63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 7. Música e Dança
4) MOTIVAÇÃO DE SE DANÇAR BALÉ, JAZZ E CONTEMPORÂNEO E OS BENEFÍCIOS CONSEQÜENTES DESSA PRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO, COM ALUNOS A PARTIR DE 18 ANOS, EM UMA ACADEMIA DE DANÇA EM GOIÂNIA
Joisy Palmira de Amorim 1
Elaine Izabel da Silva Cruz 2
Aline Helena da Silva Cruz 3
1. Esp. / Secretaria da Educação do Estado de Goiás
2. Esp. / Secretaria da Educação do Estado de Goiás
3. MSc. / Orientadora / Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP
INTRODUÇÃO:
Desde o início dos tempos o homem dançou para falar de suas emoções e sentimentos. Através de movimentos organizados em sequências era possível comunicar sem o uso das palavras. Os homens dançaram em todos os momentos ímpares de sua existência: a paz e a guerra, o casamento e os funerais, a semeadura e a colheita. E assim segue a dança, sempre presente na vida humana, não se pode negar sua importância como atividade cultural, mas, sobretudo nos dias atuais, como atividade física. Percebe-se atualmente um aumento no quantitativo de pessoas que buscam os vários benefícios da dança, sejam eles físicos ou psicológicos. É notório em Goiânia um aumento nas turmas de danças acadêmicas (Ballet, Jazz e Contemporâneo) na modalidade adulto, turmas essas que estão ganhando destaque em academias que tinham como alvo o público infantil. Diante desta nova realidade das academias de dança da cidade de Goiânia, a presente pesquisa (um estudo de caso) objetivou descobrir a motivação das pessoas com mais de dezoito anos a se aventurarem numa nova realidade de vida, num novo mundo de sonhos e descobertas: a dança.
METODOLOGIA:
A natureza do método investigativo desta pesquisa foi Survey ou explanatória, através de ações ou opiniões de determinados grupos de pessoas, buscou-se compreender a motivação de se dançar e a contribuição que essa atividade física e cultural trouxe para estas pessoas. Este método tem como principal característica estabelecer a existência de relações causais, mas também questiona porque a relação existe. A pesquisa constituiu-se de um questionário realizado com 20 alunos com idades aleatórias entre 18 e 43 anos de idade, que praticam dança em uma academia de Goiânia duas vezes por semana, tendo cada aula uma hora de duração. O questionário era composto de sete questões, sendo seis para os alunos que já praticaram a dança na infância e/ou adolescência e pararam durante determinado tempo e quatro para àqueles que começaram a dançar a partir dos 18 anos. Todos os questionários foram respondidos de forma anônima. Dessa forma, a coleta e análise de dados foram realizadas em uma modalidade quantitativa e, em menor escala, qualitativa.
RESULTADOS:
Após a análise dos resultados foi possível verificar que a média de idade dos alunos é de 24,75 anos, sendo 90% mulheres, e estes tem optado pelas modalidades balé, jazz e/ou contemporâneo. Dos entrevistados 65% haviam praticado dança, retornando a esta prática na fase adulta. A motivação dos alunos ao retorno a dança é o prazer em dançar e a prática de atividade física de forma divertida. A respeito da motivação dos outros 35%, 28,5 % destes afirmaram que tiveram vontade, mas não a e oportunidade de dançar na infância, 100% mencionaram o fato de que queriam experimentar uma atividade física nova, e assim como os demais, sentem muita alegria ao dançar. A respeito da contribuição da dança para a vida dos seus praticantes, os entrevistados tinham três opções, podendo escolher uma ou todas, ou ainda, citar outras que achassem relevantes. 30% preferiram marcar apenas uma opção, sendo que desses 50% escolheu “melhora da auto-estima” e os outros 50%, “diminuição do stress”. Somando-se todas as marcações 43, 24% foram para “diminuição do stress”, 40, 54% para ”melhora da auto-estima” e 16,21% para melhor sociabilização. Foram mencionados, também, melhor condicionamento físico, concentração, disciplina e felicidade.
CONCLUSÃO:
O fato de apenas 10% dos entrevistados serem do sexo masculino, não foi surpresa para as autoras e também não é uma realidade apenas da academia avaliada, mas sim uma realidade da história da dança que há muito atrai mais o público feminino, assim como, as modalidades de luta ainda atraem mais o publico masculino. O que surpreende é a busca do público adulto por danças acadêmicas como o Ballet Clássico, o Jazz e o Contemporâneo já que o interesse desta faixa etária ocorria geralmente por danças mais livres que não exigissem uma técnica tão apurada. Mas em todos os questionários foi possível perceber que a motivação pela busca da dança se resume na motivação em viver melhor e mais feliz nesta rotina de stress imposta pela competitividade do dia-a-dia e até mesmo pelas triplas jornadas diárias de trabalho. Pois a dança, assim como toda modalidade de arte, expressa os sentimentos da alma, mas esta modalidade em especial o faz através de movimentos corporais. Desta forma, alia o afetivo/social e o cognitvo ao físico. É uma forma de exercício físico em que as pessoas tem enxergado os benefícios além do espelho. É por isso, que muitos dançam e convidam outros a dançarem, a buscarem a própria dança, a dançarem qualquer dança, enfim, a viverem a emoção de dançar a vida.
Palavras-chave: danças acadêmicas, motivação, adultos.