63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
INDISCIPLINA ESCOLAR: O PAPEL DO PROFESSOR NA VALORIZAÇÃO DA AÇÃO COLETIVA NAS SÉRIES INICIAIS DA ESCOLA Y BACANGA.
Ildinete Maria Abreu Moreira 1
José Carlos de Melo 2
Vanessa da Silva Machado 3
1. Graduanda em Pedagogia pela UFMA, bolsista do PIBID/CAPES/UFMA
2. Docente da UFMA e coordenador do Programa PIBID/CAPES/UFMA
3. Graduanda em Pedagogia pela UFMA, bolsista do PIBID/CAPES/UFMA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho surgiu mediante uma breve análise dos relatos e da prática dos docentes em sala de aula da escola em tela, foi possível perceber que dentre as maiores deficiências da escola, a indisciplina caracteriza-se como uma das mais evidentes, principalmente nas séries iniciais. Além disso, foi detectado que os profissionais de educação preservam uma relação unilateral, onde o professor é visto como centro do processo de ensino e os educandos indivíduos inconscientes da sua importância em sala de aula. Com isso admitiu-se identificar a ideia da ação coletiva que para Henry Giroux (1997), representa uma das maneiras mais eficazes de desmistificar o papel manipulador e tradicional do professor; além de promover a interação entre o mesmo e o estudante.
METODOLOGIA:
O presente estudo classifica-se com a pesquisa, qualitativa e de intervenção conforme classificação de ANDRADE (2010) a partir da observação da relação professor-aluno em sala de aula por meio da realização de atividades que comtemplaram a ação coletiva.
RESULTADOS:
Após a execução de algumas atividades de ação coletiva foi possível perceber certa mudança de postura do professor e dos educandos quanto ao papel que cada um exerce em sala de aula.
CONCLUSÃO:
Tal pesquisa nos possibilitou concluir que a interação de grupo proporciona aos estudantes e ao professor a percepção de que a troca de experiências e consequentemente de aprendizagem, pode se converter em uma alternativa eficaz para amenizar a indisciplina nas escolas.
Palavras-chave: Indisciplina, Ação Coletiva, Aprendizagem.