63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A voz das aguas rio da Prata em foco
Marlene de Jesus Freitas Gomes 1
Adriana Monteiro Marques 2
Ary Marley Nascimento Silva 3
Senira Araujo Alves 4
Thayanne Dangelis Rocha Moreira 5
Ana Rosa Marques 6
1. discente geografia-Universidade Estadual do Maranhao- UEMA
2. discente geografia-Universidade Estadual do Maranhao- UEMA
3. discente geografia-Universidade Estadual do Maranhao- UEMA
4. discente geografia-Universidade Estadual do Maranhao- UEMA
5. discente geografia-Universidade Estadual do Maranhao- UEMA
6. profa Orientadora - geografia - Universidade Estadual do Maranhao- UEMA
INTRODUÇÃO:
O rio da Prata está localizado na porção noroeste da Ilha do Maranhão, abrangendo os municípios de São Luís e São José de Ribamar, estado do Maranhão. Encontra-se em área de intensa urbanização, processo que o fragiliza frente aos impactos oriundos do processo de uso e ocupação do solo urbano, trazendo sérias conseqüências tais como: desmatamento da mata ciliar, erosão, assoreamento do leito do rio, acúmulo de lixo doméstico e de entulhos da construção civil, entupimento de suas nascentes, entre outros problemas. Considera-se este rio como uma herança hídrica da ilha do Maranhão que precisa ser conservado e valorizado por parte dos poderes públicos e da população que mora em sua área de abrangência. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo geral conhecer e documentar as condições sócio-ambientais da microbacia do rio da Prata e especificamente: fazer o registro fotográfico do rio e de seu entorno, envolver a comunidade local por meio de atividades de educação ambiental sensibilizando sobre a importância da conservação dessa microbacia. Além de elaborar um relatório circunstanciado e encaminhar para as instituições de proteção ao meio ambiente para as providências cabíveis.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos utilizados foram o levantamento bibliográfico, delimitação da área de estudo, uso de imagem de satélite, registro fotográfico das atividades de campo, identificacao dos pontos principais de impactos ambientais, desenvolvimento de atividades de educação ambiental nas unidades de ensino do entorno do rio, entrevistas numa perspectiva de análise qualitativa com discentes e docente do colégio Marista do Araçagi.
RESULTADOS:
Como resultados alcançados temos a elaboração de um relatório parcial sobre as condições ambientais do médio curso do rio, realização de oficina de capacitação com professores do colégio Marista do Araçagi, que culminou em uma aula de campo no ano de 2010 e uma caminhada de sensibilização a um dos pontos de maior acúmulo de lixo às margens do rio. Mediante a análise qualitativa das entrevistas com os discentes da aula de campo, onde buscou-se a percepção dos mesmos em relação à problemática ambiental, o significado de meio ambiente para os mesmos, de quem era a responsabilidade em cuidar do meio ambiente e o que deveria ser feito para conservação do recurso hídrico em questão, concluiu-se que a maioria percebe o meio ambiente de uma forma bastante distante da sua cotidianidade, com uma noção do senso comum mais direcionada ao problema do lixo. Eles verbarizaram sobre a importância do rio e dos problemas que ele esta passando, como a diminuição do volume de água e o assoreamento. Em relação ao papel de cuidar do meio ambiente a maioria acredita ser de todos nós seres humanos a responsabilidade e apenas uma pessoa mencionou ser papel dos moradores do entorno do rio, excluindo todos os outros atores do processo. Para um discente seria importante que a sociedade conhecesse locais como o visitado e houve uma fala sobre o quanto que aquela área pode influenciar o clima local, as paisagens, o ambiente.
CONCLUSÃO:
Houve o destaque para a importância da conscientização e da fiscalização da área como forma de diminuição dos problemas ambientais. Nota-se que não há uma relação mais aprofundada entre os mesmos no seu cotidiano com a temática ambiental pois demonstraram dificuldades em expressar opiniões em relação à temas mais complexos que envolvem os impactos ambientais observados, sugerindo um certo distanciamento com as suas práticas diárias. Ressalta-se que a sensibilização para os problemas ambientais necessita de um maior envolvimento de todo corpo docente da escola, sendo necessário uma reformulação geral na proposta curricular e a inserção ou ampliação de trabalhos interdisciplinares, fato este comentado em entrevista pelo professor que acompanhou os alunos na aula de campo. Essa interdisciplinaridade deve vir como uma forma diferenciada para desenvolver os conteúdos e assim ampliar a visão dos discentes para as questões que os rodeiam, seja ela no âmbito do meio ambiente, saúde, violência, pluralidade cultural entre tantas outras que impõem-se como desafios para a escola do séc XXI. Dessa forma, pretendemos com esta pesquisa contribuir para a ampliação dos conhecimentos a cerca dessa microbacia e um controle social que possibilite a conservação desta área de extrema importância para a Ilha do Maranhão.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Recursos hidricos, Impactos ambientais.