63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A EXPOSIÇÃO TEMÁTICA MANGUEZAL E SUA EFICÁCIA COM OS VISITANTES NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Ruth Kelen Catão Chaves 1
Juliano dos Santos 1
Bruna Farina 1
Rodrigo Arantes Reis 2
Antonio Luis Serbena 3
Emerson Joucoski 4
1. Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral - UFPR Litoral
2. Prof. Dr.- Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral - UFPR Litoral
3. Prof. Msc. -Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral - UFPR Litoral
4. Prof. Msc./ Orientador - Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral - UFPR Litoral
INTRODUÇÃO:
O laboratório Móvel de Educação Cientifica (LabMóvel) da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, tem como um de seus objetivos a divulgação cientifica, para tanto dentro deste espaço são realizadas algumas atividades didáticas e pontuais, sendo uma delas as Exposições Temáticas.
As exposições mudam de tema cada bimestre o que nos permite desenvolver vários temas junto ao que se trabalha na escola somado a realidade local e ainda com liberdade para adaptar-las para fatos que ocorram na região e no mundo, que estejam sendo desenvolvidos também na escola.
Desta maneira o espaço das exposições permite que o estudante não só visite e observe o que esta em exposição, mas também que este consiga fazer o “link” entre o que está exposto e o que esta acontecendo ou com o que faz parte da sua realidade, tornando assim a aprendizagem mais fácil e também entusiasmando os professores a dar continuidade ao assunto na escola. De uma maneira geral a Exposição Temática propicia a aprendizagem através da prática e situações onde os estudantes podem ver tocar, sentir, observar, experimentar, levantar hipóteses e etc. Pensamos que este tipo de espaço ou momento vivido pelo o estudante tem grande importância para construção do conhecimento inicial, para criação da primeira questão, é o local em que surgem novas questões para serem respondidas.
METODOLOGIA:
Para darmos inicio a nossa pesquisa foram distribuídos questionários para nossos visitantes antes e depois da exposição para que desta forma pudéssemos observar os resultados da exposição com relação ao público. Para tanto foi criada uma ficha com três questões sobre o Manguezal, que é o tema da exposição deste bimestre, sendo as duas primeiras perguntas objetivas ( sim e não) e a terceira uma pergunta descritiva sobre porque o manguezal possui um mal cheiro. Foram entrevistadas crianças do Colégio Estadual Sertãozinho localizado em Matinhos – PR.
Desta forma podemos observar com qual pensamento os estudantes chegam na exposição e como este pensamento as vezes pré elaborado pela professora (o) na escola sai da exposição observando assim a eficácia das exposições no âmbito educacional.
RESULTADOS:
Das questões que foram realizadas antes da exposição:
• 65% não souberam ou não responderam o porquê do cheiro do manguezal;
• 8,1% alegaram ser devido à poluição ou lixo;
• 19,6% alegram ser devido a lama e animais mortos;
• 4,9% alegaram ser devido a matéria orgânica e
• 1,6 % alegram ser devido ao acumulo de água.

Das questões que foram realizadas depois da exposição:
• 14,7% não souberam ou não responderam o porquê do cheiro do manguezal;
• 3,2 % alegaram ser devida água salgada/ doce;
• 8,1% alegram ser devido ao lixo orgânico;
• 11,4 % alegaram ser devido ao solo e restos de animais;
• 22,9% alegaram ser devido as bactérias, respiração anaeróbica e enxofre;
• 37,5% alegaram ser devido a decomposição da matéria orgânica.
CONCLUSÃO:
Nesta pesquisa observamos que em nossa avaliação pós-exposição mais da metade dos estudantes já tinham uma resposta para o porquê do cheiro ruim do manguezal, o que mais uma vez confirma que exposições são ambientes de aprendizagem informal ativa onde o visitante pode tocar, ver, ouvi na exposição.
Desta maneira este tipo de pesquisa nos mostra a experiência positiva dos visitantes em que podemos observar o quanto eles passam, a saber, depois da exposição, isto é, aumentam sua gama de relações e inter-relações que fazem com tema e o que já sabiam sobre o assunto. Sendo nosso público estudantes de escolas da região podemos observar que os professores fazem, assim como nós uma abordagem previa e pós exposição o que certamente é algo positivo pois nos prova o quanto a utilização de exposições e valida para o aprendizado tanto do visitante quanto nosso, pois nos avaliamos a partir das respostas de nossos visitantes.
Palavras-chave: Exposições Temáticas, Aprendizagem Científica, Manguezal.