63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O ENSINO DE CIÊNCIAS POR MEIO DE TEMAS CTS: CONTRIBUIÇÕES E PERSPECTIVAS
Juliana Viégas Mundim 1
Wildson Luiz Pereira dos Santos 2
1. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, SEEDF
2. Instituto de Química/Faculdade de Educação, UnB
INTRODUÇÃO:
O atual ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental ainda conserva uma perspectiva fragmentada e descontextualizada da ciência, se distanciando da legislação educacional (LDB 9.394/96 e PCN) e das novas tendências para o ensino de ciências. A Lei 9.394/96 e os PCN estabelecem um ensino para o contexto social, para o exercício da cidadania e para uma compreensão dos diversos campos das ciências integrados entre si e com as questões sociais. Esses propósitos também são encontrados no movimento de educação científica com foco nas inter-relações Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), no qual o ensino é organizado por meio de temas, referentes à ciência e tecnologia, que têm grande impacto na sociedade – temas CTS. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa coletados de uma experiência de sala de aula que demonstram como o conteúdo de Ciências pode ser trabalhado por meio de um tema CTS, bem como as vantagens desse procedimento.
METODOLOGIA:
A atividade pedagógica com abordagem de tema CTS foi elaborada e desenvolvida nas aulas de ciências de uma turma do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, com o objetivo de observar se tal abordagem propiciava a compreensão do aluno das inter-relações CTS. No o primeiro semestre letivo, foi realizada a observação das aulas para a seleção do tema. O planejamento e desenvolvimento da atividade ocorreram com a participação da professora da turma durante o segundo semestre. O tema CTS desenvolvido foi “Alimentação e vida saudável”. O tema foi trabalhado em quatro etapas: os alimentos, nutrição do corpo, atividades físicas/saúde e atividade final. Os conteúdos escolhidos foram: grupos e funções dos alimentos; medidas de higiene e conservação alimentar; sistemas digestório, circulatório, respiratório e locomotor. A sequência de ensino adotada, que envolveu 40 aulas, foi estudo da realidade, organização e aplicação do conhecimento. Os recursos de ensino utilizados foram vídeos, pesquisas, palestras e realização de atividades diversas em sala de aula. A produção dos dados ocorreu com a gravação em vídeo das aulas, com registro em diário de campo, com atividades desenvolvidas pelos alunos em sala e com a realização de entrevista com a professora e alunos.
RESULTADOS:
A observação das aulas serviu para a identificação da dinâmica estabelecida na turma. As aulas seguiam uma rotina convencional de ensino, que envolvia momentos de explicação de conteúdo do livro didático e de realização e correção de atividades. Os alunos tinham uma participação pontual e não manifestavam interesse pela disciplina. O conteúdo de ciências abordado no tema CTS tinha sido introduzido no final do primeiro semestre, de forma isolada e restrita à compreensão conceitual. O desenvolvimento do tema, no segundo semestre, possibilitou a contextualização do conteúdo com a vivência dos alunos e a exploração de relações CTS, por meio da integração de conhecimentos do corpo humano com saúde, nutrição e esporte. Várias mudanças foram observadas com a abordagem do tema. Destacam-se o aumento da participação dos alunos nas aulas e a melhora no comportamento da turma, que inicialmente atrapalhou o andamento na sequência de ensino. Com a realização de atividades escritas, de pesquisa e de apresentação, também foi possível observar, na análise dos dados, o desenvolvimento dos alunos quanto à compreensão do conteúdo científico tratado e, em várias situações, a capacidade de relacionar situações do cotidiano e conteúdo científico e vice-versa, bem como a mudança de hábitos alimentares.
CONCLUSÃO:
A abordagem do tema CTS é uma estratégia bastante produtiva no ensino de ciências. Ela contribuiu para a melhora no comportamento e aumento da participação dos alunos nas aulas, possibilitou que os alunos passassem a fazer a articulação e a aplicação do conteúdo científico em seu contexto social e proporcionou um processo dinâmico e interativo nas aulas de ciências, tornando o conhecimento científico mais acessível e relevante. Esses resultados demonstram que é possível romper com o ensino de ciências convencionalmente estabelecido, atendendo assim, ao direcionamento da legislação educacional vigente e às perspectivas de uma educação científica CTS.
Palavras-chave: ensino de ciências, abordagem de temas, CTS.