63ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 1. Bioquímica da Nutrição |
A PIRÂMIDE ALIMENTAR: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS |
Marineide Abreu Batista 1 Raphaela Castro Georg 2 |
1. Instituto de Ciências Biológicas – UFG 2. Prof. Dra. / Orientadora - Instituto de Ciências Biológicas/UFG |
INTRODUÇÃO: |
Sabendo que a aprendizagem só se realiza, efetivamente, quando o aluno é capaz de construí-la significativamente, um dos modos eficazes de promover a aprendizagem consiste em colocar o aluno em contato direto com as situações práticas. A Pirâmide Alimentar é um instrumento educativo que adapta os conhecimentos científicos de nutrição em mensagens práticas que facilitam às diferentes pessoas a seleção e o consumo de alimentos saudáveis, possibilitando a formação da educação alimentar e nutricional dos indivíduos. Dentro dessa proposta, os modelos didáticos têm a função de facilitar a transmissão de conhecimentos e o aprendizado. A aprendizagem ocorre durante a construção dos modelos, pois exige o conhecimento da teoria e da realidade. O presente trabalho tem por objetivo investigar a importância de se aplicar atividades e metodologias diferenciadas no âmbito escolar, tentando aproximar esta da sociedade na qual o aluno está inserido, propiciando uma maior participação e interesse dos alunos nas atividades. Pretendemos também proporcionar aos alunos a oportunidade de construírem seus conhecimentos e desenvolverem seu espírito crítico, promovendo a apropriação do conhecimento produzido e da realidade, mediante a reflexão crítica. |
METODOLOGIA: |
Este trabalho foi realizado com dezenove alunos do ensino fundamental da Oficina de Educação Ambiental da Escola Estadual de Tempo Integral Marista Padre Lancísio, no município de Silvânia-GO. Num primeiro momento, antes da realização de cada atividade, foi realizado um levantamento oral sobre os conhecimentos prévios dos alunos. Posteriormente, realizou-se uma sensibilização com os alunos sobre a temática. Nesta sensibilização, os alunos primeiramente assistiram ao vídeo “Dieta Saudável”, que aborda a nossa consciência ao irmos ao supermercado fazer compras. Após esta problematização inicial foi realizada uma exposição oral com a utilização de cartazes e com a apresentação de uma cesta de alimentos destacando a presença de cada nutriente em um dado alimento. A segunda etapa foi caracterizada pela apresentação teórica aos alunos da pirâmide alimentar e, complementando as atividades do projeto, foi proposto aos alunos a confecção de uma maquete da pirâmide alimentar com massinha de modelar caseira. Posteriormente, um questionário foi aplicado a fim de avaliar a percepção das crianças pelo método e a sua eficiência para o ensino da pirâmide alimentar. |
RESULTADOS: |
O uso de metodologias diferenciadas se mostrou uma boa alternativa de ensino da pirâmide alimentar, contribuindo para facilitar a compreensão da problemática, permitindo aos estudantes uma reflexão sobre as questões relacionadas aos alimentos que escolhemos nos supermercados e que levamos à nossa mesa. Observamos que a apresentação do filme no início da atividade foi uma metodologia atrativa que despertou o interesse dos alunos para o assunto. A exposição oral, utilizando cartazes e a cesta de alimentos, teve o objetivo de esclarecer aos alunos a importância dos nutrientes e suas funções em nosso corpo. A utilização de cartazes foi um recurso auxiliar à comunicação e permitindo a concretização das idéias. A construção da maquete permitiu o entendimento da pirâmide alimentar, promovendo ensino-aprendizagem dos grupos que a compõe e a quantidade de cada grupo necessário para uma alimentação saudável. Após a realização das atividades planejadas e da aplicação do questionário, observamos que 100% dos estudantes gostaram das atividades. Foi também perguntado aos alunos por que é importante conhecermos a pirâmide alimentar e a maioria das crianças (94%) respondeu de forma correta a questão, indicando que a metodologia utilizada foi benéfica para o processo de ensino-aprendizagem. |
CONCLUSÃO: |
Os conteúdos de educação nutricional necessitam de uma maior aproximação da realidade dos estudantes, demandando abordagens interdisciplinares lúdicas no processo ensino-aprendizagem. O conjunto de metodologias educacionais diferenciadas, como mostras de filmes, utilização de exemplos concretos, confecção de modelos representativos, foi uma importante abordagem educacional que permitiu uma melhor exploração de temáticas da Educação Nutricional. As experiências de educação nutricional com a pirâmide alimentar indicam que a alimentação pode ser trabalhada para abordar temáticas nutricionais e de saúde, realizando a socialização do conhecimento científico e a valorização dos alimentos para uma qualidade de vida. Acreditamos que a metodologia vivenciada durante a oficina propiciou o sucesso do processo ensino-aprendizagem, pois permitiu que os alunos aprendessem de uma forma mais leve e dinâmica conteúdos que não podem ser meramente comentados pelo educador em sala de aula. |
Palavras-chave: pirâmide alimentar, metodologia de ensino, orientação nutricional. |