63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES NA UNIDADE DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACESA (VALPARAISO DE GOIAS – GO) COM USO DE VÁRIOS MEDICAMENTOS (POLIFARMACIA).
Girsileide Moreira da Silva 1
Luis Paulo Martins Vilara Junior 1
Luis Carlos Figueira de Carvalho 2
Thiago Campelo Macêdo 1
1. FACESA - Faculdade de Educação Sena Aires
2. Prof.Dr./ Orientador - Depto. Patologia. UFMA
INTRODUÇÃO:
O Acompanhamento de pacientes na unidade de Assistência Farmacêutica da FACESA (Faculdade Sena Aires. Valparaiso de Goias – GO) com uso de vários medicamentos foi feito por alunos do curso de Farmácia, sob a supervisão dos professores, a fim de aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de farmacologia, tendo como questão principal os possíveis riscos à saúde daqueles pacientes que fazem uso de mais de três medicamentos com ou sem prescrição medica, bem como a oportunidade de familiarizar com diversas formulações farmacêuticas e suas respectivas ações farmacodinâmicas e farmacocinética. De acordo com CRFDF a Polifarmácia é definida como a administração concomitante de diversos medicamentos (5 ou mais, ou 1 medicamento desnecessário ao tratamento) por um mesmo indivíduo, que pode acarretar no risco de interações medicamentosas e possibilidade de aumento dos efeitos colaterais. Outros autores classificam como polifarmácia o uso prolongado (superior a 240 dias) e simuntâneo de dois ou mais fármacos. O objetivo da pesquisa consistiu em fazer um levantamento dos medicamentos utilizados pela população em estudo e suas possiveis interações medicamentosas.
METODOLOGIA:
A metodologia da pesquisa consistiu na aplicação de questionários abordando as caracteristicas morfofisiológicas, fisiopatológicas, farmacologia clinica, bem como as possiveis queixas do paciente. Utilizou-se como critério de inclusão os pacientes que fazem uso de 3 ou mais medicamentos, com ou sem prescrição medica e que residem na cidade de Valparaiso de Goias.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que a faixa etária dos pacientes estavam acima de 40 anos, sendo observados, em geral associação de medicamentos para tratamento da hipertensão, diabetis e depressão. Os principais medicamentos estudados foram: captopril, atenolol, cardizem, diamicron, ômega 3, biotônico, dipirona, minodipina, losartano, aas, sinvastatina, hidroclorotiazida, enalapril, paracetamol, glucoformin, diazepam, haloperidol, nifedipina, ibuprofeno. Os pacientes não tem reclamados de efeitos adversos aos medicamentos, mesmo por não terem consciencia dos mesmos. Muitas das vezes confundindo com os sinais e sintomas das suas patologia. Constatou-se tambem que os pacientes não tem conhecimento dos riscos em que são submetidos ao usarem mais de três medicamentos sucessivos, bem como a importancia do seguimento rigoroso da prescrição médica.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que se faz importante a orientação quanto ao uso, à guarda, administração e descarte de medicamentos e correlatos, com vistas à promoção do uso racional de medicamentos; estando atento para que ao longo do tratamento as reações adversas aos medicamentos sejam as mínimas possíveis, e no caso de surgirem, que possam resolvê-las imediatamente.
Palavras-chave: ATENÇÃO FARMACEUTICA, POLIFARMACIA, FARMACIA.