63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO EM SEDIMENTOS DE CÓRREGOS DA CIDADE DE INHUMAS – GO
Josiene Barcelo da Silva 1
Elisangela Cardoso de Lima Borges 1
1. IFG-Campus Inhumas
INTRODUÇÃO:
O sedimento constitui um compartimento fundamental na avaliação da qualidade e formas de impactos a que os ecossistemas aquáticos estão ou estiveram submetidos, pois possui grande capacidade em acumular nutrientes e substâncias poluentes, que podem realizar trocas ou não com a coluna d’água. De um modo geral, para substâncias orgânicas e inorgânicas, o sedimento se constitui num sítio onde podem se formar compostos ou fases (complexos mistos orgânicos-inorgânicos) muito estáveis. As espécies fosforadas, em ambientes aquáticos, agem como fator limitante na produção pri¬mária desses sistemas, conduzindo a eutrofização, gerando modificações nas propriedades físicas, químicas e biológicas do meio, com perdas da sua produti¬vidade e biodiversidade. A máteria orgânica presente em sedimentos é um fator indicativo dos processos geoquímicos associados ao ambiente geológico. Em relação as espécies nitrogenadas, o nitrogênio reduzido presente na matéria orgânica em solos aerados, oxida-se a nitrato, sendo este uma preocupação ambiental, pois seu excesso pode causar riscos à saúde. Esse estudo propõe analisar parâmetros físico – químico de sedimentos de córregos do município de Inhumas no período chuvoso a fim de avaliar sua qualidade ambiental.
METODOLOGIA:
Num primeiro momento foi realizada uma visita para reconhecimento e avaliação de cada córrego do perímetro urbano da cidade de Inhumas-GO, a fim de decidir por qual se iniciaria as análises. Decidiu-se, então, estudar os córregos Goiabeiras e Pé-de-Pato, devido à facilidade de acesso, a quantidade de lixos domésticos e o estado de degradação de cada um.
As amostras foram coletadas no dia 17 de Janeiro de 2011, o clima era estável com sol e a coleta variou de 8:45 h às 11:24 h da manhã. As amostragens foram coletadas e mantidas sob refrigeração (caixa de isopor e gelo) até o transporte para o laboratório. Em seguida foram levadas à estufa para secagem, a 40 ºC para não haver perda de nutrientes, após atingirem peso constante, macerou-se e armazenou-se para então realizar as análises.
Durante a coleta analisou-se parâmetros visuais, tais como a presença ou ausência de algas, espumas, peixes, lixos domésticos, corpos flutuantes, cheiro, plantas aquáticas, cobertura vegetal e profundidade. No laboratório realizou-se medidas de parâmetros químicos, em triplicata, com um kit colorimétrico (Alfakit, EcoKit para solos cód.3053) dos seguintes parâmetros: matéria orgânica, amônia, espécies nitrogenadas e fosforadas e pH.
RESULTADOS:
A legislação ambiental brasileira não dispõe de critérios de qualidade para sedimento (CQS), então para efeito comparativo e de aproximação sobre as censequêmcias dos teores dos parâmetros avaliados, foram usados os critérios estabelecidos em literaturas científicas.
Para o córrego Goiabeiras, observou-se que a matéria orgânica e as espécies fosforasdas apresentaram maiores teores no ponto 1 (represa numa fazenda), quando comparado o sedimento da represa de N. Avanhadava-SP e Barra Bonita-SP, isso deve-se à utilização de fertilizantes nas redondezas e a montante da fazenda. A máteria orgânica presente em sedimentos é um fator indicativo dos processos geoquímicos associados ao ambiente geológico. A relevância do sedimento como fonte ou de¬pósito de fósforo está relacionada a qualidade e a quantidade deste nutriente no mesmo e os processos que afetam o seu equilíbrio na interface água/sedimento.
Para o córrego Pé-de-Pato, verificou-se que as espécies nitrogenadas apresentaram maiores concentrações (no ponto 1, próximo a Vila 31 de Março), em comparação com o sedimento da represa de N. Avanhadava-SP. Esse córrego possui área erodida e pontos de efluente doméstico. Baird (2002) afirma que o nitrogênio reduzido presente na matéria orgânica em solos aerados, oxida-se a nitrato, passando então, ser uma preocupação ambiental, pois seu excesso pode causar riscos à saúde (doença conhecida como síndrome do bebê azul).
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a capacidade do sedimento em acumular compostos faz deste compartimento um dos mais importantes na avaliação do nível de contaminação de ecossistemas aquáticos continentais. Nos ambientes estudados, foi constado que os córregos estão sofrendo ações antrópicas, provenientes da agricultura e urbanização, sendo necessário ações remediativas dirigidas a toda população.
Palavras-chave: Sedimento, Parâmetros físico-químico, Córregos.