63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM: VISÃO DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA – PI
Emanuelly Elanny Andrade Pinheiro 1
Dannusa Mannuele Lima Cavalcante da Silva 1
Bruno Rafael Araújo Lima 1
Romézio Alves Carvalho da Silva 2
Taciana Oliveira de Sousa 3
1. Depto. de Química, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
2. Depto. de Química, Universidade Federal do Piauí – UFPI
3. Orientadora: Depto. de Química, Universidade Federal do Piauí – UFPI
INTRODUÇÃO:
O avanço das novas tecnologias e a utilização de práticas pedagógicas inovadoras tem contribuído para melhorar o ensino-aprendizagem das ciências da natureza e matemática. Essa iniciativa do professor promove a motivação e o interesse por parte do aluno pela sua disciplina e por outro lado pode despertar no aluno uma realidade desconhecida por este. Esses recursos funcionam como facilitadores do trabalho docente, pois o tradicionalismo arraigado na educação está sendo cada vez mais sanado com a ajuda de recursos tecnológicos utilizados pelos professores em suas aulas. Diante disso, este trabalho tem como objetivo investigar a opinião dos alunos sobre o uso de recursos didáticos pelos professores nas aulas de ciências da natureza e matemática em escolas públicas da cidade de Teresina – PI.
METODOLOGIA:
Para a realização do presente estudo, aplicou-se uma pesquisa a fim de diagnosticar o uso de recursos didáticos pelos professores de ciências da natureza e matemática, na visão dos alunos. A pesquisa foi realizada nos meses de Setembro e Outubro de 2010, foram entrevistados 40 alunos de 3 escola da rede publica estadual (Unidade Escolar João Clímaco de Almeida, Unidade Escolar Lélia Avelino e no Colégio Estadual Zacarias de Góis), localizadas no Centro da cidade de Teresina - PI. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário onde se indagou sobre os recursos utilizados pelos professores em aulas de ciências da natureza e matemática. Na análise dos resultados provenientes da coleta de dados foi aplicado o método de pesquisa quantitativo, tornando a pesquisa a mais fidedigna possível.
RESULTADOS:
Os dados obtidos pelas análises dos questionários aplicados aos alunos apontam que 82% dos seus professores utilizam como principal recurso didático o quadro e o pincel, destes 7,5% relatam que seus professores utilizam o livro didático como recurso. Outros 2,5% usam data show, 5,5% utilizam experimentos e apenas 2,5% usam aparelhos de TV e DVD. Ao perguntarmos se a utilização de recursos didáticos pelo professor desperta a atenção deles, 65% dos alunos afirmaram que se sentem mais interessados quando o professor faz o uso de recursos, 10% não se sentem interessados e 25% não fazem diferença à utilização desses recursos. Indagamos também em quais disciplinas eram utilizados o maior numero de recursos didáticos, 55,5% dos alunos responderam que os professores de biologia utilizavam mais recursos, 30% falaram matemática, 10% química e 4,5% física. A utilização de recursos didáticos pelos professores pode funcionar como uma forma de motivação e prender a atenção do aluno no conteúdo ministrado melhorando assim o relacionamento deste com a disciplina em questão.
CONCLUSÃO:
A análise dos dados mostra que boa parte dos professores ainda estão atrelados a maneira tradicional de passar o conteúdo para seus alunos, através somente do quadro e do pincel. Os alunos vivem em uma era de avanços tecnológicos, aonde o seu aprendizado se daria de forma mais efetiva com a utilização de recursos tecnológicos que despertassem os mesmos para uma nova visão de aprendizagem, distante daquela que conhecemos como tradicionalista.
Palavras-chave: Recursos didáticos, Aluno, Ensino-aprendizagem.