63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
PREFERÊNCIAS DOS EDUCANDOS DE DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE JATAÍ-GO EM RELAÇÃO AS DISCIPLINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Firmino Cardoso Pereira 1
Regisnei Aparecido de Oliveira Silva 1,2
1. Depto. De Ciências Biológicas - Universidade Federal de Goiás - UFG
2. Prof.Msc./Orientado
INTRODUÇÃO:
O fenômeno educativo tem proporcionado inúmeras ações investigativas oriundas do anseio de mudanças a partir de reflexões da prática pedagógica. Estas pesquisas contribuem para produção de conhecimento em educação e concomitantemente orientado perspectivas de mudanças nos processos educativos. Os educadores das diversas disciplinas do ensino fundamental, com suas respectivas e ilimitada gama de informações, devem adotar postura investigativa para compreender e sanar as mazelas presente atualmente no ensino, como o desinteresse por parte dos educandos que se perpetua vorazmente na atual crise na educação brasileira. Para tanto, além do envolvimento de outros fatores, como a constante atualização dos educadores para acompanhar os avanços do conhecimento científico, é necessário conhecer quais as preferências dos educandos e, sem direcionar o ensino em consonância com elas, investir em atitudes e valores dentro da sala de aula a fim de desperta-los para saber/querer conhecer os diversos saberes que também permeiam os conteúdos daquelas disciplinas que são vistas como desinteressantes. O presente estudo tem por objetivo apresentar as preferências dos educandos de duas escolas do ensino fundamental do município de Jataí-GO, em relação as disciplinas que perfazem esta área do ensino.
METODOLOGIA:
Utilizou-se nesta pesquisa como instrumento para coleta de dados a aplicação de formulário estruturado, por acreditar que esta metodologia permite obter informações de um grande grupo de pessoas em um curto espaço de tempo. Assim o formulário foi aplicado a 208 alunos de duas escolas públicas da cidade de Jataí-GO, para conhecer as preferências dos educandos em relação às disciplinas oferecidas no ensino fundamental nas diversas áreas do conhecimento.
RESULTADOS:
Quando perguntado aos alunos que enumerassem de acordo com suas preferências de 1 a 9, as disciplinas que são ministradas em ambas as escolas (Português, Matemática, História, Ciências, Geografia, educação Física, Artes, Ensino Religioso e Língua Estrangeira), obteve-se como resultado as seguintes informações: para 73 citações (25,08%; n=291) Ciências é a disciplina que está em primeiro lugar na preferência dos alunos, seguida de Educação Física (21,30%), Matemática (12,37%), Português (9,27%), História (8,24%), Geografia e Língua Estrangeira (6,52%; respectivamente), Artes (5,84%) e Ensino Religioso (4,81%). As disciplinas anteriores com menores índices na preferência dos alunos e que devido a estes são interpretadas como as mais desinteressantes, podem estar relacionadas não somente com o conjunto de informação que as perfazem, mas com a abordagem em sala de aula pelos docentes.
CONCLUSÃO:
Conhecer as preferências dos alunos em relação às disciplinas ministradas é uma atitude gênese de ações investigativas, pois possibilita que o docente efetue um diagnóstico para compreender porque determinada disciplina é desinteressante, o que abrange desde a postura do docente frente à disciplina, uso inadequado das metodologias e recursos didáticos ou falta destas estratégias, dentre outros fatores. Com base neste diagnóstico, é necessário investir em atitudes para torná-la interessante e contribuir com eficácia no ensino/aprendizagem dos alunos. Tal postura deve-se perpetuar constantemente no transcorrer da prática docente.
Palavras-chave: Educação Básica, Ensino/aprendizagem, Ensino Fundamental.