63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem |
ESTRATÉGIAS DOCENTES PARA OS DESAFIOS EDUCACIONAIS: COMO DESPERTAR INTERESSE NOS ALUNOS? |
Caio de Melo e Silva 1 Bruna Corrêa Teixeira 1 Camila Lisboa de Azevedo 1 Carolina D'Elia Sampaio Ferreira 1 Daniel Monteath de França 1 Nilma Figueiredo de Almeida 2 |
1. Instituto de Psicologia- UFRJ 2. Profa. Dra/Orientadora - Departamento de Psicometria - Instituto de Psicologia- UFRJ |
INTRODUÇÃO: |
A aquisição de novos conhecimentos é parte essencial noprocesso de desenvolvimento humano, e a curiosidade e necessidade de vencer desafios sugerem ela pode ser prazerosa e instigante. Ao possibilitar novas formas de interação com o ambiente, proporciona uma adaptação cada vez mais completa e eficiente, pois o organismo se sente mais apto a lidar com situações novas. Por que nosso processo educativo não permite que as crianças se encantem com a natureza e com o mundo? A Educação sempre impõe desafios e estamos vivendo uma época onde a criatividade se faz urgente no cotidiano escolar, tendo em vista a crescente preocupação dos professores em relação ao comportamento dos alunos, que parecem estar desmotivados. Assim, a criatividade surge comoferramenta necessária para ajudar os docentes a enfrentar as adversidades, incentivando nos alunos o prazer pelo conhecimento. O presente estudo teve por objetivo verificar quais são as principais dificuldades encontradas pelos professores no processo ensino-aprendizado e quais as estratégias adotadas para solucioná-las.Dentre as dificuldades encontradas,a falta de interesse dos alunos aparece de forma expressiva, o que desencadeia em uma grande dificuldade de aprendizagem. |
METODOLOGIA: |
Foram realizadas quinze entrevistas semi-estruturadas com professores que trabalham em escolas da rede Municipal do Rio de Janeiro. Os professores eram de diversas áreas de conhecimento, a saber: 3 professores de física, 2 professores de história, 2 de educação física, 2 de química, 2 de Português, 2 de matemática, 1 de geografia e 1 de biologia. Dos entrevistados, dez eram do sexo masculino e cinco do sexo feminino, com idades variando entre 20 e 50 anos. As entrevistas foram gravadas e a sua duração média foi de 15 minutos. Em seguida, as mesmas foram transcritas e o seu conteúdo analisado. |
RESULTADOS: |
As principais dificuldades encontradas pelos professores, quanto ao ensino foram: “falta de interesse” (8/15); “falta de domínio de conteúdos básicos” (5/15); “indisciplina” (5/15); “dificuldade em prestar atenção” (3/15). Para eles “É difícil dominar a turma, falta interesse”, “Só com aula não prende muito a atenção dos alunos, porque se você fica só falando lá na frente os alunos têm grande dificuldade em prestar atenção”. Treze professores disseram que “realizam atividades práticas”, “sempre que possível” e, que o fazem “para reter o conhecimento aprendido”, “para a aula não ser monótona”, “chamar a atenção do aluno”. Consideram a relação professor-aluno “fundamental, muito importante” (12/15), e que apenas com uma boa relação o aprendizado é possível. Quando questionados sobre as estratégias usadas, relatam tentar mostrar nas aulas que a disciplina “faz parte do dia-dia deles”, “que eles fazem parte dela”, e que é importante o professor compreender que “as coisas não são estanques dentro do mundo”. Isso faz com que o conteúdo se torne interessante. Os 15 professores concordam que “a realidade não é fragmentada”, ressaltando a importância de unir os conhecimentos de modo coerente para o aluno perceber que “faz sentido”. |
CONCLUSÃO: |
O maior empecilho percebido pelos professores para o aprendizado é a falta de interesse dos alunos. Esse “descompromisso dos alunos com o ensino” é decorrente da percepção de que a escola só ensina o que não lhes interessa, de uma forma desvencilhada de suas realidades. A contextualização dos conteúdos com exemplificações práticas e fatos do cotidiano virou uma necessidade. Para chamar a atenção dos alunos os professores usam sua criatividade ao trabalharem com projetos dinâmicos e que dialoguem com as diversas disciplinas, mesmo que às vezes encontrem dificuldades. Dessa maneira, além de estreitar sua relação com os alunos e despertar motivação, os professores percebem que ocorre melhor aprendizado. Alguns se valem de métodos transdisciplinares e relatam resultados muito positivos, pois a postura transdisciplinar, apesar de trabalhosa, implica na percepção de quea realidade não é fragmentada, o que dá sentido ao conteúdo ensinado. Os professores sabem que a relação professor-aluno é fundamental para a aprendizagem, então quanto mais o professor estiver envolvido em atividades criativas com os alunos, mais o conhecimento será construído e assimilado de forma prazerosa para ambos. |
Palavras-chave: Professores, Criatividade, Motivação. |