63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
QUIPIBID – BLOG DE QUÍMICA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA QUÍMICA |
Nara Alinne Nobre da Silva 1 Litton Gonçalves Pimentel Júnior 1 Ludimila Batista Rodrigues de Souza 1 Fabiana Gomes 2 |
1. Instituto Federal de Goiás - IFG 2. Profa. Msc./ Orientadora - Instituto Federal de Goiás - IFG |
INTRODUÇÃO: |
Dentro das novas tecnologias de ensino está a criação de blogs como ferramentas rápidas e facilitadoras da aprendizagem. Seguindo estas características optou-se pela criação de um blog para a disciplina de química como incentivo ao estudo utilizando uma linguagem comum aos jovens. Existem duas modalidades de blog segundo Browstein e Klein descrevem no trabalho Blogs: applications in Science of education: aprendizagem e interação. No modo aprendizagem o propósito está no argumento, pesquisas, comentários e escrita. No modo interação o objetivo envolve comunicação, discussão, pares e comunidade. Para reunir um espaço onde houvesse pesquisa, comunicação, comentários e comunidade dez alunos bolsistas do curso de Licenciatura em química do projeto PIBID-campi Uruaçu desenvolveram o blog quipibid.blogspot.com. O objetivo desta criação é estimular os alunos de licenciatura a desenvolverem ferramentas alternativas de ensino e aprendizagem que envolvam as etapas de pesquisa, escrita e discussão aproximando-os dos alunos do ensino médio e de seus próprios colegas de curso. |
METODOLOGIA: |
O nome quipibid surgiu da combinação entre Química e PIBID, escolhido pelos alunos de licenciatura. O trabalho foi dividido em duplas onde cada uma ficou responsável por uma coluna do blog. Nele estão postadas colunas como: experimentos com materiais do cotidiano, história da química, química ambiental e a região de Uruaçu, química e atualidades e química do dia-a-dia. O blog ainda descreve a agenda do grupo e a programação dos grupos de estudo que os bolsistas oferecem aos alunos de ensino médio na escola campo Colégio Estadual Alfredo Nasser em Uruaçu. Para atualizá-lo a cada quinze dias os alunos se reúnem e escrevem suas colunas. Os assuntos postados são discutidos nas aulas de química da escola campo e nas aulas de química dos cursos técnicos do Instituto Federal de Goiás do campi Uruaçu. |
RESULTADOS: |
Com relação aos alunos do curso de licenciatura houve uma melhora significativa na escrita e discussão do grupo bem como maior interação entre eles. O processo de pesquisar e transcrever sua pesquisa para uma linguagem onde o aluno possa entender se aproxima muito de uma aula teórica em sala de aula. Essas práticas fazem parte da formação inicial do aluno. Com relação aos alunos de ensino médio, através de uma análise qualitativa, foi observada uma boa aceitação do blog. No primeiro mês de criação do blog percebeu-se um maior interesse pelas colunas de experimentos com materiais do cotidiano e química e atualidades. Isso porque os experimentos são fáceis de serem executados e utilizam materiais acessíveis. A coluna química e atualidades abordou temas como o acidente nuclear do Japão e Mineração, discutindo os temas de química como radioatividade e química ambiental. |
CONCLUSÃO: |
Como recurso didático o blog está auxiliando muito bem as aulas de química dos alunos de ensino médio. As colunas estão abrangendo temas do cotidiano do aluno o que facilita sua aprendizagem dentro da disciplina. Os bolsistas do programa PIBID estão desenvolvendo uma ferramenta diferente que envolve um trabalho coletivo, essencial à prática docente. Além disso, o blog, produto das novas tecnologias proporciona um excelente ambiente de comunicação entre alunos e futuros professores. |
Palavras-chave: PIBID, Blog, Métodos de Ensino. |