63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
TRILHANDO UM NOVO AMANHÃ: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO POPULAR NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DO PROJETO “TRILHAS DA VILA, PONTES DE SABERES” PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS CIDADÃOS. |
Rodrigo Aleson Cuz Campos 1 Ana Telma Monteiro de Sousa 2 Valdeciria da Conceição Lamego 3 Emanuelle Martins da silva 4 Márcia Andreia Raiol Moraes 5 Jeiza Costa Ferreira 6 |
1. Graduando do curso de licenciatura plena em pedagogia, Universidade do Estado do Pará – UEPA 2. Profa Msc. Coordenadora/orientadora do Projeto Trilhas da vila, Universidade do Estado do Pará – UEPA 3. Profª de Música, Universidade do Estado do Pará - UEPA 4. Graduando do curso de licenciatura plena em pedagogia, Universidade Federal do Pará– UFPA 5. Graduando do curso de licenciatura plena em pedagogia, Universidade do Estado do Pará – UEPA 6. Graduando curso música, Universidade do Estado do Pará – UEPA |
INTRODUÇÃO: |
O Projeto Trilhas da Vila, Pontes de Saberes está á 4 anos atuando na comunidade da Vila da Barca (localizada em Belém do Pará, no bairro do Telégrafo) e as suas adjacências, no qual seu publico alvo são crianças de 6 á 14 anos,das escolas públicas.Tendo como pressuposto a formação juvenil, potencializando qualidade de vida, aperfeiçoamento escolar, construção de uma consciência cidadã crítica e ambiental através da arte-educação considerando as peculiaridades da comunidade, através de diversas atividades de cunho social, lúdico-cultural, ambiental e musical, a qualidade do processo de ensino aprendizagem dos participantes do referido projeto, no qual, a partir da educação popular e práticas interventivas utilizadas na metodologia, a interação e socialização dos participantes do projeto e a formação de novos talentos seja no âmbito cientifico ou musical. O referido projeto tem suas práticas vinculadas ao grupo PESCA (Práticas Educativas em Saúde na Amazônia) e ao NETRILHAS (Núcleo de Estudos e Extensão, Trilhas Investigativas e Práticas Sociais), no Centro de Ciências Sociais e Educação da UEPA, financiado pela CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, EDITAL CAPES/DEB Nº 033/2010. |
METODOLOGIA: |
O projeto apresenta dois momentos: o primeiro e a formação continuada da equipe multidisciplinar, que ocorre toda segunda e quarta-feira após os encontros com as crianças do projeto, cujo intuito é analisar as práticas pedagógicas adotadas no referido projeto, afim de promover a reflexão-ação-reflexão da equipe, concomitantemente, aos resultados oriundos, no processo de intervenção social na área foco do projeto; O segundo momento corresponde na efetivação do trabalho educativo pedagógico junto as crianças residentes da área de palafitas da Vila da Barca e suas adjacências(que ocorre toda segunda, quarta e sexta-feira), as práticas educativas desenvolvidas pelo projeto é viabilizada pela arte educação, desenvolvendo teatro de fantoches, palestras, rodas de conversa, oficinas de material reciclável, dinâmicas de grupo, canto coral, musicalização, apreciação musical, exposição de lendas amazônicas e atividades lúdico culturais. Onde as práticas educativas referendadas estão sempre ligadas a Educação popular, Saúde, Ambiente e a qualidade do processo de ensino aprendizagem das crianças participantes do projeto. |
RESULTADOS: |
Dentre os resultados parciais, enfatiza-se a construção gradativa da sensibilização e da consciência crítica das crianças e adolescentes, dos problemas infra-estruturais e sócio-econômicos, por meio das atividades de prática pedagógica abarcadas pelas temáticas: participação popular, identidade cultural, moradia, saneamento, higiene, natureza e educação ambiental. Vale ressaltar a elevação do envolvimento das crianças do projeto, a partir da assiduidade elevada gradual que elas possuem no decorrer do ano assim como uma maior participação das mesmas nas atividades desempenhadas, através das indagações e perguntas que elas fazem em cada temática abordada nos encontros. Atualmente o projeto desenvolve-se com 60 crianças assíduas e participativas (30 crianças e 30 adolescentes) divididas em 2 salas. No qual aprendem o canto coral, audição, apreciação musical a partir dos contos e histórias amazônicas, nas oficinas apresentadas no projeto e flauta doce, onde o respaldo teórico para escolha das metodologias empregadas no projeto foi construído através das conversas direcionadas pelas próprias crianças com interação da equipe do projeto logo no inicio de cada semestre. O que vem melhorando o processo de socialização das crianças e adolescentes,auto estima e a construção do conhecimento. |
CONCLUSÃO: |
Considerando a equipe multidisciplinar que compõe o projeto (pedagogia, matemática, música, enfermagem), busca prover ações interdisciplinares, que busquem construir saberes agregados na área de educação e saúde, observando quanto a contribuição que cada área pode oferecer ao processo de ensino aprendizagem e importância para a vida das crianças e da equipe formação acadêmica a partir das atividades ministradas nos encontros, onde a prática pedagógica adotada pela equipe melhora substancialmente na qualidade do processo de ensino aprendizagem dos participantes, no qual pode possibilitar a formação de um novo cidadão, mais preocupado com os problemas existentes na sociedade atual fazendo que suas ações sejam mais significativas junto a sociedade vigente.construindo assim um novo caminho para as crianças da vila da barca e suas adjacências, trilhando agora pelas pontes de saberes adquiridas pelas crianças no decorrer do projeto. |
Palavras-chave: Ensino aprendizagem, Educação infantil, Educação popular. |