63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
SABERES PRÁTICOS PARA A FORMACÃO DOCENTE
Ildenê da Silva Sousa 1
Janaina Batista Lino Perez 1
Maricler Becker 1
Elizete Poleti de Oliveira Dias 1
Élia Amaral do Carmo Santos 2
Fátima Aparecida da Silva Iocca 3
1. Acadêmicas Pedagogia, UNEMAT, Campus Universitário de Sinop-MT
2. Profª.Msc/Orientadora e Supervisora PIBID/UNEMAT/SME
3. Profª .Drª/Orientadora e coordenadora PIBID/UNEMAT – Sinop
INTRODUÇÃO:
A formação docente, juntamente com as práticas educativas, é algo desafiador, pois refletem no contexto escolar, e na qualidade de ensino aprendizagem. Não só estar graduado, mas sim estar preparado para este desafio, um olhar de educador, não somente de um expositor do ato de educar. Com base nestas reflexões a proposta do projeto PIBID, vem de encontro e contribui com o que se espera da formação docente. E isso instigou aos acadêmicos bolsistas a fazerem parte desta proposta e comprometidos com o projeto, visando à formação docente com qualidade juntamente com a práxis educativa, relacionando a teoria que se aprende na Universidade. Com a prática do professor em sala de aula, fazer esta ligação proporcionando ao aluno uma aprendizagem real e com significados, superando a educação bancária. Este mesmo projeto vem implantar a ideia de estar contribuindo com o desenvolvimento do outro que se torne um cidadão pensante e critico para sua vida futura. Que o professor cada vez mais se apropria da prática educativa na sua profissão para beneficiar o aluno e propor alternativas para o seu desenvolvimento cognitivo e motor, para se chegar um ensino-aprendizagem com qualidade na formação humana.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada na EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus da cidade de Sinop/MT, realizada por 04 acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT, todas bolsistas integrantes do subprojeto de pedagogia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - CAPES/UNEMAT/SME, realizado no período do mês de maio a dezembro de 2010, conta com o planejamento conjunto, ampliando a formação inicial dos futuros licenciados, através da vivência nas escolas parceiras. A pesquisa teve enfoque qualitativo, na modalidade de pesquisa participante e os dados foram levantados através de investigação de ação participativa. Foram entrevistados os bolsistas do projeto (20), que atuam em três escolas parceiras, dentre as atividades desenvolvidas destacam-se os contos, o recreio dirigido, a vivência em sala e outras atividades que são fundamentação para a formação docente. Os acadêmicos participam do planejamento das atividades realizadas, e com isso adquirem as noções de como se realizam as atividades nas escolas e como são praticadas no cotidiano. Além de rever e analisar as teorias a luz das práticas vivenciada na escola parceira, tendo a oportunidade de colocar em prática a sua ação pedagógica juntamente com os saberes necessários para a prática pedagógica.
RESULTADOS:
Os bolsistas que atuam nas escolas parceiras, relatam que através do projeto PIBID, tem vivenciado na prática e ampliado os seus argumentos para discutir com os professores na Universidade, sob vários assuntos do contexto escolar, assumindo uma postura critica. Os profissionais da escola relatam que a presença dos acadêmicos bolsistas do PIBID, contribuiu para a realização das atividades que permeiam o contexto escolar. Os bolsistas adquirem contato e interação com a comunidade escolar, com postura de facilitadores da aprendizagem e mediadores dos conflitos que ocorrerem no cotidiano escolar. Os acadêmicos desenvolveram as suas atividades práticas e utilizaram os saberes pedagógicos construídos na Universidade, nas várias disciplinas curriculares, mediado por um professor Universitário. Com esse propósito adquiriu conhecimento necessário para aplicar na escola parceira, o projeto “hora do conto”, sob a responsabilidade dos bolsistas (desde a escolha da história até a dramatização). Percebe-se como o lúdico auxilia no processo de ensino-aprendizagem e esta prática serve de suporte para o professor e alunos chegarem a um resultado, pois as crianças estão mais satisfeitas e os professores auxiliados. Todas as vivências, avanços, ações, foram descritas nos relatórios mensais.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que é possível relacionar os saberes práticos vivenciados na escola com o embasamento teórico na Universidade. Os resultados obtidos neste projeto apresentam-se um avanço para a formação docente. É possível observar que os acadêmicos que participam de projetos e estágios têm uma melhoria na sua formação, pois os mesmos se comprometem realmente com o que é proposto e facilita a mediação, essa fundamentação de saberes práticos dá suporte os bolsistas que estão inseridos neste contexto escolar, pois se quebrou este paradigma de teoria e prática, os dois andam juntos e só assim pode-se fazer uma educação de qualidade, fazendo esta aliança, acadêmicos-bolsista e comunidade escolar. Sendo esta uma formação baseada em princípios e saberes, podendo ser realizada com comprometimento por parte do docente. Com base nestas considerações os acadêmicos bolsistas agregam valores e práticas pedagógicas para sua formação profissional. Ao participarem ativamente de um projeto como o PIBID, os bolsistas são instigados a estudarem, a pesquisarem e fazerem reflexões, gerando assim conhecimento e transformações, que contribuem na sua formação docente, que refletirá futuramente na sua prática pedagógica dentro das escolas parceiras relacionando a pratica com a teoria.
Palavras-chave: Prática pedagógica, Qualificação profissional, Teoria e práxis pedagógica.