63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Textos de divulgação científica nas aulas de Biologia do Ensino Médio utilizados como recurso didático para abordar o tema “Drogas”.
Daiana de Faria Viana 1
Mariana de Senzi Zancul 2
1. Núcleo de Educação Científica NECBio/Instituto de Ciências Biológicas UnB
2. Profa. Dra. Núcleo de Educação Científica NECBio/Instituto de Ciências Biológicas UnB
INTRODUÇÃO:
Ensinar Ciências não significa apenas retransmitir informações advindas dos livros didáticos, significa sim, despertar interesse dos alunos para a linguagem da ciência, estimulando sua participação e curiosidade em pesquisas científicas que possam nortear suas vidas culturalmente e socialmente. Esse interesse pode surgir a partir da utilização de textos de divulgação científica em sala de aula. Estes textos podem constituir material alternativo ao livro didático e promover discussões sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Por meio da divulgação científica tenta-se despertar a atenção do aluno para além da visão cotidiana em sala de aula. Não cabe a ela apenas levar a informação, mas também atuar de modo a produzir as condições de formação crítica do cidadão em relação à ciência. Considerando-se tudo isso, o objetivo deste trabalho foi abordar o tema “Drogas” durante as aulas de Biologia do terceiro ano do ensino médio. Por se tratar de um assunto do cotidiano dos adolescentes, utilizou-se textos de divulgação científica com a tentativa de aproximá-los da realidade.
METODOLOGIA:
Os aspectos metodológicos do trabalho basearam-se em critérios estabelecidos por Gonzáles e Silva (2009). Duas turmas de terceiro ano de uma escola particular de Brasília participaram do projeto. Uma turma com 38 alunos, sendo 21 mulheres e 17 homens e a outra contendo 36 alunos, sendo 17 mulheres e 19 homens, a faixa etária dos participantes variou entre 16 e 18 anos. O projeto teve duração de três semanas, foi realizado nas aulas de Biologia, e divido em quatro etapas: Na primeira foi aplicado um questionário diagnóstico para se saber os conhecimentos e as curiosidades dos adolescentes a respeito do tema “Drogas”. Na folha de respostas os alunos não se identificaram. Na segunda etapa, foram utilizados textos de divulgação científica para abordar a temática e provocar a reflexão dos jovens. Os textos foram extraídos de diferentes revistas, tais como Galileu e Ciência Hoje, e de sites como FAPESP. A terceira etapa consistiu de aula expositiva a respeito dos efeitos fisiológicos das drogas no organismo humano. Por último, a quarta etapa foi realizada como forma avaliativa, sendo feita uma redação pelos alunos a respeito das inquietações, discussões e reflexões que surgiram ao longo da atividade e sobre a possibilidade dos textos de divulgação científica como um recurso didático.
RESULTADOS:
Por meio do diagnóstico pôde-se obter informações sobre os conhecimentos e curiosidades dos alunos a respeito do tema. Percebemos certa dificuldade ao classificar as drogas em depressivas, estimulantes ou perturbadoras e ao explicar o significado de termos como dependência química, tolerância às drogas e síndrome de abstinência, demonstrando que, ainda que se fale bastante a respeito do tema “Drogas” nas escolas e nos meios de comunicação, persistem muitas dúvidas. Em relação aos comportamentos de risco gerados pelo uso das drogas, muitos estudantes citaram agressividade, alucinações e morte. Na segunda etapa do projeto, os alunos demonstraram-se muito atentos à leitura dos textos de divulgação científica e, durante o debate, as informações contidas no texto serviram como base para que formulassem argumentações e indagações. Durante a aula expositiva, os estudantes questionaram principalmente sobre os efeitos de cada uma das drogas no organismo e suas possíveis conseqüências fisiológicas. Em vários momentos, trechos dos textos lidos na aula anterior foram inseridos como parte de suas indagações. A redação escrita pelos alunos, ao final da atividade, foi importante como forma avaliativa.
CONCLUSÃO:
Diante de um tema tão amplamente divulgado e comentado entre os adolescentes, percebeu-se que muito pouco se sabe sobre conceitos, efeitos e conseqüências das drogas. A abordagem do assunto em aulas expositivas é interessante quando se pretende informar especialmente os efeitos fisiológicos das drogas, mas o fato de se usar textos de divulgação científica de revistas e de sites pôde ampliar a visão dos alunos para uma amplitude mais real e cotidiana. Consideramos que o uso dos textos de divulgação científica nas aulas de Biologia do Ensino Médio utilizados como recurso didático para abordar o tema “Drogas”, foi muito importante para a abordagem dessa temática de forma mais próxima do cotidiano dos adolescentes.
Palavras-chave: drogas, divulgação científica, ensino de biologia.