63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos |
BREVE ESTUDO SOBRE A EVASÃO DO CURSO PRÉ-UNIVERSITÁRIO OFICINA DO SABER DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE |
Rodrigo Paiva dos Santos 1 Ione Hasegawa Kassuga 2 Izabel Cristina Ferreira da Silva Santos 3 Jose Nilton de Sousa 4 Paulo Cesar Ribeiro 5 Thais da F. Guimarães de Moraes 6 |
1. Aluno de graduação Pedagogia - UFF 2. Professora Me Orientadora - COPE/PROEX- UFF 3. Aluna de graduação Pedagogia - UFF 4. Professor Me COPE/PROEX - UFF 5. Professor COPE/PROEX - UFF 6. Aluna de graduação Pedagogia - UFF |
INTRODUÇÃO: |
A partir da constatação dos casos de evasão no curso Pré-Universitário Oficina do Saber do ano de 2010, foi realizado uma pesquisa que tratou de levantar e discutir os motivos da evasão e relacionar estes dados ao perfil dos alunos evadidos como também à dinâmica de trabalho desenvolvido no curso. Estudos comparativos dos dados dos anos de 2009 e 2010 também foram utilizados para buscar compreender de forma mais ampla esta problemática que se constata anualmente nesse curso. |
METODOLOGIA: |
Para melhor trabalhar o perfil dos 99 alunos matriculados no ano de 2010, foi necessário criar um banco de dados (SPSS), com base nas informações retiradas das fichas de inscrição. Em posse destes dados foram levantadas as variáveis como: faixa etária; sexo; município de moradia; tipo de instituição onde cursou/cursa o Ensino Médio; ano de conclusão do ensino médio; e renda per capta, dentre outras. Investigou-se através de contato telefônico os motivos da evasão junto aos alunos que abandonaram o curso ao longo do ano letivo e buscamos estabelecer algumas correlações significativas dos estudos comparativos dos dados dos anos de 2009 e 2010 com o perfil traçado deste grupo de alunos evadidos. Para auxiliar esta análise, os livros “Educação para além da reprodução” e “Bourdieu & Educação” de Pierre Bourdieu foram consultados. |
RESULTADOS: |
O estudo revelou que a maior parte dos alunos evadidos (63%), pertence a faixa etária entre 16 a18 anos e 63% são do sexo feminino. Em relação à escolaridade, 96,3% dos alunos concluiu o ensino médio em escola pública 48,1% dos participantes da pesquisa terminou o ensino médio no ano de 2010 e 14,8% em 2009. Comprovamos que 48,1% dos alunos possuem renda per capta até meio salário mínimo e 40,8% de meio até um salário. Quanto ao município de origem, 33.3% dos alunos evadidos são oriundos de São Gonçalo e 55,6% de Niterói. Comparando o índice de evasão do ano de 2009 (39,4%), e em 2010, (27,2%), evidencia-se que o índice em 2010 foi significativamente menor. Os motivos da evasão encontrados foram: indisponibilidade de horário, ou seja, conciliar o curso com as outras atividades extras (40,7%), ingresso no mercado de trabalho (18,5%), falta de interesse em seguir o curso (14,8%), ingresso na faculdade privada (3,7%), motivo de doença (3,7%); comportamento inadequado (3,7%); e não informaram o motivo (11,1%). |
CONCLUSÃO: |
Constatou-se no presente trabalho que o fenômeno da evasão é resultado de muitos fatores, principalmente externos ao curso. Grande parte do decréscimo do índice de casos de evasão comparativamente ao ano de 2009 foi devido ao novo perfil do alunado estabelecido pelo curso, que em sua maioria ainda cursava o 3º ano do ensino médio, com idade entre 15 e 16 anos e que contavam com o benefício da gratuidade do transporte. Contamos ainda com um percentual considerável de alunos que concluíram o ensino médio em 2009, fator este que favorece a adaptação dos mesmos ao ritmo do curso por terem recém concluído os estudos na escola. Quanto aos fatores inerentes ao curso, as equipes técnica-administrativa e psicopedagógica têm procurado dar suporte com um acompanhamento sistemático aos alunos bem como desenvolver estratégias em salas de aula que assegurem o respeito, favoreçam a integração e procurem validar e valorizar os conhecimentos prévios que o grupo de alunos possuem. Isso significa fundamentalmente destacar suas potencialidades e apontar caminhos promissores, não somente dentro de uma perspectiva rentável de mercado de trabalho, mas, também, de consciência critica política e ideológica. |
Palavras-chave: alunos, evasão, pré-universitário. |