63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
AS EXPOSIÇÕES DA SEMANA NACIONAL DE C&T EM BRASÍLIA PODEM SER CONSIDERADAS EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS? |
Fernando Barcellos Razuck 1 Erika Zimmermann 2 |
1. Msc. - UnB/FE; Capes 2. Profa. Dra./ Orientadora - UnB/Museu de C&T de Brasília |
INTRODUÇÃO: |
Pode-se afirmar que os museus têm um papel central para o processo de educação científica, possibilitando a popularização da ciência (PC) por meio de exposições museológicas. A importância da PC, dentro de museus, se dá a partir da apropriação dos visitantes do discurso e da cultura científica, ou seja, por processos em que se reconstroem os conhecimentos e competências, contribuindo para a emergência de uma cidadania formal e política. Nesse sentido, uma exposição museológica é entendida como uma atividade essencial e determinante do fenômeno museu, caracterizando-se como elemento de inter-relação com a sociedade, a partir da construção de representações. Em uma exposição, geralmente são mostrados artefatos e objetos que dão vida a um determinado momento histórico, tentando mostrar a relevância social do tema. E o que seria um museu? De acordo com o International Council For Museums (ICOM, 2001) o museu é “uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade". Ou seja, entende-se aqui a exposição museológica como parte inerente a um museu. |
METODOLOGIA: |
Partindo então das semelhanças e diferenças existentes nas afirmações acima sobre o que viria a ser uma exposição museológica e um museu, este trabalho teve como objetivo acompanhar uma exposição na área das Ciências Naturais, realizada pela Embrapa, em Brasília, e examinar a possibilidade de caracterizá-la como uma prática museológica. A exposição observada se tratava de uma que foi apresentada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no ano de 2010. A SNCT é um evento nacional, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio do Departamento de Popularização e Difusão da Secretaria de C&T para a Inclusão Social, com o objetivo de “mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de atividades de ciência e tecnologia”. Foi observado então de que maneira os objetos eram apresentados, de que forma eram compreendidos pelo público e como se dava o diálogo entre os visitantes e os expositores. |
RESULTADOS: |
O evento examinado, ou seja, a exposição da Embrapa durante a SNCT, é do tipo interativa, com objetos que contam a trajetória das investigações científicas, como resultados de suas pesquisas e experimentos, suas aplicações, bem como o histórico e a representatividade dos objetos. Os expositores eram os próprios pesquisadores da instituição, que tinham por intenção, mostrar a sua história, a relevância do seu trabalho e como estes podem melhorar as condições de vida e o desenvolvimento do país. A grande maioria dos visitantes era de estudantes pertencentes ao Ensino Básico, que vinham por meio de excursões escolares, oriundos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. Ao passarem pelo “stand” de exposição, questionavam sobre a utilidade das pesquisas, bem como estavam interessados em saber sobre a origem do material exposto. Especificamente com relação à Embrapa, por ser uma instituição de pesquisa, entende-se que o seu acervo natural vem a ser os próprios resultados de suas pesquisas, que resultam de uma construção social na qual o conhecimento passado serve de base para as novas descobertas. |
CONCLUSÃO: |
Conclui-se então que, apesar de fazer parte de uma exposição de caráter diferenciado, no sentido de ser um evento com a participação de várias instituições de pesquisa e ensino, a exposição apresentada pela Embrapa durante a SNCT está vinculada e coordenada por uma personalidade jurídica (MCT), que utiliza seus recursos com caráter educacional e de inclusão social, o que pode levar a caracterizá-la como uma exposição museológica.Portanto, a prática museológica se relaciona a qualquer objeto ou foco, sendo a sua maior relevância o diálogo que firma com o público, a ponto de criar condições para que o visitante crie suas próprias representações. Além disso, por se tratar de uma exposição cuja maioria dos expositores faziam parte da própria e instituição de pesquisa, nada mais natural do que considerar os seus resultados sob um valor histórico e cultural, o que remete a uma definição museológica. O mais importante, entretanto, é que deve-se pensar o museu não só como uma instituição que coleciona acervos, objetos ou coleções, mas sim como patrimônio cultural, que utiliza seus recursos com variados objetivos, como as atividades de pesquisa, ensino e extensão, bem como de inclusão social e vocação para a comunicação, exposição e a investigação. |
Palavras-chave: Popularização da Ciência, Exposições Museológica, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. |