63ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes |
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PERANTE O CORPO DOCENTE |
Liliane Martins de Sousa 1 Elaine Izabel da Silva Cruz 2 Aline Helena da Silva Cruz 3 |
1. Esp. / Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia 2. Esp. / Secretaria da Educação do Estado de Goiás 3. MSc. / Orientadora / Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP |
INTRODUÇÃO: |
A Educação Física (EF) escolar tem sofrido modificações desde sua existência. Apesar de ser uma disciplina que agrada aos alunos ela nem sempre é ministrada com planejamento prévio e execução adequada. Essa postura de alguns professores contribui para que os alunos e o corpo docente da escola não dêem o devido valor à disciplina de EF. É importante tratar esse assunto porque a EF tem despertado o interesse da sociedade em clubes e academias enquanto promotora da saúde e do bem estar do indivíduo, além de ser capaz de afastar crianças e adolescentes das drogas. Quando se trata, porém, de vê-la como prática pedagógica, comprometida não apenas com o desenvolvimento motor do aluno, mas também com seu desenvolvimento social, cognitivo e afetivo não se percebe o mesmo prestígio e reconhecimento. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo identificar fatores que são relacionados à desvalorização da educação física escolar e como esta disciplina é interpretada pelos demais professores. |
METODOLOGIA: |
A natureza do método investigativo desta pesquisa foi Survey ou explanatória, através de ações ou opiniões de determinados grupos de pessoas, buscou-se entender a visão do corpo docente sobre a EF escolar. Este método tem como principal característica estabelecer a existência de relações causais, mas também questiona porque a relação existe. Dessa forma, o método torna-se vantajoso, pois além da verificação de dados por meio comparativo entre duas escolas permitirá, por meio dos questionamentos das relações existentes, novas propostas e idéias para uma melhor prática pedagógica. A pesquisa constitui-se de um questionário realizado com vinte e cinco professores, de diversas áreas, atuantes no ensino fundamental da rede pública, municipal (EM) ou estadual (EE), da região sudoeste de Goiânia. O questionário era composto de nove questões com temas sobre a importância da EF na formação do aluno, a contribuição do professor de EF e da própria EF nas práticas pedagógicas, sendo que todos os questionários foram respondidos de forma anônima. Dessa forma, a coleta e análise de dados foram realizadas em uma modalidade quantitativa e, em menor escala, qualitativa. |
RESULTADOS: |
Após a análise dos questionários foi possível verificar que 100% dos entrevistados consideram a EF uma disciplina com a mesma importância das demais para a formação cognitiva e pessoal do aluno. Sendo que 60% das respostas de profissionais de EE e 93,3% de EM disseram não ser satisfatória a quantidade de materiais disponíveis na escola para ministração das aulas de EF. Apesar de acreditarem que a falta de estrutura limita o trabalho do professor de EF, 70% dos professores de EE e 86,6% de EM avaliaram positivamente a atuação destes profissionais. Em relação aos benefícios divulgados pela mídia sobre a prática de exercícios físicos 70% dos entrevistados de EE responderam que estes benefícios eram atingidos na escola em que trabalham, mas apenas 53% na EM, sendo que a maioria não justificou ou não soube justificar com clareza porque optaram por esta resposta. A respeito do objetivo das aulas de Educação Física não houve um consenso na resposta dos entrevistados, mas todos acreditam que a EF contribuiria com a sua disciplina em um trabalho interdisciplinar. Quando se trata dos eventos desenvolvidos na escola, 50% dos profissionais entrevistados afirmaram que a organização destes é de responsabilidade do professor de Educação Física. |
CONCLUSÃO: |
A análise dos resultados nos permite compreender que, apesar de em alguns momentos da prática pedagógica os professores de EF se sentirem desvalorizados, o corpo docente da escola considera tal matéria tão significativa ao desenvolvimento global do aluno como qualquer outra do currículo, apesar de não conhecer claramente os objetivos dessa aula. Sendo tal pensamento um caminho para que os professores da área da EF escolar busquem atividades interdisciplinares na escola como meio de divulgar os conhecimentos da disciplina. A pesquisa deixou claro que a responsabilidade de momentos de desvalorização da EF percebidos pelas pesquisadoras no ambiente de trabalho, não recai sobre o corpo docente escolar, nem sobre suas atuações enquanto educadoras. O que mais influencia na forma como a EF é vista na escola é o modo como tal disciplina foi inserida nessa instituição e o fato de sua recente entrada no currículo obrigatório. Some-se a isto a busca constante da sua especificidade e o fato de tal disciplina não ser avaliada em vestibulares e muitos concursos. Cabe ao educador da área de EF entender essa história da disciplina e construir um futuro eficiente e relevante para formação crítica do seu alunado. |
Palavras-chave: Educação física escolar, Prática pedagógica, Valorização da Educação Física.. |