63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
O MONITORAMENTO COMO INSTRUMENTO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO
Maria do Carmo Oliveira da Silva 1
1. Escola Jerônimo Albuquerque
INTRODUÇÃO:
Este estudo visa analisar a função do monitoramento educacional através do programa de Gestão Nota 10 super visionado pela secretária de Educação do estado de Pernambuco. Sabe-se que existe um novo paradigma de educação, cujo’ o foco é o gerenciamento em resultados e busca de melhorias contínuas. O programa gerencia as unidades e escolas do Ensino Fundamental e Médio, trabalha com indicadores e metas gerenciais, formação dos profissionais em serviço e informação em tempo real, o que permite a identificação dos principais obstáculos para o sucesso da aprendizagem nestes segmentos de ensino. A partir da década de 1990, ocorreu um deslocamento no foco de atuação dos programas sociais no Brasil, ou seja, não bastavam intervenções com vontade de mudanças, tornaram- se necessários projetos estruturados que favorecessem tais mudanças. A forma de atuação assistencialista e paliativa deu lugar, paulatinamente a projetos que utilizam ferramentas gerenciais como planejamento, monitoramento, avaliação e foco nos resultados. O monitoramento e a avaliação são instrumentos inovadores desse novo paradigma em gestão social (BUVINICH 1999).
METODOLOGIA:
Compreendendo a necessidade de entender e aprofundar sobre a eficácia desse monitoramento, decidimos identificar a partir das técnicas em gestão, responsáveis pelo monitoramento nas escolas como está sendo realizada a monitoria. Nesse sentido a presente pesquisa objetivou analisar o papel do monitoramento no processo de aprendizagem, bem como identificar os fatores que favorecem esse acompanhamento. Inicialmente realizamos uma pesquisa bibliográfica fundamentada em Buvinich e Mokate, no intuito de aprofundar sobre a temática. Posteriormente aplicamos questionários com as técnicas em Gestão da Gerência Regional Metropolitano Norte do Estado de Pernambuco.
RESULTADOS:
Através desse estudo constatamos que as técnicas em gestão, lotadas em quatro escolas estaduais localizadas no município de Olinda, percebem que o monitoramento favorece a aprendizagem através do combate a evasão e na garantia dos dias letivos, possibilitando um atendimento mais sistemático aqueles que estão se evadindo (na linha de exclusão) e garantindo uma maior acessibilidade ao conhecimento, no entanto, as mesmas acreditam que os dados coletados na monitoria precisam de mais tempo para serem colhidos, pois assim retratarão melhor a realidade educacional, outro ponto observado é a necessidade de um maior aprofundamento após a análise dos dados,pois o monitoramento sem avaliação é algo incompleto, não possibilita saber muita coisa sobre a relevância ou a pertinência do projeto para o alcance dos objetivos (MOKATE, 2000) . A pesquisa apontou que existe resistência por parte de alguns docentes que vão sendo superadas a partir do momento que percebem os técnicos como parceiros na garantia da qualidade de ensino, como colaboradores comprometidos por uma escola mais organizada e eficiente.
CONCLUSÃO:
Nesse sentido o estudo aponta que o monitoramento é um dos instrumentos que possibilita correções de processos, melhorias no plano operacional, aumento da eficiência e eficácia, além da elaboração de propostas focadas em resultados contribuindo para que a educação pública se efetive com qualidade oportunizando a inclusão social.
Palavras-chave: monitoramento, qualidade da educação, avaliação.