63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
EDUCAÇÃO DO CAMPO: ações do Programa Escola Ativa na formação de professores de classes multisseriadas no Estado de Pernambuco
Luiz José Vieira de Melo 1
Maria de Fátima Soares de Melo 2
1. Professor Dr. Colégio Dom Agostinho Ikas - UFRPE
2. Departamento de Ensino, Secretaria de Educação, Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes-PE
INTRODUÇÃO:
Historicamente a educação do campo tem sido marcada por desigualdades sociais, constituindo-se numa das principais barreiras para o acesso dessas pessoas aos direitos constitucionais. Em sua maioria, as Escolas do Campo são formadas por classes multisseriadas e unidocente. Em 2008 existiam mais de 48 mil estabelecimentos com organização multisseriada, atendendo em torno de 1,3 milhões de estudantes. Surgiu daí a necessidade de se buscar novas experiências que favorecessem uma prática pedagógica mais adequada a essa realidade. O Escola Ativa foi implantando no Brasil em 1997, espelhado no Programa Colombiano “Escuela Nueva-Escuela Activa”. O mesmo busca auxiliar o trabalho dessas escolas, respeitando as organizações sociais e culturais das comunidades, valorizando o professor e incentivando a gestão democrática escolar. Propõe alternativas pedagógicas, baseadas em experiências interdisciplinares com classes multisseriadas em busca de uma educação de qualidade, com redução dos índices de evasão e repetência. Esse Trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento desse Programa no Estado de Pernambuco, no período de 2009 a 2010, procurando quantificar resultados atingidos em relação ao processo de formação dos professores e seu reflexo no quantitativo de alunos beneficiados.
METODOLOGIA:
A metodologia do Programa Escola Ativa consiste no desenvolvimento de uma Série de Formação Continuada, coordenada pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, num total de cinco módulos, cujo público alvo é formado por Técnicos das Secretarias Municipais de Educação, dos Municípios que fizeram adesão ao Programa. Esses profissionais, denominados de “Coordenadores Municipais”, ficam encarregados de repassarem os conteúdos trabalhados em cada evento para os professores que atuam nas Escolas do Campo, de sua jurisdição. O desenvolvimento do referido trabalho se deu através do acompanhamento dos módulos de formação desenvolvidos no período em questão, bem como da análise dos relatórios de atividades de repasse dos conteúdos trabalhados por parte dos técnicos municipais. A estatística do trabalho se baseou no estudo comparativo do total de municípios participantes do Programa no Estado, número de Técnicos municipais atendidos e de professores e alunos do campo beneficiados.
RESULTADOS:
Em Pernambuco, 168 (90,8%) aderiram ao Programa no período de 1998 a 1999. O percentual de freqüência nas cinco formações oferecidas, em relação ao total de inscritos, foi da ordem de 80,4%, 76,8%, 84,5%, 79,8% e 85,7%. As ausências se deram, principalmente, por “dificuldades de deslocamento dos técnicos municipais para o evento”. 230 Coordenadores foram inicialmente inscritos no programa. Desses, 148, 147, 167, 163 e 171 participaram, respectivamente, dos cinco Módulos de Formação, numa média de 159 participantes (69,2%). Com relação ao repasse das formações pelos Coordenadores Municipais, que representa o processo de formação dos educadores que atuam diretamente nas escolas, observou-se a realização de 165, 164, 139, 112 e 85 eventos, respectivamente. Nos módulos iniciais alguns Coordenadores Municipais que haviam faltado à formação procuraram se apropriar dos conteúdos trabalhados e, posteriormente, desenvolveram as atividades de repasse aos seus professores. A menor quantidade de repasses nos módulos seguintes se deu pelo fato de algumas prefeituras promoverem trocas de coordenadores, o que dificultou o prosseguimento dos trabalhos. Ao longo do período observado, o total de professores capacitados foi de 4.525, com reflexos de ação sobre 103.867 alunos.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados observados, concluímos que o desenvolvimento do programa Escola Ativa no Estado de Pernambuco ocorreu de forma satisfatória, apesar de alguns desvios observados. O número de Coordenadores Municipais capacitados para a metodologia do Programa ultrapassou a ordem dos 80% dos inscritos, e mais de 70% dos municípios que compõem essa Unidade da Federação. As dificuldades estruturais de alguns municípios com o deslocamento de seus Técnicos para formações, bem como para desenvolvimento dos repasses necessários, e as trocas de Coordenadores verificadas durante o período em pauta, foram responsáveis por alguns desvios observados, reduzindo os índices finais verificados.
Palavras-chave: Escola Ativa, Educação do campo, Classes multisseriadas.