63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
ARTE COMO INSPIRAÇÃO CIENTÍFICA: UM CAMINHO CRIATIVO DE APRENDER UNIDADES DE MEDIDA ATRAVÉS DA DRAMATIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA.
Francisco Felisardo Sousa Junior 1
Fernando do Carmo Pereira 1
Talita de Brito Silva 1
Samya Talitha de Sousa Moreira 1
Igor Luiz de Sousa Lopes 1
Ruth de Moraes Lima 2
1. Depto. De Formação de Professores, Letras e Ciências, IFPI, Teresina-PI
2. Prof. Esp./Orientadora - Depto. De Formação de Professores, Letras e Ciências, IFPI, Teresina-PI
INTRODUÇÃO:
De acordo com as pesquisas atuais a educação vem melhorando, no entanto esta longe do que seria ideal por conta de vários problemas, um deles é o que diz respeito à aprendizagem de Física. Nos trabalhos com foco nesse assunto, mostram que alunos do ensino médio possuem dificuldades de aprender essa ciência, porque o modo como é ministrada não desperta o interesse do aluno. Isso se deve ao fato de não haver uma aprendizagem ativa e o estudante se destina apenas a aplicar formulas sem nenhuma relação com sua vivencia. Também é deixado de lado o caminho histórico que originou os conhecimentos desse conteúdo. Diante desses problemas esse trabalho tem como objetivo propiciar a motivação nos estudantes do ensino médio para o aprendizado de física através da dramatização do conteúdo de unidades de medidas, verificando os resultados obtidos após a dramatização.
METODOLOGIA:
Este trabalho que tem natureza qualitativa foi realizado na Unidade Escolar Antonio Tarciso Pereira e Silva, localizado no bairro Vila Santa Barbara, na região nordeste de Teresina capital do Piauí. Foram selecionados nove estudantes do primeiro ano do ensino médio. Para alcançar os objetivos deste projeto, realizou-se as seguintes tarefas: primeiro foi aplicado um questionário com dez problemas teóricos para avaliar os conhecimentos prévios dos educandos acerca do conteúdo. Posteriormente, foi posto em pratica alguns jogos teatrais que trabalham a desinibição, improvisação e a criatividade dos mesmos sobre o conteúdo em questão. Para um maior interesse por parte dos estudantes, promoveu-se uma pesquisa em sites e livros sobre o desenvolvimento histórico das unidades de medida (conteúdo então estudado). À medida que iam progredindo na pesquisa era produzida a dramatização que eles iriam realizar. Finalizou-se a metodologia com a produção do cenário, falas e cenas, e a reprodução do que criaram, respondeu-se então outro questionário realizado para encerrar a análise de resultados.
RESULTADOS:
O questionário possuía dez questões onde elas estavam divididas em seis de conhecimentos sobre a historia das unidades de medidas, três exigiam conhecimento sobre a aplicação do conteúdo na atualidade e uma de problema envolvendo lógica. Na primeira vez que ele foi aplicado 22% dos alunos conseguiram responder mais de uma questão das seis de conhecimentos históricos, isso se deve ao fato deles não terem tido ainda contato com esse conhecimento dessa forma; 77% dos estudantes acertaram as três questões sobre aplicação do cotidiano, ou seja, a maioria conseguiu entender a questão e relacioná-la com sua vivencia. Com respeito às de lógica, 66% dos estudantes conseguiram respondê-las talvez pelo costume em resolvê-las, pois o professor regularmente dava uma lista de questões do mesmo estilo para que fizessem. Depois do período de dramatização o questionário foi realizado novamente, agora 44% haviam respondido mais de uma das questões de historia das unidades de medidas, havendo assim um melhoramento, pois agora eles tiveram contato com o conhecimento que as questões exigiam de forma mais atrativa; 88% dos estudantes responderam as três questões envolvendo conhecimentos do cotidiano; e 88% também acertaram a questão envolvendo lógica, isso porque eles haviam tentado responder novamente depois da primeira vez que eles a fizeram.
CONCLUSÃO:
Não houve um resultado muito satisfatório em relação ao questionário, não pelo fato desse novo instrumento de ensino ser ruim, mas sim por causa dos alunos estarem ainda muito presos na forma tradicional de educação. Assim dificultando a realização desse instrumento, no entanto percebeu-se uma ótima melhoria no envolvimento do aluno com o conteúdo, melhor dizendo, os alunos se sentiram sim motivados a pesquisar e participar de forma interativa na aula, isso não se refletiu nos questionários aplicados por este ser um método tradicional de avaliar. Por isso é possível dizer que esse instrumento precisa ser melhorado e aproveitado pelos professores, pois melhora a capacidade de aprendizagem do estudante, porque a partir do momento que o estudante desperta o interesse pelo assunto ele vai criar duvidas e tenderá a pesquisar mais e conseqüentemente aprenderá mais e de forma ativa.
Palavras-chave: Unidade de medida, Dramatização, Motivação.