63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
JOGOS E BRINCADEIRAS NO RECREIO DIRIGIDO E SUA CONTRIBUIÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM |
Janaina Batista Lino Perez 1 Elizete Poleti de Oliveira Dias 1 Ildenê da Silva Sousa 1 Maricler Becker 1 Élia Amaral do Carmo Santos 2 Fátima Aparecida da Silva Iocca 3 |
1. Acadêmica de Pedagogia, UNEMAT, Campus Universitário de Sinop-MT 2. Profª.Msc/Orientadora e Supervisora - PIBID/UNEMAT/SME 3. Profª .Drª/Orientadora e coordenadora - PIBID/UNEMAT - SINOP |
INTRODUÇÃO: |
O jogo/brincadeira deve estar incluído nas escolas como fonte de aprendizagem e construção de significados para o desenvolvimento das crianças. Além de estar comunicando-se com o mundo, a criança está se expressando e construindo novas amizades. Compreende-se que as brincadeiras e os jogos são fundamentais para o desenvolvimento da criança, nos aspectos físicos e motor, na aprendizagem, nas descobertas mútuas, sua vida e seus anseios, proporcionando uma atividade escolar mais prazerosa, pois são fatores que contribuem para o desenvolvimento, tanto escolar como social. Quando se proporciona algo diferente para as crianças elas se sentem importantes em seu mundo, brincam e aprendem, sem mesmo perceber que os jogos e brincadeiras fazem parte em seu processo ensino-aprendizagem. Este trabalho teve como finalidade descrever sobre o Projeto do “Recreio Dirigido”, desenvolvido com os alunos do 1° ao 4° ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus no período do mês de maio a dezembro de 2010. O projeto teve como intuito identificar qual a função dos jogos e as brincadeiras desenvolvidas durante o recreio dirigido e sua contribuição no processo ensino-aprendizagem dos alunos. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada na EMEB Basiliano do Carmo de Jesus, situada à Rua 03, s/nº no Residencial Lisboa do Município de Sinop no Estado de Mato Grosso, criada pelo decreto 007/2007, de 08/02/2007. Sendo realizada por 04 acadêmicas do curso de Pedagogia – UNEMAT/Campus de Sinop, todas bolsistas integrantes do subprojeto de pedagogia, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - CAPES/UNEMAT/SME. O Projeto teve início no mês de maio de 2010, conta com o planejamento conjunto, ampliando a formação inicial dos futuros licenciados, através da vivência na escola parceira. A pesquisa está pautada no enfoque qualitativo, na modalidade de pesquisa participante e os dados foram levantados através de investigação de ação participativa. Os dados obtidos estão registrados em fotos, vídeos e relatórios mensais. O recreio dirigido tem duração de 15 minutos, sendo também o horário do lanche das crianças e neste período é que são realizados, pelas bolsistas, várias brincadeiras e jogos que foram confeccionados com materiais recicláveis, pelas bolsistas sendo eles: o boliche e o passa bola, jogo da memória, quebra-cabeça, dominó, jogo da velha, dentre outros. |
RESULTADOS: |
No momento do recreio dirigido, as crianças interagiam umas com as outras, convidando os outros colegas para brincar, e nesse sentido aprendiam a contar, a ler as regras do jogo, a refletir sobre a melhor estratégia para o jogo. Durante os jogos e brincadeiras as crianças participavam com alegria estampada no rosto, mostrando seu contentamento no momento de brincar. Segundo relatos de inspetor, antes da presença dos bolsistas no recreio as crianças ficavam correndo de um lado para o outro e se machucavam, com brincadeiras e lutas agressivas, e relata que quando não tinha o recreio dirigido os alunos perguntavam pelos bolsistas, ficavam tristes e pediam se no dia seguinte iria ter as brincadeiras e jogos. Percebe-se que com as brincadeiras as crianças interagiam, pois neste momento se organizavam para escolher/decidir em qual atividade recreativa iriam participar, trocavam ideia entre elas sobre "qual brinquedo/jogo/brincadeira é mais legal", no momento de brincar ficavam à vontade, participando com autonomia e prazer. Aprendiam a trabalhar em grupos, a esperar sua vez, a obedecer às regras do jogo, a ter cooperação, ajudando o colega a entender as regras e maior criatividade para definir a execução e a criação de novas regras. |
CONCLUSÃO: |
Analisou-se que os jogos e brincadeiras do recreio dirigido trouxeram benefícios para o processo de ensino-aprendizagem das crianças, pois as brincadeiras lúdicas contribuíram e refletiram nas atividades desenvolvidas na sala, como: a facilidade de se comunicar, a socialização, a autonomia na realização das atividades, a afetividade, a agilidade, a concentração, a atenção, o desenvolvimento de estratégias de jogo, o respeito mútuo, a alegria, a amizade e o espírito de equipe, tendo em vista que quem brinca aprende prazerosamente. Conforme os resultados obtidos e vivenciados neste período a aprendizagem acontecia gradativamente e de forma espontânea, agradável e satisfatória tanto para as crianças quanto para a qualificação do futuro docente, contemplando, assim, os objetivos propostos de acordo com a pesquisa e os estabelecidos pelo Programa (PIBID). |
Palavras-chave: Atividade lúdica, Aprendizagem significativa, Interação. |