63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A VIABILIDADE DO TURISMO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DISTRITO DE ÁGUAS DE SÃO JOÃO/ GO.
Viviane Oliveira Duarte 1,2
Cláudia Adriana Bueno da Fonseca 2,2
1. Ex-aluna do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Goiás/ Unidade Universitária de Goiás
2. Profª Ms./ Orientadora - Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Geografia da Unidade Universitária de Goiás.
INTRODUÇÃO:
O objetivo desta pesquisa é divulgar o turismo no Distrito de Águas de São João (GO), resgatando a história desse povoado. O nome do Distrito originou-se pelas águas sulfurosas e em homenagem ao Santo padroeiro do local: São João Batista. O que mais se busca no local é o consumo dessa água que contém substâncias à base de enxofre, e que segundo testemunhos é capaz de curar doenças estomacais, intestinais e outros. Segundo frequentadores, a argila (barro) é benéfica, pois a mesma é eficaz em doenças de pele. Além da fé e da crença, vivenciada pelas pessoas que visitam o local, tem-se um valor histórico, que desperta interesse ao visitante em conhecer a riqueza desse patrimônio. Nesse contexto, compreende-se que há uma intrínseca relação entre o cultural e o natural, em que a valorização da paisagem natural para o turismo é determinada pela cultura, ou seja, a preservação ocorre pelos costumes locais. A proposta é retratar a história, o turismo, e a educação ambiental do Distrito das Águas de São João (GO), privilegiando a história oral vivenciada pelas pessoas. É nessa expectativa, que não perdemos de vista a história construída e mantida pela fé e pela crença, que as pessoas depositam no poder de cura resultando em possíveis efeitos positivos.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi conduzida nas seguintes etapas: inicialmente seguiu os passos da coleta de dados, tais como: levantamento bibliográfico da história do lugar, documentos, entrevistas e aplicação de questionários realizada com os moradores, turistas e com professores de Geografia da Escola Estadual Povoado de São João. Para retratar a história, o turismo, e a educação ambiental de Águas de São João, a abordagem privilegiou a história oral e a memórias de pessoas que presenciaram os acontecimentos locais, através de entrevistas, documentos e trabalhos existentes sobre a história do Povoado, bem como as normas que determinaram a emancipação a Distrito. Prevaleceu também a pesquisa junto a órgãos públicos como: Secretaria do Meio Ambiente, AGETUR, dentre outras bibliografias relacionadas ao turismo e à educação ambiental. Além da elaboração do mapa de localização, confeccionado no programa Corel Draw 12 e registros fotográficos da área de estudo.
RESULTADOS:
A abordagem ambiental constitui-se um aspecto fundamental no procedimento da pesquisa, tendo como referência a noção de sustentabilidade em relação ao meio ambiente. Os dados referentes ao turismo e à educação ambiental foram possíveis através de questionários aplicados com três professores de Geografia, e com cinqüenta pessoas, dentre eles turistas e moradores do Distrito, representados numa amostragem aleatória simples. Alguns dos entrevistados afirmam que para desenvolvimento do turismo, é necessário investir em infra-estruturas, como: restaurantes, hotéis, pousadas, materiais informativos sobre as águas sulfurosas. Em relação ao ambiente, ressaltam que é necessário preservar os recursos hídricos, na separação do lixo e a preservação do Patrimônio Natural. O resultado esperado para questão da viabilidade do turismo sustentável, é mobilizar o setor público e a iniciativa privada, em prol das melhoras de infra-estrutura, para atender as necessidades do segmento dessa modalidade de turismo, que nesse caso, está sendo direcionado do medicinal e para o ambiental, prevalecendo ambos e conscientizando a sociedade na preservação ambiental. Na escola acontecem palestras direcionadas a esse assunto, bem como práticas e técnicas de conservação.
CONCLUSÃO:
O enfoque teórico geográfico sobre turismo ofereceu subsídios de grande relevância para a compreensão sobre a viabilidade dessa atividade no Distrito. Por se tratar de uma área dotada de grande potencial natural, ela é carente de investimentos em infra-estrutura. O que se pretende, portanto, é promover um incentivo de investimentos e desenvolver um planejamento turístico econômico e rentável, amparado por cidadãos de consciência em relação à preservação do patrimônio natural da área de estudo. É importante ressaltar que essa viabilidade do turismo não deve ser considerada como uma forma de solucionar problemas encontrados, mas também envolver a comunidade receptora, incentivando a participação do desenvolvimento do turismo local, e visando a valorização dos atrativos histórico-culturais e naturais de Águas de São João (GO). Como já foi mencionada, na presente pesquisa, a educação voltada para o turismo está diretamente envolvida com a preservação ambiental, a qual contribui com a preservação dos valores culturais e naturais. Tais discussões são tratadas através de projetos na escola do Distrito.
Palavras-chave: Turismo, Água Sulfurosa, Educação Ambiental.