63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
A IMPORTÂNCIA DA COMPOSTAGEM EM AULAS PRÁTICAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E GEOGRAFIA NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA CÂNDIDO DE OLIVEIRA EM CACHOEIRA DOS ÍNDIOS – PB |
André Pereira da Costa 1,2 Wilza Carla Moreira Silva 3 |
1. Aluno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB 2. Aluno da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG 3. Profa. M.Sc./Orientadora – Unid. Acad. de Formação Geral e Proj. Especiais - IFPB |
INTRODUÇÃO: |
A degradação ambiental gerada pelo lixo alcança índices alarmantes na sociedade atual. A forma de minimizar este problema é através do gerenciamento adequado do lixo do dia a dia. É este processo ligado à educação ambiental que deve começar nas escolas de ensino fundamental responsável pela mudança de atitude da população. A compostagem pode auxiliar na diminuição do lixo orgânico acumulado em lixões e obter um adubo natural para fertilização do solo. Sendo assim, o uso da compostagem em aulas na escola promove a associação ensino/pesquisa, além da interdisciplinaridade e interesse dos alunos pelo processo de transformação, permitindo uma reflexão crítica teórico-prática. Em vista disso, este projeto teve como objetivos: sensibilizar os discentes dos 6º anos da Escola Municipal Maria Cândido de Oliveira, e visar a uma reflexão da nossa responsabilidade como cidadão; tornando também os docentes multiplicadores desse processo pedagógico. Logo, anseia-se que este estudo seja útil para o desenvolvimento e formação intelectual/crítica dos cidadãos. |
METODOLOGIA: |
O caminho metodológico inicia-se com levantamento bibliográfico relacionado ao tema em questão e compreende aplicação e análise de questionários com os alunos dos 6º anos da Escola Municipal Maria Cândido de Oliveira, observando os seus conhecimentos referentes ao tema abordado (resíduos sólidos e compostagem), seguida de aulas teóricas sobre os resíduos sólidos e definição do processo da compostagem. Posteriormente, houve a construção da pilha de compostagem utilizando: resto de alimentos, galhos e folhas de árvores coletados na referida escola e nas residências dos alunos; acompanhamento do processo de transformação do composto e sensibilização da comunidade escolar, perante à importância da compostagem na reposição nutricional do solo, estimulando sua prática, aliada ao desenvolvimento de uma consciência ecológica, ética e crítica necessária para a conservação do meio ambiente e sua convivência correta com a sociedade. Para referendar o estudo, foram realizados registros por intermédio de equipamentos fotográficos, finalizando com exposição do trabalho para a comunidade escolar e produção de relatório. |
RESULTADOS: |
Os resultados desta pesquisa mostraram que dos 104 alunos entrevistados que perfazem 86,54% jogam lixo a céu aberto ou queimam, enquanto os demais 13,46% têm o hábito de reutilizá-lo. A maioria dos alunos conhece os perigos trazidos pelo lixo, pois 56,73% responderam que o lixo atrai insetos e doenças, mas ignora o destino do lixo da comunidade. Quanto ao processo de compostagem, quando pesquisados, 9,62% responderam que conhecem e 90,38% desconhecem o processo da formação do composto, mas admite a importância ambiental da reciclagem e do reaproveitamento na redução de lixo e na economia de energia e matéria-prima. Após as aulas teóricas, a maior parte dos estudantes identificou os tipos de poluição mais frequentes e as consequências geradas; elaborou sugestões relevantes para evitar a poluição; diferenciou resíduos sólidos e orgânicos e citou os benefícios da compostagem para o meio ambiente. Os docentes reconheceram a relevância desta ação como recurso metodológico. Nas aulas práticas, os alunos identificaram os resíduos orgânicos utilizados na composteira e os fenômenos que aconteciam a cada revolvimento durante o período de execução, criando, dessa forma um elo entre a teoria e a prática, estendendo os conhecimentos impregnados pelos estudantes no seu dia a dia. |
CONCLUSÃO: |
Diante dos resultados, conclui-se que há desperdício de resíduos orgânicos nas casas dos alunos das turmas pesquisadas e um desinteresse por boa parte deles de evitá-lo. Desta forma, recomenda-se que os alunos desenvolvam uma consciência ecológica e crítica sobre a utilização dos resíduos orgânicos para a produção da compostagem, reduzindo assim, os resíduos liberados para os lixões. Pode-se também observar, o desinteresse dos alunos em coletar os resíduos orgânicos em suas casas no período estabelecido pela pesquisa, tendo em vista não ser uma prática habitual da população, a coleta seletiva. No entanto, a partir de observação, durante a montagem da composteira, ficou evidente que os alunos estavam envolvidos com as aulas, observando, dessa forma, uma atenção especial nas aulas práticas, melhorando assim, o processo de aprendizagem dos mesmos. Portanto, a teoria aliada à prática, ainda é uma forma eficiente de atrair a atenção do aluno e transformar o ensino-aprendizagem e, consequentemente, os cidadãos. |
Palavras-chave: Compostagem, Recurso metodológico, Consciência ecológica. |