63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia |
PIBID SOCIOLOGIA: A SOCIOLOGIA PELA EDUCAÇÃO |
Mariana de Lima Campos 1 Mariane Silva Reghim 1 Tatiele Aparecida Tensol 1 Rachel Dornelas de Azevedo Fernandes 1 Marco Antônio Teixeira 1 Vera Lucia Travencolo Muniz 2 |
1. Depto de Ciências Sociais - Universidade Federal de Viçosa UFV 2. Profa. Coordenadora - Depto de Ciências Sociais UFV |
INTRODUÇÃO: |
O presente resumo é um relato da experiência no processo de ensino- aprendizagem durante participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, PIBID - Sociologia, que envolve 833 alunos matriculados na Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres de Viçosa- MG, distribuídos em 23 turmas do Ensino Médio. O programa se justifica pela ausência de um grupo de profissionais com formação em Ciências Sociais habilitados para o ensino de Sociologia e para a elaboração de referências e materiais didáticos, tendo em vista a obrigatoriedade da Sociologia no currículo do Ensino Médio, implantada por uma alteração na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, Seção IV, Art. 36, pelo Conselho Nacional de Educação, em 2008. Levando em consideração o objetivo do programa em motivar a formação em licenciatura entre os estudantes de Ciências Sociais da UFV, que propicia ao licenciando o contato com o cotidiano escolar, houve participação na realidade da escola durante o ano letivo, esperando-se obter o aperfeiçoamento da prática pedagógica, visando uma melhor adequação do conteúdo de Sociologia ministrado nas salas de aula. |
METODOLOGIA: |
Estas proposições orientaram-se metodologicamente pela análise de documentos e suas implementações na escola, pela participação e acompanhamento das atividades do professor e pela experiência da prática da dinâmica das aulas em sala com o intuito de pesquisar e elaborar novas metodologias e recursos didáticos que pudessem ser utilizados de forma complementar. A atuação no cotidiano escolar se deu no sentido de que os estudantes apreendessem que a Sociologia é concebida como a “ciência da sociedade”, que compreende a vida dos indivíduos em grupo, suas regras e fundamentos, permitindo ao aluno pensar nas interdependências entre sua vida e a sociedade em que vive. Ao trabalhar de maneira sociológica os temas cotidianos, procurou-se que os estudantes constatassem que a Sociologia transforma questões sociais em objetos de pesquisa de caráter científico e constrói problemas sociológicos. |
RESULTADOS: |
Entre os resultados obtidos durante o ano letivo, pode-se destacar uma atividade elaborada pelos bolsistas responsáveis pelas turmas do 1º ano do Ensino Médio em uma gincana realizada pela escola com o tema “Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência”, onde foi possível estimular a compreensão da vida social relacionando a teoria sociológica trabalhada no bimestre com problemas e questões presentes no cotidiano da sociedade, após a introdução da interpretação sociológica em sala, afim de que se pudesse sistematizar e fomentar debates de temas importantes tanto para a tradição quanto para a contemporaneidade. |
CONCLUSÃO: |
A interação entre Universidade e Escola é um canal importante para que exista uma mediação pedagógica entre a “ciência Sociologia” e a “disciplina Sociologia”. Tem-se consciência de que ensinar Sociologia no Ensino Médio requer o exercício do conhecimento dos temas, das teorias e de conceitos e da práxis investigativa sob os múltiplos objetivos, tais como a exploração, a descrição e a explicação. |
Palavras-chave: Licenciatura, Ensino Médio, Ensino de Sociologia. |