63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Educação Ambiental na Baixada Fluminense: Novos olhares sobre o ambiente, cultura e sociedade
Fellipe José Silva Ferreira 1
Leandro Martins Fontoura 2
1. Mestrando em Lazer, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
2. Prof. Msc./Orientador - Depto.de Administração, Direito e Turismo - UFRRJ
INTRODUÇÃO:
A pesquisa objetiva analisar a percepção sobre o ambiente e impactos ambientais dos participantes do projeto NOVOS OLHARES SOBRE O MEIO AMBIENTE, CULTURA E A SOCIEDADE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O projeto teve início em 2009 e objetiva implementar oficinas de educação ambiental em 8 escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu-RJ. Este projeto participa do Edital Atitude Cidadã – Casa da Moeda do Brasil e resulta da parceria institucional entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O público alvo são os estudantes/moradores da zona de amortecimento da Reserva Biológica do Tinguá. Este projeto foi organizado em duas etapas: 1) no primeiro momento, são realizadas intervenções de educação ambiental por meio de oficinas dentro de sala de aula com os estudantes; e 2) na segunda etapa, a equipe organizadora, professores e estudantes visitam a unidade de conservação. A pesquisa é relevante, porque contribui para o aprendizado das inter-relações entre os estudantes da rede pública municipal de ensino de Nova Iguaçu (comunidade local) e a Rebio Tinguá; e por gerar um diagnóstico que favorece o diálogo entre gestão da UC e moradores da zona de amortecimento.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa tem caráter qualitativo, deste modo, buscamos compreender as representações sociais a partir de uma lógica que não pode ser quantificada. Isto é, o universo das representações foi trabalhado a partir da realidade local e cotidiano dos atores sociais. No procedimento, a equipe organizadora estruturou um questionário organizado em perguntas diretas aplicadas aos grupos de trabalho compostos por estudantes do quinto e nono ano em forma de dinâmica de grupo - brainstorming (tempestade de idéias), buscando explorar a criatividade e as experiências vivenciais dos estudantes em forma de equipes. O questionário é aplicado na primeira etapa do projeto – em sala de aula – onde, os estudantes respondem a três perguntas: 1) O que é natureza?; 2)Quais são os problemas ambientais?; e 3) O que é o Tinguá para vocês? As repostas dos GTs foram tabuladas no quadro negro da sala de aula e, em seguida, foram analisadas e discutidas pela equipe organizadora do projeto juntamente com os estudantes. A finalidade deste questionário foi possibilitar o entendimento da percepção dos participantes a respeito dos impactos ambientais, aspectos positivos da preservação ambiental, significados e relações subjetivas com Reserva Biológica do Tinguá.
RESULTADOS:
O tratamento das respostas e a análise das discussões realizadas pelos grupos de trabalho dentro de sala de aula resultaram em um inventário de práticas e representações simbólicas. Os estudantes/participantes percebem a natureza como: os recursos naturais (água e ar puro); a beleza cênico-paisagística (paisagem e cachoeira); aspectos subjetivos (vida, verde, beleza e riqueza) a fauna (animais); flora (mato, plantas e arvores) e culturas agrícolas (frutas e plantações). Os grupos de trabalhos indicaram como problemas ambientais: a poluição do ar e dos rios; as queimadas; a caça de animais; a extinção de animais; o lixo e esgoto; a invasão da Reserva Biológica; a expansão das cidades e diminuição das florestas; e o aquecimento global. Os estudantes da rede municipal percebem a região onde moram como: ecologicamente correta; natureza; cachoeira; sujo; turístico; ambiente privilegiado; biodiversidade; maravilha da baixada; sem violência; festa do aipim; ar puro; felicidade; praça; meninos; lixo; alagamento. Este inventário dos aspectos materiais e imateriais representativos na realidade dos estudantes pode ser utilizado para a construção de um diagnóstico dos impactos ambientais, percepção de natureza e a relação entre os participantes/moradores e a unidade de conservação.
CONCLUSÃO:
O projeto NOVOS OLHARES SOBRE O MEIO AMBIENTE, CULTURA E A SOCIEDADE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL representa uma iniciativa positiva de aproximar os princípios da preservação ambiental à realidade dos estudantes. Porém, neste processo é fundamental compreendermos a percepção dos moradores a respeito de sua interação com o ambiente. As repostas indicam uma diversidade de práticas sociais relacionadas ao cotidiano dos estudantes/moradores na zona de amortecimento. Os estudantes apontaram a existência de pontos de tensão entre a população, visitantes e a UC a partir da presença da caça de animais, as queimadas e invasões a Rebio Tinguá. Contudo, também, eles indicam a existência de fluxos turísticos e reconhecem sua atratividade relacionada à biodiversidade e as belezas naturais, como cachoeiras e rios, alguns denominam Tinguá “a maravilha da baixada”. Porém, consecutivamente, eles observam a carência de saneamento básico e infraestrutura (alagamento, lixo e esgoto). Portanto, os estudantes apresentam conhecimentos sobre fauna e flora; sobre a importância de se preservar a natureza; e indicam os impactos ambientais (queimadas) e a interferência da cultura sobre a natureza em âmbito local (aumento das cidades e diminuição das florestas) e global (aquecimento global).
Palavras-chave: Educação Ambiental, Pesquisa, Baixada Fluminense.