63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional |
ENERGIA, CULTURA E SUSTENTABILIDADE ENTRE OS ARARA-KARO DA TERRA INDÍGENA IGARAPÉ LOURDES |
Henrique Queiroz Simão 1 Jania Maria de Paula 2 Lediane Fani Felzke 3 Marli Peme Arara 4 Sebastião Gavião 5 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia 2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia 3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia 4. Universidade Federal de Rondônia 5. Universidade Federal de Rondônia |
INTRODUÇÃO: |
O povo indígena Arara-Karo, pertencente à família Rama-Rama, do tronco linguístico Tupi habita as margens do Rio Machado desde tempos imemoriais. Atualmente seus 294 indivíduos vivem e se perpetua na Terra Indígena (T.I.) Igarapé Lourdes, município de Ji-Paraná/RO, território que dividem com o povo Gavião Ikólóehj. Os Arara se organizaram em duas aldeias, a Aldeia I’Târap com 203 pessoas e a aldeia Pajgap com 91 habitantes. No ano de 2006 a aldeia I’Târap foi contemplada com o projeto “Luz Para Todos” do Governo Federal. Deste então, tem se processado inúmeras mudanças na organização social, cultural e na utilização dos recursos naturais nesta aldeia. O presente projeto tem como objetivo avaliar se houve mudanças ou não nos modos de vida da comunidade bem como na utilização e aproveitamento dos recursos naturais da T. I. a partir do acesso à energia elétrica. |
METODOLOGIA: |
O método utilizado nesta pesquisa é o etnográfico desenvolvido a partir de pontos de vista da própria comunidade, visto que da pesquisa participam os professores indígenas Arara. A viagem a campo com períodos curtos de permanência nas aldeias permite aos pesquisadores do grupo observar um pouco além do que vê e escuta para, juntos estabelecerem analise mais detalhada comparando-a com outras pesquisas já desenvolvidas sobre o tema. Nas viagens de campo foram realizadas observação participante, além de realizadas entrevistas semiestruturadas. |
RESULTADOS: |
A pesquisa mostra que a partir do acesso a energia elétrica pela população na aldeia, esta começou a adquirir aparelhos eletrônicos que antes não faziam parte do seu cotidiano. No dia-a-dia percebeu-se modificações nos hábitos Arara. Durante a tarde e a noite as famílias se reúnem em torno da televisão. Ao serem perguntados sobre qual o programa predileto, a maioria diz preferir assistir novelas. No entanto o período matutino é reservado para ir à roça, atividade na qual participam homens e mulheres. Outro aspecto que merece atenção diz respeito à caça. O fato de 60% das famílias possuírem geladeira ou freezer faz com que o costume de moquear a carne esteja desaparecendo da aldeia. O moquém é utilizado apenas pelos mais velhos ou nos períodos de coleta de castanha e copaíba, ou ainda quando permanecem um tempo mais longo na roça. O fato de guardar a caça no freezer diminuiu sua divisão entre os parentes próximos. Detectou-se também que a máquina de lavar roupa (tanquinho) é um dos eletrodomésticos mais presentes nas casas 17%. Além disso, está nos planos de compra daquelas famílias que ainda não possuem. Para as mulheres isso representa uma mudança significativa já que facilita uma atividade que era realizada no rio e que despendia grande esforço físico. |
CONCLUSÃO: |
Apesar de ser possível perceber a importância que o Povo Arara dispensa à sua cultura, a chegada da energia elétrica passou a produzir modificações significativas em seus modos de vida, principalmente no tocante às relações sociais do grupo, tais como a diminuição da oferta de caça aos vizinhos enquanto manifestação de boa camaradagem e que a partir da utilização de freezers e geladeiras diminuíram a sua ocorrência. Ou ainda os encontros da comunidade todas as tardes para conversas cotidianas e que com a chegada da televisão passou a confinar as famílias em suas próprias casas. Neste sentido, pode-se notar que assim como a utilização e a intensificação da oferta de energia elétrica nas sociedades urbanas, ao longo do tempo, modificaram as relações sociais dos demais brasileiros, junto ao povo Arara, em menor grau, vem ocorrendo mudanças semelhantes. |
Palavras-chave: Povo Arara, Energia elétrica, Cultura. |