63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
CAMARAGIBE EM PROSA, VERSO E ALGO MAIS
Maria Luiza Laureano Rosas 1
Maria da Conceição Moura 1
Maria Graciete Nascimento 1
Rejane Pereira da Silva 1
Lúcia Roberta Barbosa Eiras 1
Elivane Fernandes 1
1. Professora - Prefeitura Municipal de Camaragibe - PMCg
INTRODUÇÃO:
Todo ano, no período do aniversário de nossa cidade, Camaragibe, deparamo-nos com a dificuldade de encontrar textos que abordem aspectos culturais, físicos, históricos e sociais dessa cidade que pudessem ser usados com turmas em processo de alfabetização. Textos como poesias, músicas, quadrinhas, entre outros. Dessa forma, elaboramos um projeto que teve como principal objetivo produzir textos de diversos gêneros a partir da exploração desses aspectos de Camaragibe para ser executado nas turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Aldo Ferreira Castelo Branco da Rede de Ensino de Camaragibe, num período de dois meses. O projeto ainda contou com os seguintes objetivos didáticos: Reconhecer-se enquanto cidadão camaragibense; Situar-se na cidade de Camaragibe; Conhecer os aspectos físicos, históricos, culturais e sociais de Camaragibe; Desenvolver a leitura a partir de diferentes gêneros textuais que tratem de questões relacionadas à cidade; Analisar linguisticamente palavras relacionadas à cidade; Desenvolver a escrita através da construção de textos de diferentes gêneros que abordem aspectos de Camaragibe. Desse trabalho resultou um livro com os textos dos estudantes produzidos individual ou coletivamente.
METODOLOGIA:
Leitura de textos de diversos gêneros relacionados à cidade; Leitura e discussão de informações sobre a história de Camaragibe; Exploração do mapa de Camaragibe; Relacionar os bairros, ruas e locais importantes de Camaragibe e localizá-las no mapa; Relacionar os principais lugares de Camaragibe (pontos históricos e turísticos); Confecção de cartaz sobre os principais lugares e pessoas importantes de Camaragibe; Exploração da bandeira de Camaragibe, através da observação, dos significados e do desenho; Pesquisa extraclasse sobre o que se gosta em Camaragibe e o que poderia ser mudado em Camaragibe; Análise dos resultados da pesquisa; Exploração linguística de palavras relacionadas à cidade e, especificamente, à Camaragibe, como Mercado Público, Casa de Maria Amazonas...; Construção de jogo da memória, bingo, dominó e loto com palavras relacionadas a Camaragibe; Aula de campo nos principais lugares de Camaragibe; Resgate da aula de campo através de desenho e de escrita; Construir textos coletivos e individuais de diversos gêneros sobre Camaragibe, como poesias, quadrinhas, paródia, acrósticos, adivinhações e outros; Desenhos e pinturas de Camaragibe para ilustração dos textos produzidos; Seleção e organização dos textos produzidos em aula para confecção de livro sobre Camaragibe.
RESULTADOS:
Foram dois meses de exploração de aspectos relacionados a nossa cidade. Percebemos muito interesse dos alunos nessa exploração. Eles sempre traziam informações novas, detalhes que ainda não havíamos discutido. Até os pais contribuíram bastante na realização desse projeto. E o nosso objetivo principal de construir textos relacionados à cidade, resultou na organização um livro com os textos individuais e coletivos produzidos pelos estudantes. Textos gostosos de ler e que podem realmente ser usados por qualquer professor de Camaragibe para explorar os aspectos culturais, históricos, físicos e sociais de Camaragibe. Além disso, ainda realizamos uma amostra cultural para exposição dos trabalhos construídos com e pelos estudantes no período de execução do projeto para toda a comunidade escolar. As turmas apresentaram excelentes trabalhos e os alunos falavam sobre a temática com tanta propriedade. Foi um momento marcante para toda a escola e para a cidade.
CONCLUSÃO:
Colocar em foco a nossa cidade sempre é interessante e nos traz um sentimento de identidade e integralidade. Foi isso o que aconteceu no período de realização desse projeto. Percebíamos visivelmente que os alunos se reconheciam enquanto camaragibenses e demonstravam mais conhecimento da sua cidade. Esse foi um momento ímpar para eles e para os professores, pois aprendemos e descobrimos juntos as belezas, os problemas e as possibilidades de Camaragibe.
Palavras-chave: Cidade, Camaragibe, Produção de texto.