63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
VIVÊNCIA EM SALA DE AULA |
Elizete Poleti de Oliveira Dias 1 Janaina Batista Lino Perez 1 Ildenê da Silva Sousa 1 Maricler Becker 1 Élia Amaral do Carmo Santos 2 Fátima Aparecida da Silva Iocca 3 |
1. Acadêmica de Pedagogia, UNEMAT, Campus Universitário de Sinop -MT 2. Profª.Msc/Orientadora e Supervisora PIBID/UNEMAT/SME 3. Profª .Drª/Orientadora e coordenadora PIBID/UNEMAT – Sinop |
INTRODUÇÃO: |
O processo de ensino aprendizagem não é uma tarefa simples, envolvem vidas, emoções, motivações e interações. Compreende-se a aprendizagem como: uma organização do ambiente educativo, sob a mediação do professor e a motivação dos participantes, pois o conhecimento é uma construção progressiva. A vivência em sala de aula vem ao encontro das expectativas dos bolsistas acadêmicos do PIBID, tendo em vista uma formação docente com qualidade e para que os mesmos possam contribuir auxiliando o professor regente em sala de aula. Neste contexto, o presente trabalho tem como propósito descrever a vivência em sala de aula, que os acadêmicos bolsistas, desenvolveram a partir de reuniões com professores e cordenadores da escola parceira, vivenciando e colaborando com o professor regente, nos momentos de atividades com os alunos do período do mês de agosto a dezembro de 2010. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica Basiliano do Carmo de Jesus, situada à Rua 03, s/nº no Residencial Lisboa do Município de Sinop no Estado de Mato Grosso, criada pelo decreto 007/2007, de 08/02/2007, com 930 alunos matriculados no ano de 2010 do primeiro ano à oitava série do Ensino Fundamental, realizada por 04 acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT Campus de Sinop, bolsistas integrantes do subprojeto de pedagogia, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência- PIBID - CAPES/UNEMAT/SME. O Projeto conta com o planejamento conjunto, ampliando a formação inicial dos futuros licenciados, através da vivência na escola parceira. A pesquisa está pautada no enfoque qualitativo, na modalidade pesquisa participante e os dados foram levantados através de investigação de ação participativa. A coleta de dados ocorreu por meio de reuniões com os professores, supervisora, observação ativa e passiva do espaço escolar, fotos, etc. A vivência em sala de aula acontece duas vezes na semana do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, seguindo orientações de acordo com o planejamento do professor, tirando dúvidas, corrigindo cadernos, ajudando aqueles com dificuldades na leitura entre outras atividades. |
RESULTADOS: |
O bolsista é um mediador, fazendo com que os alunos da escola parceira, possam ter um melhor desempenho em suas atividades e contribuindo na interação dos mesmos, auxiliando ao professor regente para atender de acordo com as necessidades de cada aluno. Segundo os professores antes do início do Projeto PIBID, os mesmos queixavam-se do desinteresse dos alunos, pois muitos alunos apresentavam dificuldade de leitura, escrita, na matemática e a indisciplina em sala de aula. Os professores sozinhos tinham dificuldades no atendimento individual, e em alguns casos de alunos com necessidades especiais, que necessitam de atendimento didático pedagógico diferenciado, devido ao grande número de alunos em sala de aula. Nos relatos e reuniões dos professores, os mesmos disseram que os resultados foram satisfatórios, os avanços na leitura, na escrita, na matemática e na disciplina dos alunos de acordo com o antes e depois da vivência dos bolsistas em sala de aula. Alguns professores relatam que, quando as acadêmicas entravam em sala os alunos ficavam mais motivados, prestavam mais atenção nas atividades e o professor atendiam com mais atenção os alunos com dificuldade. |
CONCLUSÃO: |
Considera-se que a convivência trouxe benefícios para os professores, acadêmicos e alunos, pois contribuiu com o professor regente e também com a formação do futuro docente, sendo estes o acadêmico bolsista o qual aprendeu com as situações vivenciadas em sala de aula, relacionando a teoria com a prática. Outro ponto positivo foi à aceitação dos professores, onde ao término do ano letivo de 2010, foram relatados em reunião de professores e gestores da escola o bom desempenho dos acadêmicos bolsistas no auxilio em sala de aula. A vivência em sala de aula oportunizou aos bolsistas a prática, onde pode-se perceber a importância de estar fazendo esse elo entre a Escola parceira e Universidade. Nas atividades em sala de aula, o acadêmico bolsista, desempenha um papel relevante na sua formação como futuro docente, pois ao ajudar o professor com os alunos, eles também estão aprendendo, o que refletirá na prática docente quando estiverem formados. |
Palavras-chave: Prática docente, Mediação, Projeto Pibid. |