63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O TRÂNSITO
Farah Soares Vieira 1
Dewar Taylor Carnero Chavez 1
Rubens Vieira da Silva 1
Walter Aloisio Santana 1
1. FATEC - Carapicuiba.
INTRODUÇÃO:
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgados em 2009 no site Portal do Trânsito revelou que em 2007, o número vítimas fatais no Brasil foi de 35,1 mil. Entre as principais causas dos acidentes, segundo pesquisadores e órgãos públicos, está o álcool, o cansaço, desconhecimento e desrespeito à sinalização e imprudência, excesso de velocidade e impunidade, além da falta de fiscalização.
Estes fatores denotam de situações nas quais a postura pessoal dos condutores não foi a esperada; envolvem questões culturais, em maior ou menor grau. Desta forma é possível visualizar a necessidade urgente de uma mudança comportamental por parte da população, afim de que se possa reduzir este número alarmante de mortes, bem como todos os demais prejuízos, financeiros ou não.
Assim, faz-se necessário o uso de valores indispensáveis: conscientização, conhecimento e educação. Valores tão importantes quanto estes auxiliam a sociedade como um todo e em vários aspectos, e devem ser instaurados desde a infância, inclusive na questão de comportamento no trânsito.
METODOLOGIA:
Nesta pesquisa é apresentado um estudo de caso sobre o projeto “Aprendendo a ser Cidadão Consciente”, realizado em duas escolas do Ensino Fundamental da rede pública de Carapicuíba. Este projeto consistiu na distribuição de cartilhas com noções básicas de trânsito e encenação de peça de teatro com o mesmo teor didático a um total de 173 crianças da terceira série. Estas crianças foram submetidas a uma avaliação para mensurar a absorção do conteúdo ensinado.
Aos 23 alunos responsáveis pelo projeto foi solicitado que respondessem individualmente a um questionário com perguntas específicas sobre os níveis de atenção e absorção do conteúdo do projeto por parte das crianças, em vários aspectos, além de algumas perguntas dissertativas sobre o projeto. Há também questões que transmitiram as percepções dos alunos da Fatec em relação à relevância da Educação de Trânsito Infantil. A revisão de literatura, realizada principalmente em artigos e sites especializados na área, constitui o embasamento teórico deste trabalho.
RESULTADOS:
Ao final das apresentações e demais atividades, os alunos aplicaram um teste para avaliação do conteúdo aprendido pelas 173 crianças. Elas deveriam reproduzir a ordem dos sinais luminosos de trânsito. O resultado obtido foi: 79% Acertos contra 21% de Erros.
Com uma análise individual das respostas, considera-se que os alunos desenvolveram de maneira eficiente a atividade proposta em grupo, visto que cada um dedicou-se a uma atividade relevante ao resultado final do projeto. Considera-se também que objetivo inicial dos alunos foi atingido com base nestes resultados: Em relação ao nível de atenção das crianças durante a explicação da cartilha, 48% o classificou como “Ótimo” e 35% como “Bom”; Em relação ao nível de atenção das crianças durante a peça de teatro, 61% o consideraram “Ótimo” e 39% “Bom”; Em relação ao nível de absorção do conteúdo, a classificação foi de “Ótimo” para 48% e “Bom” para 52%.
Também na visão dos alunos o objetivo geral do projeto foi alcançado.
CONCLUSÃO:
Diante de tantos dados sobre acidentes de trânsito envolvendo principalmente a criança, fica claro que a prevenção é a principal saída para esta problemática do trânsito. A conscientização da sociedade pode evitar inúmeros acidentes, daí a grande importância de Ações Educativas como o projeto “Aprendendo a ser Cidadão Consciente”.
Boas atividades educativas de trânsito são aquelas que podem ser desenvolvidas mediante situações reais e contextualizadas, pois desta forma se ativa a capacidade do aluno, e dá ao orientador a oportunidade de perceber o quanto ele já sabe e o quanto aprendeu sobre o tema. Contudo, uma atividade deste tipo precisa ser continuada, mesmo porque o aprendizado constante é parte do desenvolvimento do ser humano.

Não se deve descartar outras atitudes preventivas como o aperfeiçoamento e efetivo cumprimento da legislação e regulamentação específicas, pois para que essa prevenção seja realmente possível, é necessária a atuação permanente de todos os envolvidos: Cidadãos; Estado; Empresas; Instituições; Ongs; Universidades; e Imprensa. Desta forma, fica aqui o reforço sobre a importância da educação de trânsito se iniciar na infância, pois é certo que nenhuma medida será de fato eficaz se não puder contar com a colaboração dos usuários das vias, sejam motoristas ou pedestres, para um trânsito mais humano e menos violento.
Palavras-chave: Trânsito, Logística, Educação Infantil.