63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
COPA DO MUNDO 2010 NA ÁFRICADO SUL: ENFRENTANDO PRECONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS E CONSTRUINDO A MULTICULTURALIDADE E A PAZ ENTRE AS NAÇÕES. |
ANA ELIZABETE BARBOSA GOMES FILHA 1,2 ANNA PAULA DE VASCONSELOS ARCOVERDE FERREIRA 1,3 ELIANE ARAGÃO SODRÉ DA MOTA 1,2 MARIA ISABEL SABINO FERNANDES 5 RITA MARIA TELES DE MENEZES QUEIROZ 2, 4 ROSANGELA CASCIANO RENOVATO 2 |
1. PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE/SE 2. PREFEITURA MUNICIPAL DE OLINDA/SE 3. GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO/SE 4. CENTRO EDUCACIONAL SOCIAL E CULTURAL SHEKINÁ/ONG 5. PREFEITURA DO RECIFE - E.M. DOM BOSCO - PROFESSORA ORIENTADORA |
INTRODUÇÃO: |
ESTE PROJETO SURGIU DA OBSERVAÇÃO DE ALGUNS PROFESSORES DE DIFERENTES UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA EM PERNAMBUCO DA NECESSIDADE DO CUMPRIMENTO DA LEI 10639/2003 NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO/RACIAL, AO MESMO TEMPO TAMBÉM DA MOTIVAÇÃO DA COPA 2010 NA ÁFRICA DO SUL, COM O OBJETIVO DE CONHECER AS DIFERENTES CULTURAS DOS PAÍSES AFRICANOS E DIALOGAR COM AS CULTURAS DOS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA. E NESSE PROCESSO, DESCONSTRUIR PRECONCEITOS ÉTNICOS, MINORAR O RACISMO E O ETNOCENTRISMO QUE GERA VIOLÊNCIAS DE DIFERENTES FORMAS, ESTIMULANDO O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E A CONSTRUÇÃO DA MULTICULTURALIDADE. |
METODOLOGIA: |
*SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE NOSSA ORIGEM ÉTNICO-RACIAL E SOBRE A CULTURA DA ÁFRICA DO SUL E DEMAIS PAÍSES AFRICANOS; *PESQUISA EM LIVROS, JORNAIS, FILMES E INTERNET SOBRE COSTUMES, CULINÁRIA, MÚSICAS, DANÇAS E RELIGIOSIDADE AFRICANA EM CONTRAPONTO COM AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRAS; *CONSTRUÇÃO DE PAINÉIS COM AS BANDEIRAS E INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DOS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA; *PROMOÇÃO DE DIAS TEMÁTICOS NO INTERIOR DAS UNIDADES DE ENSINO COM MOSTRAS DE CONHECIMENTO. |
RESULTADOS: |
*A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES SE DEU NO MOMENTO DAS PRODUÇÕES, NA MEDIAÇÃO DOS PROFESSORES DIANTE DAS DIFICULDADES APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO; * O ENVOLVIMENTO E APOIO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR AO PROJETO; *O ESBOÇO DE UMA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICA-RACIAL NOS ESTUDANTES, NOS PAIS E QUIÇÁ EM TODA COMUNIDADE; *A DESCOBERTA DA GENEALOGIA DO POVO AFRO-BRASILEIRO *A CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA ESTABELECIDAS ENTRE OS SEGMENTOS ENVOLVIDOS NO PROJETO E AS NOVAS CULTURAS. |
CONCLUSÃO: |
ESTUDOS JÁ REALIZADOS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS MOSTRAM QUE HISTORICAMENTE, A POPULAÇÃO AFRO-DESCENDENTE ESTÁ ENTRE AQUELAS QUE MAIS ENFRENTAM COTIDIANAMENTE AS DIFERENTES FACETAS DO PRECONCEITO, DO RACISMO E DA DISCRIMINAÇÃO QUE MARCAM, NEM SEMPRE SILENCIOSAMENTE, A SOCIEDADE BRASILEIRA. APESAR DE VIVERMOS NUM PAÍS DE GRANDE CONTINGENTE NEGRO, TRABALHAR COM A QUESTÃO ÉTNICO RACIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA É COMPRAR BRIGA COM DIVERSOS SEGMENTOS DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE. POIS EIS QUE SE TRATA DE UMA FERIDA SOCIAL SEMPRE ABERTA... E PRINCIPALMENTE QUANDO SE DISCUTE AÇÕES AFIRMATIVAS. A LEI 10639/2003 AINDA ESTÁ MUITO DISTANTE DE SER AMPLAMENTE CUMPRIDA. O PAPEL DO PROFESSOR CONSCIENTE DE SUA NEGRITUDE É FUNDAMENTAL NESTA LUTA. E CADA PROJETO COMO ESTE TEM SUA DEVIDA IMPORTÂNCIA NO LEQUE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS E IDEOLÓGICAS NO ÂMBITO DESTA DISCUSSÃO. |
Palavras-chave: EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL, LEI 10639/2003, MULTICULTURALIDADE. |