63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
ENSINO DE BIOLOGIA: DIFICULDADES NO ENSINO APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS |
Catiany Menezes Basílio 1 Greyce Kelly dos Santos Ferreira 2 Charlene Gemaque Gualberto 3 Elzanira de Oliveira Freitas 4 Jociane Batista Melo 5 Rosilene Gomes da Silva Ferreira 6 |
1. Universidade do Estado do Amazonas – UEA 2. Universidade do Estado do Amazonas – UEA 3. Universidade do Estado do Amazonas – UEA 4. Universidade do Estado do Amazonas – UEA 5. Universidade do Estado do Amazonas – UEA 6. Profª. MSc./ Orientadora - Universidade do Estado do Amazonas - UEA |
INTRODUÇÃO: |
A educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todos, o domínio dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos (LIBÂNEO, 2007). Considerando as transformações ocorridas na sociedade, é relevante que o processo de ensino aprendizagem no ensino de Biologia seja contextualizado diante dos aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, de forma a conduzir para uma reflexão que venha a atender as necessidades do aluno. A intenção hoje é estabelecer uma análise crítica das diversas formas de ensinar Biologia, e apresentar propostas que sejam capazes de diminuir as dificuldades no ensino aprendizagem de conteúdos da disciplina. Dessa forma, o diagnóstico neste trabalho realizado pelos bolsistas do subprojeto de Biologia da UEA, teve como principal objetivo identificar estas dificuldades, a fim de estabelecer ações na escola para melhoria da qualidade no ensino aprendizagem da disciplina de Biologia. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada em uma escola da rede estadual da cidade de Manaus, selecionada pelo Projeto: “Universidade na Escola: promovendo a iniciação à docência”, pertencente à Universidade do Estado do Amazonas, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-CAPES, Subprojeto de Biologia. Esta foi selecionada por apresentar, junto a Secretaria de Educação do Estado - SEDUC AM, um alto índice de reprovação e baixo índice de desenvolvimento (IDEAM com 1,5), ficaram assim fora das metas previstas pela Secretaria de Educação. Foram realizadas observações preliminares da infraestrutura da escola e, após esta etapa, foi elaborado um instrumento de sondagem (questionário) para posterior aplicação com professores e alunos do ensino médio. No questionário constavam perguntas abertas e semiabertas. Para o levantamento de dados, foram apreciados 30% do total de alunos matriculados em 2010, perfazendo um total de 782 alunos entrevistados nos três turnos. O instrumento de sondagem teve como principal objetivo identificar dificuldades encontradas pelos alunos e professores no cotidiano escolar e principalmente em relação à qualidade de ensino na disciplina de Biologia. Os dados obtidos foram tabulados no programa Excel e analisados quantitativa e qualitativamente. |
RESULTADOS: |
Os dados revelaram que cerca de 70% dos alunos gostam da escola, 29% gostam mais da quadra poliesportiva, 30% apontaram a necessidade em melhorar a infraestrutura. Em relação à Biologia, 39% afirmou que não são estimulados a aprender, 81% alegaram não ter aulas práticas da disciplina, mas 77% gostam da matéria. O livro de Biologia é considerado bom por 55% dos alunos, 68% gostariam de ter aulas no Laboratório de Biologia. Quanto às dificuldades no ensino aprendizagem na disciplina de Biologia, 25% declararam ter problemas com Citologia, 18% têm dificuldades em Genética, 14% destacaram como dificuldade a Anatomia Humana, 14% têm dificuldades em outros assuntos e 27% afirmam que a dificuldade é geral. Com relação ao esforço em aprender Biologia, 41% dos alunos dizem fazem um esforço razoável; 37% se esforçam muito; 10% muitíssimo e 9% se esforçam pouco. Considerando as dúvidas em Biologia, 43% dos alunos perguntam ao professor, 30% consultam o livro didático e 27% procuram na internet. Os alunos têm visões claras das necessidades da escola pública, apontam a falta de atividades culturais e que há restrições de acesso aos locais como biblioteca, laboratórios de informática e de Biologia; também afirmam que a falta de professores na área afeta o ensino. |
CONCLUSÃO: |
O subprojeto de Biologia que faz parte do Projeto Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade na escola: promovendo a iniciação à docência, com apoio financeiro da CAPES, e tem o propósito de despertar nos bolsistas o interesse para a carreira de magistério. Essa iniciativa tem contribuído para a melhoria no ensino de Biologia na Escola em questão. As ações iniciais permitiram a identificação das maiores dificuldades dos alunos da referida escola para aprender conteúdos de Biologia. Tais dados revelam a necessidade dos professores buscarem estratégias diversificadas que permitam aos alunos participarem mais ativamente no desenvolvimento das aulas, como acontece nas atividades práticas (experimentais) e de campo em espaços não formais. Portanto, os elementos reunidos e analisados por este trabalho destacam que a busca por estratégias em educação deve ser constante e envolver alternativas viáveis, assim como a adoção de uma metodologia de qualidade que passe pelo despertar da capacidade crítica dos educandos envolvidos. |
Palavras-chave: Biologia, Dificuldades no Ensino Aprendizagem, Ensino Médio. |