63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
INFLUÊNCIA DE CLORETO DE SÓDIO, ÁCIDO LÁTICO E ÁCIDO BENZÓICO SOBRE CONTAMINAÇÃO MICROBIANA TOTAL EM DIFERENTES TIPOS DE CARNES
Camila Alessandra Mini 1
Aristeu Gomes da Costa 1
Rubens Ferracini Junior 1
1. Laboratório II/ Microbiologia/ Centro Universitário Barão de Mauá/ Ribeirão Preto- SP
INTRODUÇÃO:
A curiosidade acerca da condição sanitária dos alimentos é muito comum na população. No entanto, alguns índices de crescimento bacteriano não são conhecidos. Segundo a RDC nº 12 de 2 de janeiro de 2001, não existe um valor limite de unidades formadoras de colônias por grama (UFCs/g) para mesófilos totais em alguns tipos de alimentos, a carne bovina in natura é uma delas. O presente trabalho analisou o crescimento de mesófilos totais em amostras de alimentos cárneos de diversos lugares, dando uma idéia da condição sanitária da carne, além de testar alguns conservantes que podem ser utilizados na mesma. No entando, utilizou-se variadas concentrações, fornecendo uma idéia de eficiência ou ineficiência dos conservantes utilizados.
METODOLOGIA:
Amostras de cortes de carnes foram obtidas junto ao comércio local, em condições de trabalho normal dos atendentes, sem nenhuma interferência que possa afetar a quantidade de microrganismos presentes na amostra; as amostras foram transportadas ao laboratório em embalagens refrigeradas no menor tempo possível. 10g de cada foi incorporado a 100mL de solução salina tamponada (PBS), e homogeneizada em liquidificador, até obtenção de um homogenato; desse homogenato, 2 diluições foram preparadas: 1:10, 1:100, utilizando-se a 2ª diluição como teste. Em cada prova, as seguintes concentrações foram utilizadas dos respectivos reagentes: NaCl (7,5;5;2,5), C7H6O2(1%; 2,5%;5%;10%), C3H6O3(1%;2,5%;5%). Volumes de 0,5 mL de cada reagente trataram 0,5 mL da diluição teste por 45 minutos aproximadamente. Após centrifugação, lavagem e ressuspensão do material, foram realizados plaqueamentos pela técnica de “pour-plate” em meio de Agar Nutriente (DIFCO) ou Plate Count Agar (DIFCO), que foram incubados a 35ºC por 48 horas, para determinação de bactérias mesófilas totais e análise da inibição do crescimento bacteriano.
RESULTADOS:
As soluções de cloreto de sódio, foi eficiente em reduzir o número de unidades formadoras de colônias pós tratamento das amostras, entretanto sem a observação de efeito dose-dependente. A solução de ácido lático inibiu fortemente o crescimento microbiano, de maneira dose-dependente, com recuperação de poucas e decrescentes unidades formadoras de colônias usando-se concentrações de 1% 2,5%, 5%. Além disso foram eficientes em todas as amostras. O tratamento com ácido benzoico, diferentemente do que afirmam alguns autores, também conseguiu inibir completamente o crescimento em todas as concentrações utilizadas em todas as amostras, apesar de ter sido utilizado de forma não conjugada..
CONCLUSÃO:
Foi possível analisar a quantidade de unidades formadoras de colônias por grama em cada amostra, além da visualização do efeito inibitório de cada reagente em suas diferentes concentrações. Este efeito variou de acordo com o local em que a amostra foi adquirida e o reagente utilizado. Em locais que a contaminação era menor, houve uma inibição completa e/ou total em algumas concentrações de alguns reagentes. Em amostras mais contaminadas a inibição não foi total para alguns reagentes, e foi total para outros. Ácidos orgânicos foram mais eficientes, eliminando praticamente todo a microbiota presente nas amostras. Soluções salinas em diferentes concentrações, embora não tão eficientes quanto as soluções de ácidos orgânicos, foram também capazes de inibir apreciavelmente o número de microrganismos presentes nas amostras
Palavras-chave: microbiologia de alimentos, mesófilos totais, qualidade sanitária de carnes.