenciatura, necessitam de atenção específica, visto que os acadêmicos serão futuros profissionais da educação, que poderão multiplicar com seus alunos os mesmos procedimentos e instrumentos avaliativos de seus professores, durante sua formação/graduação. Nesse processo, professores e acadêmicos precisam ser conduzidos para aplicarem uma avaliação mais coerente e efetiva, a refletirem sobre as metodologias, a quebrarem a rotina de muitos anos. Isto fará com que Educação Superior produza o que é necessário para o aprofundamento das reais habilitações, do potencial cognitivo e social dos acadêmicos, contribuindo para a formação de um profissional competente e comprometido com a socialização do saber, favorecendo o progresso da sociedade. |
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem, Ensino Superior, Formação de Professores. |