63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
A VOZ ATIVA NA TURMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SERIES INICIAIS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL INFANTIL DO MUNICIPIO DE JATAÍ-GOIÁS |
Poliana Siqueira Pedroza 1 Keila Marcia Ferreira de Macêdo 2 |
1. Docente do Curso de Educação Física- CAJ/UFG 2. Profa. Ms./ Orientadora-Curso de Licenciatura em Educação Física- CAJ/UFG |
INTRODUÇÃO: |
Mediante a voz ativa do professor de Educação Física em suas aulas, poderia contemplar todo processo de ensino e aprendizagem no decorrer do ano letivo, pois acreditamos que neste quesito, o professor possa interagir com o aluno e este aluno possa apreender os conteúdos da cultura corporal inserida pedagogicamente nas escolas municipais de Jataí- Goiás, através dos PPPs. Compreendemos que os professores de Educação Física ao desenvolverem esta prática de ensino, possa ressignificar a proposta do trabalho acerca dos conteúdos aplicados nas escolas. Não importando-nos se é por meio de lutas, dança, ginástica, ou pelo esporte (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Proporcionar a vivência cultural dessa corporeidade, é que nos leva a mediar a compreensão dos alunos mediante a voz ativa do professor. Nesta perspectiva compreendemos que, ensinar no âmbito da Educação Física é trabalhar o corpo com suas possibilidades e limitações. A autonomia do professor pode ser facilitada se os alunos vivenciarem as diferentes práticas da cultura corporal compreendendo o seu papel na sociedade. Acreditamos que o professor deveria ter uma interação com o aluno, de forma que progressos educacionais caminham juntos, sendo este um aspecto fundamental no processo ensino aprendizagem. (DARIDO 2005). |
METODOLOGIA: |
Iremos Averiguar a relação do professor/aluno e aluno/professor; verificar de que forma o professor de Educação Física influencia com sua voz ativa; e se os alunos compreendem a autonomia do professor e sua relevância nas aulas de Educação Física. A pesquisa desenvolvida é do tipo qualitativa-descritiva, bibliográfica e pesquisa de campo. Como coleta de dados os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação participante e os diários de campo que foram feitos durante as aulas. Após a coleta de dados faremos uma análise dos dados coletados em que iremos comparar as observações extraídas dos diários de campo e também o cruzamento das referencias bibliográficas, onde poderemos chegar na relevância da voz ativa em que entendemos ser importante nas aulas de Educação Física. Com isso respaldamos as teorias dos autores que entendem do assunto. Para isso, é que tentaremos mostrar mediante nossa pesquisa o que esta prática de ensino ao nosso entender torna-se primordial nas aulas de Educação Física nas escolas |
RESULTADOS: |
Mediante esta proposta a voz ativa do professor poderia facilitar sua vida profissional na medida em que o professor saiba lidar com esta ferramenta educacional e o aluno compreenda com mais eficácia os conteúdos da cultura corporal, pois ao passo que isso venha acontecer de forma coerente e madura, os ganhos didáticos- metodológicos seria de grande relevância a todos inseridos neste processo. O fato é que acreditamos nesta influência, e que a mesma torna-se extremamente decisiva no aspecto da formação do educando. Diante disso, vemos que ao encararmos que a voz ativa nos leva a estes elementos primordiais para um andamento consideravelmente coerente nas aulas de Educação Física, é que preocupamos em averiguar se realmente este processo interfere nestes elementos citados anteriormente, beneficiando educador e educando. Percebemos a insatisfação do professor em vários níveis, tais como: encontro com os alunos apenas uma vez por semana, a falta de espaço, de recursos financeiros e pedagógicos e de uma boa estrutura física. Neste sentido, podemos dizer que o professor de Educação Física em suas aulas exige uma voz ativa, mesmo com toda precariedade e desconforto escolar durante as aulas ocorridas, cabendo ao professorado o direcionamento ideal e oportuno no momento. |
CONCLUSÃO: |
Nas aulas de Educação Física principalmente para o ensino infantil (series iniciais) é vista como um momento de recreação, um momento livre. Muitas vezes isso acontece devido o próprio professor não possuir este domínio, deixando muitas vezes se levar pela vontade dos alunos. Segundo os PPPs das escolas municipais de Jataí - Goiás, os professores no ano letivo possuem todos os conteúdos programáticos que deverão trabalhar durante todo o ano. Conteúdos estes que embasam os professores a construírem seus planos de aula. No entanto vimos durante nossas observações que muitos destes conteúdos não são contemplados nas aulas, atribuímos este fato justamente pela ausência da voz ativa deste professor. Podemos considerar que a voz ativa especificamente do professor do de Educação Física deveria ser um método eficaz ao trabalhar os conteúdos da cultura corporal em suas aulas, pois percebemos que o professor de Educação Física que se utiliza de sua voz ativa para atuar na área, conseguiu associar a práxis em suas aulas, elevando o nível de compreensão e entendimento do aluno ao executarem as atividades propostas pelo professor. |
Palavras-chave: Voz Ativa, Educação Física, Séries iniciais. |