63ª Reunião Anual da SBPC |
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária |
ESTUDO DA GERAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PRODUZIDOS NA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DO CAMPUS PLANALTINA - DF |
Ana Maria Braga de Souza 1 Juliana Santos Oliveira 1 Rogério Franklin Ferreira Lima 1 Luciana Miyoko Massukado 1,2 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) – Campus Planaltina 2. Prof Dra./Orientadora - Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - IFB |
INTRODUÇÃO: |
Uma vez gerado, o resíduo sólido demanda soluções adequadas de forma a alterar o mínimo possível o meio ambiente e todos os elementos que dele fazem parte. O estudo da geração de resíduos tem suma importância, pois esta etapa apresenta significativo impacto no sistema, uma vez que quanto mais resíduos forem gerados maiores serão os volumes a serem coletados, transportados, tratados e dispostos. A relevância do tema e a escolha pela realização desta pesquisa baseiam-se no atual cenário brasileiro caracterizado pela aprovação da Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). O objetivo da pesquisa foi caracterizar os resíduos sólidos gerados na Unidade de Alimentação e Nutrição - UAN do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina no intuito de conhecer a quantidade gerada, determinar os desperdícios e os resíduos que podem ser reaproveitados. Além do mais, pretende-se fornecer informações para a elaboração de um plano de gerenciamento dos resíduos sólidos do Campus Planaltina. |
METODOLOGIA: |
A princípio foram feitas revisões bibliográficas sobre o tema resíduos sólidos. Em seguida, foi realizado o planejamento do experimento que contemplou o cronograma da caracterização (definição de dias e horários), a lista de materiais, o questionário para aplicar a nutricionista na UAN, a tabela de controle dos dados e também a elaboração das etapas para fazer a caracterização. A atividade inicial foi a aplicação do questionário com a nutricionista. Concomitantemente, foram observadas as instalações e equipamentos disponíveis para a execução do projeto, além da definição do local, datas e horários. A caracterização teve duração de cinco dias (segunda a sexta feira), sendo avaliados os resíduos gerados nas quatros refeições (desjejum, almoço, janta e ceia). A caracterização dos resíduos foi realizada sobre uma lona plástica, e os resíduos classificados nas categorias matéria orgânica, plástico, papel, metal, vidro e outros. Após a separação, os resíduos foram colocados em baldes e os mesmos foram pesados. No valor do peso final foi descontado o peso do balde. A equipe da caracterização contou com o auxílio de dois bolsistas e voluntários com acompanhamento da orientadora. Terminada as caracterizações, iniciou-se a tabulação e sistematização dos dados coletados. |
RESULTADOS: |
Durante os cinco dias de caracterização foram fornecidas 3699 refeições, sendo produzidos 829,34 kg de resíduos. A produção per capita, ou seja, por comensal foi de 224,05 g. A produção de resíduos variou de 126 kg a 260 kg e a variação das refeições foi de 590 a 863. A maior parte dos resíduos produzidos constitui-se de matéria orgânica (folhas, talos, cascas de frutas e verduras, alimentos cozidos e não consumidos, ossos etc). A composição média, em peso, dos resíduos gerados foi: 90% de matéria orgânica, 2% de plástico, 2% de metal, 2% de papel e papelão e 4% de outros. A categoria vidros não foi identificada em virtude da separação prévia realizada pela UAN. Os vidros são reaproveitados na própria unidade ou então destinados para outros setores, por exemplo, para o curso de agroecologia que utiliza os vidros na disciplina de entomologia. Na categoria outros, os resíduos mais freqüentes foram máscaras, toucas, pano de limpeza, esponja de lavar louça, caixas de madeira, embalagens de isopor e também alguns garfos. |
CONCLUSÃO: |
Ao final da pesquisa conclui-se que os resíduos produzidos podem ter um destino mais adequado. Por exemplo, a matéria orgânica proveniente da preparação dos alimentos pode ser destinada para um programa de compostagem no Campus, uma vez que há área disponível e também recursos humanos. A dificuldade apontada pela nutricionista é com relação à regularidade da coleta, a fim de evitar a proliferação de moscas e vetores. As caixas de madeira poderiam ser reaproveitadas para o setor de apicultura ou para a confecção de minhocários. Os outros resíduos recicláveis podem ser destinados para uma cooperativa de catadores. A partir dos resultados da pesquisa sugere-se que a Instituição realize campanhas de conscientização quanto ao desperdício de alimentos durante as refeições. Ao mesmo tempo, seria necessária a realização de treinamentos para os servidores da UAN para que os mesmos iniciem o processo de separação dos resíduos. No âmbito institucional seria necessário que o Campus firmasse convênio ou parcerias com cooperativas de catadores para que os resíduos recicláveis fossem recolhidos separadamente. |
Palavras-chave: resíduos sólidos, caracterização, campus Planaltina. |