63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA ICTIOFAUNA DE UM TRECHO DO RIO DOS BOIS DO MUNICÍPIO DE PALMEIRAS DE GOIÁS
Suzan Karla Paula de Oliveira 1
Kleber França Costa 2
1. Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas
2. Prof. Ms Orientador - UnU Palmeiras de Goiás - Universidade Estadual de Goiás
INTRODUÇÃO:
A Bacia do Rio Paraná engloba inúmeros rios em várias regiões. No Centro Oeste Goiano até a divisa com o Estado de Minas Gerais, está à localização da Microbacia Hidrográfica do Rio dos Bois, um dos rios que faz parte da Bacia do Rio Paraná, com recurso hídrico utilizado para atender diferentes necessidades região ressaltando que seu maior uso é para irrigação de lavouras. Estudos sobre a ictiofauna nos rios dessa microbacia são necessários, visto que está em uma região com crescente ação antrópica, sobretudo, após a instalação de indústrias. Dessa forma, é necessário a realização de estudos a fim de contribuir para a conservação da ictiofauna.
METODOLOGIA:
Foi realizado um levantamento da ictiofauna em um trecho do Rio dos Bois no Município de Palmeiras de Goiás-GO. As coletas foram realizadas, entre abril a setembro de 2010. O material coletado foi fixado em solução de formol a 10% e depois conservado em solução de álcool a 70%. As espécies foram identificadas ao nível taxonômico possível.
RESULTADOS:
Foram coletados noventa e seis exemplares distribuídos em quatro ordens: Characiformes, Perciformes, Siluriformes e Gymnotiformes. Siluriformes foi a ordem mais abundante. As espécies que tiveram maiores abundância relativa no presente trabalho foram: Hypostomus sp1, Astyanax fasciatus e A. altiparanae. As espécies que apresentaram as menores abundâncias relativas foram: Leporinus sp, H. malabaricus, Cichla sp, Crenicichla haroldoi. No presente trabalho o índice de diversidade de Shannon-Wiener (H’), com peixes do rio dos Bois, foi de 3,102 e, portanto, superior a índices de diversidade de peixes observados para outras localidades. A ocorrência de todas espécies encontradas no presente são inéditas.
CONCLUSÃO:
No Rio dos Bois foi constatado uma relativa diversidade de espécies de peixes, com abundância de exemplares, sobretudo, da subfamília Hypostominae. Dessa forma, apesar da crescente ação antrópica na região de Palmeiras de Goiás, ainda há uma ictiofauna que precisa ser melhor estudada para ser conservada.
Palavras-chave: Ictiofauna, Diversidade, Rio dos Bois.