63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
LEVANTAMENTO DOS ATRATIVOS COM POTENCIAL PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA TRILHA DO CAMPUS PLANALTINA-IFB
Laerte Augusto de Oliveira Frade 1
Johnnie Gonçalves dos Santos 1
Marcos Vinicius Campos C. Filho 1
Teo Josetti Fuenzalida 1
Edson da Silva 1
Igor Alyson Alencar Oliveira 6
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB
2. Professor Msc./Orientador – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB
INTRODUÇÃO:
O Campus Planaltina oferece cursos técnicos nas áreas de agropecuária e agroindústria, além do curso superior de tecnologia em Agroecologia. A formação profissional na área das ciências agrárias subestima freqüentemente o potencial do bioma Cerrado e a sua importância para a sustentabilidade na produção agropecuária. O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro é também um dos mais ameaçados, e é a vegetação que compõe a reserva da trilha do Instituto Federal de Brasília. A lei da Educação Ambiental em seu artigo segundo afirma que “a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional devendo estar presente de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo em caráter formal e não-formal”. Este trabalho tem o objetivo de levantar os potenciais atrativos da trilha existente no Campus Planaltina do IFB, para o desenvolvimento de atividades práticas de educação ambiental, capazes de incentivar uma maior interação e vivência com o bioma Cerrado, tornando-se uma ferramenta valiosa na construção da consciência ambiental, estimulando a percepção da diversidade de plantas e sua relevância no equilíbrio dos ecossistemas.
METODOLOGIA:
Dentre os métodos utilizados constam: encontros do grupo para revisão bibliográfica e reflexão conjunta de determinados títulos tais como: Trilha da Capivara, autor Horiowitz Christianhe; Cerrado Ecologia e Caracterização editores técnicos: Ludmilla Moura de Souza Aguiar e Amabilio José Aires de Camargo. Também foi feita a análise do percurso observando todos os potenciais atrativos para atividades pedagógicas, que foram fotografados e descritos em caderno de campo. Foram considerados como potenciais atrativos: fitofisionomias, espécies vegetais e animais, recursos hídricos e os impactos ambientais.
RESULTADOS:
Foram identificadas vinte e quatro espécies arbóreas nativas do cerrado e cinco fitofisionomias (campo sujo, campo de murunduns, mata de galeria, cerrado típico e cerradão). Foram encontrados sinais de fauna como tocas de tatu, ninhos de pássaros, pegadas e fezes. Entre os recursos hídricos encontrados estão o córrego do Arrozal e a barragem utilizada para irrigação. Os impactos ambientais encontrados foram erosão, trilhas de MotoCross, lixo, sinais de desmatamento e de fogo, áreas de retiradas de solo e a presença de bovinos e eqüinos.
CONCLUSÃO:
A partir do desenvolvimento dessa pesquisa podemos constatar o potencial que a trilha oferece podendo ser utilizada como ferramenta de sensibilização e conscientização dos alunos, e até mesmo da comunidade à medida que o espaço for se adequando. Uma boa opção de divulgação seria a abertura para visitações sob monitoria de alunos e coordenadores. Em vista dos argumentos apresentados nota-se a relevância de se realizar estudos mais aprofundados sobre a trilha, tais como a identificação e mapeamento das árvores, impactos ambientais, variações de solos e sua correlação com a vegetação além da recuperação das áreas degradadas.
Palavras-chave: Trilhas, Educação ambiental, Cerrado.