63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CONCEPÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA EMVZ – UFT – ARAGUAÍNA, EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL APLICADA AO TRATAMENTO DO LIXO GERADO E LIMPEZA DO CAMPUS.
Evanês Pires de Abreu Rodrigues 1
Jeane Alves de Almeida 1
Joseilson Alves de Paiva 2
1. Colegiado de licenciatura em Biologia – EAD – UFT
2. Prof. Dr./Orientador – Colegiado de Zootecnia - UFT
INTRODUÇÃO:
O aumento progressivo na quantidade de lixo gerado pela sociedade representa uma grave ameaça à vida do planeta detectada a partir da revolução industrial do século XVIII. A sobrevivência do homem em centros urbanos tem com foco principal a problemática do lixo. Neste contexto a Educação Ambiental (EA) surgiu como resposta à inquietação da população com o futuro e qualidade de vida, tendo a preocupação de apresentar soluções aos problemas ambientais com a mudança de atitude da população quanto aos recursos naturais e ao lixo que produzem. Abordar a problemática da produção e destino do lixo no processo de educação é um desafio, cuja solução passa pela compreensão do indivíduo, como parte atuante no meio em que vive (LEMOS et al., 1999). Esse trabalho terá como objetivo analisar pela ótica da EA as concepções da comunidade acadêmica da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), da Universidade Federal do Tocantins Campus Araguaína-TO, sobre a conservação do campus no que diz respeito a limpeza dos ambientes, problemática do lixo gerado e conservação da área aberta.
METODOLOGIA:
O presente trabalho foi realizado na Fazenda Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Araguaína. A instituição atende os cursos de Medicina Veterinária com 242 acadêmicos e 28 professores, Zootecnia com 305 acadêmicos e 26 professores, pós graduação com 22 alunos no mestrado e 14 no doutorado, Sua estrutura administrativa é composta por 42 técnicos administrativos e 37 funcionários de empresa terceirizada. A estrutura física da escola é composta por oito blocos principais onde estão distribuídos os seguintes ambientes: Salas de Administração, Coordenações, Biblioteca, Restaurante, Laboratórios, Hospital Veterinário, Salas de aula. Sendo que nestes blocos compreende 121 ambientes. Esta pesquisa foi realizada entre agosto a outubro de 2010, utilizando questionário com 23 perguntas de múltiplas escolhas, que foram aplicados a 51 alunos, 26 professores, 21 técnicos administrativos e 12 profissionais de serviços terceirizados.
RESULTADOS:
De forma geral não houve diferenças significativas com relação às concepções da comunidade que utiliza as instalações da unidade de ensino da UFT-EMVZ, Araguaína – TO, Na análise dos questionários aplicados percebe-se que de forma generalizada que docentes, discentes, técnicos administrativos e serviços terceirizados, compartilham do mesmo pensar sobre preservação ambiental, Educação Ambiental, iniciativas de combate ao lixo produzido e da necessidade de uma discussão periódica sobre questões pertinentes ao tema. Observa-se que mudanças nas concepções são encontradas apenas nas respostas definidas pelos profissionais de serviço terceirizado, estas diferenças devem estar ligadas principalmente a formação educacional e as ativadas por eles executadas, existindo uma possibilidade de alternativas de respostas induzida pela necessidade de valorização do trabalho e do ambiente, deve-se ressaltar aqui que, professores, alunos e técnicos administrativos têm sua opinião mais livre de induções, quer seja pela formação acadêmica como por intervenções sociais e financeiras. Porém os trabalhadores em serviços terceirizados podem ter sua opinião real furtada de critérios reais, devido à formação acadêmica como por intervenções sociais, trabalhistas e financeiras
CONCLUSÃO:
Com a pesquisa, constatou que o publico entrevistado possuem percepções favoráveis a preservação ambiental, pois apresenta ações em EA, como troca de copos descartáveis por garrafas squeeze, que diminuiu a quantidade de lixo gerado no campus e conseqüentemente diminuiu os impactos ambientais causado pelos copos descartáveis. O plantio de árvores nativas realizado com os calouros, que tem o propósito de contribui para a recuperação de áreas fragmentadas e também melhora a qualidade de trabalho e estudo. A compostagem realizada na instituição, que reaproveita a matéria orgânica gerada pelas plantas e animais do campus, para transformá-la em um excelente adubo para o jardim da própria instituição. A comunidade também se mostrou bastante atenciosa as questões relacionadas á coleta seletiva, distribuição de tambores, importância da EA, problemática do lixo e ações de manutenção e conservação do ambiente institucional. A comunidade demonstrou ter concepções em educação ambiental, pois já conhecem o tema e entendem a necessidades de ações dentro da instituição que são características de atividades em Educação Ambiental.
Palavras-chave: Lixo, Ações em EA, Comunidade acadêmica.