63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 7. Engenharia de Transportes
CORREDOR METROPOLITANO ABD (SÃO MATEUS-JABAQUARA), EXEMPLO DE SUCESSO DO SISTEMA BRT NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO
Antonio Jorge Sampaio Santos 1
Silvio José Rosa 1,2
1. Logística e Transportes, Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba - FATEC-CRB
2. Prof. Msc./Orientador
INTRODUÇÃO:
Com o rápido crescimento de veículos nas vias de circulação e a necessidade de ampliar as viagens e a quantidade de passageiros no transporte público coletivo, no meio rodoviário, surgiu a necessidade de se encontrar novas e eficientes alternativas para atender essa situação. Tem-se como proposta para melhorar o trânsito e atender a demanda de passageiros com mais qualidade, os sistemas de Transporte Coletivo Rápido por Ônibus ou do termo em inglês BRT (Bus Rapid Transit); esse é considerado uma relevante proposta de transporte de média capacidade, de baixo custo e curto prazo de implantação mais flexível e de maior repercussão e sucesso no mundo.
O sistema BRT objetiva separar o transporte público coletivo dos demais tipos de veículos por meio de faixas exclusivas ou vias segregadas, também conhecidas como canaletas, para resultar no alto desempenho em capacidade, confiabilidade, velocidade e atração de passageiros.
Esse trabalho objetiva apresentar como um sistema de transporte amplia a mobilidade urbana e resulta na qualidade de vida, tendo como base a análise do Corredor Metropolitano ABD, implantado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S. A. (EMTU/SP), que é considerado um sistema BRT que é referência na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
METODOLOGIA:
Esta pesquisa classifica-se como um estudo de caso, de modo que a coleta e a interpretação dos dados foram analisados indutivamente e os processos e seus resultados foram os focos principais da abordagem, por meio de métodos quantitativos e qualitativos.
As fontes documentais são compostas de arquivos públicos e privados, com a análise desse material foi possível obter um número maior de informações úteis ao trabalho, que trata de questões voltadas ao interesse social. Como técnicas para coleta de informações, foram realizadas entrevistas estruturadas, questionários, e não- estruturadas, discurso livre, com o usuário e pessoas ligadas à área de transportes.
Foram apuradas pesquisas de desempenho do sistema de transporte e o nível de satisfação do passageiro, tendo como base, dados com relação ao conforto, segurança e velocidade do mesmo. Além disso, foi investigado o desenvolvimento e a evolução nas operações e a frequência de melhorias do sistema.
O trajeto do sistema de transporte foi analisado para destacar sua importância quanto à necessidade de transporte dos municípios, que, com o tempo, elevou a quantidade de deslocamentos no meio terrestre e, consequentemente, se teve mais problemas na fluidez do trânsito devido a quantidade de veículos mantidos nas vias de circulação.
RESULTADOS:
Inaugurado em 1988 pela EMTU/SP e, a partir de 1997, passou a ser administrado pela concessionária Sistema Metropolitano de Transporte Ltda (METRA); assim, permitiu um maior aporte de recursos para o sistema com novos equipamentos e a recuperação e manutenção de sua estrutura. A modernização englobou diversos aspectos relevantes à qualidade de vida, como: estender as linhas, integrar a outros sistemas, a inserção e restauração de veículos, a melhoria da sinalização, a reurbanização das regiões, entre outras.
Com 33km de extensão, esse corredor liga bairros nos extremos do município de São Paulo, como São Mateus, na Zona Leste, ao Jabaquara, na Zona Sul, e atravessa quatro municípios do ABCD: Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema e Mauá.
Em 2010, foi inaugurada uma extensão do corredor até o bairro do Brooklin, na Zona Sul de São Paulo, permitindo a integração física na estação Berrini da linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Para ampliá-lo foi realizado estudos com foco nas variáveis sob seu domínio, ou seja, o aumento da frota circulante para, conseqüentemente, ofertar mais lugares, o aumento da velocidade comercial, com reflexos diretos no número de viagens hora, para diminuir o tempo de ciclo para o mesmo número de veículos, entre outros.
CONCLUSÃO:
O Corredor Metropolitano ABD se demonstrou eficiente para os recursos públicos e eficaz, do ponto de vista do usuário, a necessidade por transporte da região, ao considerar pontos importantes em seu trajeto e enfatizar a demanda por deslocamentos e a utilização do modo ônibus, ao oferecer flexibilidade, quando se trata em possíveis modificações em sua estrutura, e recursos financeiros.
A partir da divisão entre o transporte coletivo do individual, principalmente os automóveis, os índices de congestionamentos reduziram e o trânsito fluiu com maior velocidade. Além de elevar a mobilidade urbana da população, esse sistema de transporte revitalizou diversas áreas pelos municípios de seu trajeto, deixando-os mais valorizados financeiramente e atraindo mais pessoas para moradia e empresas.
Sua extensão, de 12km, até o bairro do Brooklin ampliou a capacidade de transporte de passageiros, a região foi beneficiada com a racionalização do sistema viário, que após sua modernização apresentou uma melhoria na distribuição da quantidade de linhas de ônibus de maneira mais eficiente, quando comparadas as anteriores.
Palavras-chave: BRT, Mobilidade Urbana, Transporte Público.