63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
IDENTIFICAÇÃO CARIOTÍPICA DE DUAS ESPÉCIES DO GÊNERO Artibeus (CHIROPTERA, PHYLLOSTOMIDAE- MAMMALIA) ENCONTRADAS NA REGIÃO LESTE MATO-GROSSENSE, MUNICÍPIO DE NOVA XAVANTINA/MT
Sérgio Lopes de Oliveira 1
Ricardo Firmino de Sousa 2
Karina de Cassia Faria 3
1. Depto. de Ciências Biológicas, UNEMAT - Nova Xavantina/MT
2. Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação, UNEMAT - Nova Xavantina/MT
3. Profª Drª/Orientadora – Depto. de Ciências Biológicas, UNEMAT - Nova Xavantina/MT
INTRODUÇÃO:
No Brasil são encontradas nove espécies do gênero Artibeus que estão amplamente distribuídas pelo território nacional tendo sete representações no Bioma Cerrado. Estas espécies são primariamente frugívoras, têm um comprimento corporal variando de 45,0 a 110,0 mm, antebraço de 34,0 a 75,0 mm e peso de 10 a 75g. Possuem também grande importância ecológica como de dispersores de sementes e polinizadores de algumas espécies vegetais. Alguns aspectos evolutivos e taxonômicos do grupo tem sido elucidado com o auxilio da citogenética, pois caracteres celulares são menos sujeitos a alterações do ambiente. Muito poucas são as informações citogenéticas existentes para os morcegos do Cerrado e número de estudos no Estado de Mato Grosso ainda é muito pequeno, especialmente para a região leste do Estado. Este trabalho teve como objetivo identificar o cariótipo das espécies Artibeus lituratus e Artibeus planirostris ocorrentes no município de Nova Xavantina/MT.
METODOLOGIA:
Para a realização das preparações cromossômicas foram coletados um espécime de A. lituratus (macho) e dois de A. planirostris (um macho e uma fêmea). A captura foi realizada com o auxílio de redes de neblina abertas ao entardecer em possíveis rotas de vôo e saídas de abrigos. As coletas ocorreram florestas de galeria no município de Nova Xavantina, região leste de Mato Grosso. Os cromossomos foram obtidos por meio da técnica de extração direta de medula óssea. Foram realizadas as técnicas de coloração convencional com Giemsa para a identificação do número e morfologia dos cromossomos e de bandamento C, para a identificação das regiões de heterocromatina constitutiva.
RESULTADOS:
Por meio da coloração convencional com Giemsa foi possível verificar que os cariótipos das espécies A. lituratus e A. planirostris apresentam uma constituição cromossômica semelhante às já descritas para estas espécies em outras regiões do país, tendo um número diplóide de cromossomos igual a 30 para as fêmeas e 31 para os machos (2n=30/31)e número fundamental igual a 56 (NF=56). Seus complementos autossômicos são constituídos por 11 pares de cromossomos meta-submetacêntricos (1 – 4; 8 – 14) e três pares de cromossomos subtelocêntricos (5 – 7). O cromossomo X é um subtelocêntrico médio, o Y verdadeiro (Y1) um acrocêntrico pequeno e Y2 um autossomo acrocêntrico com cerca do dobro do tamanho do Y1. Por meio do bandamento C foi possível identificar os blocos de heterocromatina na região pericentromérica dos cromossomos de ambas as espécies.
CONCLUSÃO:
As técnicas de citogenética básica aplicadas no presente trabalho permitiram verificar que o cariótipo dos espécimes de A. lituratus e A. planirostris encontrados na região leste do Estado de Mato Grosso são semelhantes aos de espécimes analisados em outras regiões do país. O presente trabalho contribui para ampliar o conhecimento à respeito da distribuição e caracterização citogenética das espécies de morcegos encontradas no Cerrado Mato- Grossense. Outras técnicas deverão ser aplicadas para uma melhor caracterização cromossômica das espécies ocorrentes nesta região do Brasil.
Palavras-chave: Artibeus, cromossomos, morcego.