63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
INCIDÊNCIA DE DOENÇAS DIAGNOSTICADAS PELO EXAME PAPANICOLAU EM UMA UBS DO MUNÍCIPIO DE SÃO LUÍS, MA.
Diego Ualace Feitoza Barros 1
Márcia Fernanda Pereira Gonçalves 2
1. Programa de Pós-Graduação em Política de Saúde da Família/ Instituto Florence de Ensino Superior
2. Profa. Dra./ Orientadora - Instituto Florence de Ensino Superior
INTRODUÇÃO:
O avanço das doenças infecciosas persistentes aumentou consideravelmente no território brasileiro na última década. Entre os graves problemas de saúde existentes, destacam-se as doenças sexualmente trasmissiveis (DST´S), que são patologias que podem ser disseminadas principalmente através de contato sexual. Ás mulheres com neoplasia cervical tem maior possibilidade de contrair DST´S como: sífilis, gonorréia, infecção por gardnerella e candidiase. Sendo estas diagnosticadas pelo o exame papanicolau, que apesar de não ser a maneira mais adequada de identificar a ocorrência de DST´S, ele se tornas importante a medida que corresponde um dos principais motivos que levam as mulheres aos serviços de saúde. Diante do exposto objetiva com o estudo, conhecer a incidência de DST´S em pacientes submetidos ao exame papanicolau no período de 2008, pois os diagnósticos a partir do exame, facilita a prevenção de doenças.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de caráter descritivo, retrospectivo com variáveis quantitativas, aplicadas em um grupo de mulheres de uma UBS, pertencente a rede municipal de saúde, vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), cuja localização fica na zona rural do município de São Luis, conforme compromisso assumido junto a instituição de saúde.
RESULTADOS:
Os resultados do estudo foram obtidos a partir da analise em 70 registros de mulheres que se submeteram ao exame papanicolau. A partir da pesquisa constatou-se que a maioria das mulheres que se submeteram ao exame, encontrava-se na faixa etária de 21 a 25 anos com o percentual de 31, 4%, e as < 15 anos com o percentual 1,4%. As mulheres com maior percentual em relação ao estado civil foram as casadas com 45,7%, em relação a escolaridade 51,4% tinham o ensino médio completo e a profissão 45,7% eram do lar. Quanto as doenças diagnosticadas pelo papanicolau, em números, foram a GARDNERELLA VAGINALIS (10), CANDIDÍASE (14), INFECÇÃO+BACILOS (30) e INFECÇÃO+COCOS (16).
CONCLUSÃO:
As DST´S representam um problema em saúde pública. A análise dos dados permitiu a avaliação da magnitude do problema representado pela alta prevalência de DST´S em São Luís (MA). A materialidade desses dados reflete, sobretudo, a cultura de uma sociedade que ainda não criou o hábito de se submeter ao exame para diagnóstico de DST´S. Essa questão pode ser alterada e as DST´S podem ser prevenidas, se contempladas por um modelo de educação e políticas eficazes de conscientização oriunda do Poder Público. Nesse contexto, o papel da Enfermagem constitui-se de grande valor no aspecto preventivo, pois contribui para a orientação e tratamento das DST´S, bem como, para educar as mulheres para importância do exame papanicolau.
Palavras-chave: DST, Papanicolau, Saúde da mulher.