63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO UM PRESSUPOSTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
Elisângela Martins de Lima 1
Rafaela Alves Pereira da Silva 2
Tereza Duarte Dutra Maria 3
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
3. Profª Msc /Orientadora - Depto. Acad. de Meio Ambiente, Saúde e Segurança - IFPE
INTRODUÇÃO:
A percepção ambiental pode ser definida como a tendência geral pela qual as pessoas adquirem informações e desenvolvem atitudes e sentimentos perante o meio ambiente. Essas informações são processadas através das formas sensoriais (visão, audição, tato e paladar) Partindo desse pressuposto, o comportamento humano varia de acordo com o resultado da percepção ambiental de cada pessoa. É através da percepção que podemos detectar os impactos positivos e negativos do ambiente, os quais influenciam diretamente na qualidade ambiental. Diante disso, torna-se necessário saber o nível de conhecimento de estudantes sobre questões ambientais, o qual auxilia nas estratégias de Educação Ambiental nas escolas. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo conhecer e analisar a percepção ambiental dos estudantes de uma escola pública a fim de fornecer dados para o desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental, que possam ajudar a atenuar os problemas ambientais locais e globais.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado na escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo, pertencente à rede estadual, localizada na Rua Oscar de Andrade, no bairro do Timbi, Camaragibe, Pernambuco. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário abordando temas de impactos positivos e negativos no meio ambiente, que foi aplicado a 40 alunos do nono ano do Ensino Fundamental. O questionário foi aplicado por duas estudantes do curso de Gestão Ambiental do IFPE, sendo uma delas professora de Língua Portuguesa e que também atuava como professora de Educação Ambiental na escola.
RESULTADOS:
Na análise da amostra verificou-se que os estudantes possuem uma boa percepção ambiental em relação a vários temas ambientais em que 100% demonstraram ter algum conhecimento sobre reciclagem e aquecimento global, 90% sobre coleta seletiva, desmatamento e extinção de espécies, 85% sobre efeito estufa, 50% sobre desenvolvimento sustentável, e apenas 15% sobre a política dos 3Rs. Referindo-se ao que podem fazer em prol do meio ambiente 50% responderam que podem economizar água, diminuir o consumo de energia, coletar e reciclar o lixo. Quanto a Responsabilidade dos problemas ambientais 82,5% responderam que era de todos os cidadãos, mostrando terem consciência de que eles também devem cuidar do meio ambiente. Referindo-se a Educação Ambiental 97,5% dos estudantes responderam que a mesma é importante e 75% responderam que ela deve ser trabalhada em todas as disciplinas. Este resultado confirma que a E. A deve ser trabalhada de forma interdisciplinar na escola e que a maioria dos alunos tem essa percepção. Quando perguntados se “a escola deve trabalhar com projetos de E. A” 95% responderam que sim, no entanto, 72,5% responderam que a escola não possui projetos de Educação Ambiental.
CONCLUSÃO:
O trabalho revelou que além da escola não possuir projetos de Educação Ambiental, os alunos não possuem conhecimento suficiente sobre a política dos 3Rs e o desenvolvimento sustentável. No entanto, notou-se que os estudantes possuem conhecimento sobre outros temas e se interessam pela educação ambiental, quando confirmam que ela é importante, devendo ser trabalhada em todas as disciplinas, também foi possível notar que os estudantes reconhecem que a responsabilidade de cuidar do meio ambiente é de todos e não somente dos governos e indústrias. Diante disso, conclui-se que é necessária a implantação de projetos de Educação Ambiental na escola, a fim de amadurecer idéias, promover uma maior sensibilização e mudança de atitude diante dos problemas ambientais.
Palavras-chave: percepção ambiental, educação ambiental, meio ambiente.