63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO TOCANTINS: O EGRESSO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Holda Coutinho Barbosa 1
Elizabeth Maria Lopes Toledo 1
Maria Fátima Viana Brasileiro 1
1. Profa. Msc./ Orientadora - Pró-Reitoria de Graduação - UNITINS
INTRODUÇÃO:
O momento atual instiga o indivíduo a estar mais ligado nos avanços tecnológicos, já que, a todo instante, é pego de surpresa com novos aparatos da tecnologia, advindos de descobertas científicas, obrigando-o a atualizar-se e a usar todo e qualquer instrumento tecnológico em sua vida cotidiana. Nesse sentido, as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) têm contribuído na disseminação do conhecimento por meio de uma nova modalidade de aprendizagem: a educação a distância. Essa modalidade, nas últimas décadas, tem tido um crescimento significativo nas academias públicas e privadas do país. Exemplo desse crescimento pode ser evidenciado na região Norte, no Estado do Tocantins, por meio da Fundação Universidade do Tocantins/UNITINS, que deu início, em 2001, em fase experimental, ao curso Normal Superior/Telepresencial/CNST, um projeto em parceria com a Sociedade Civil de Educação Continuada/Educon, atualmente Eadcon. Essa oportunidade era para um público que ainda não havia realizado o sonho de ter um curso superior, sendo o Normal Superior o primeiro degrau a ser alcançado por essas pessoas, superando os obstáculos para conquistar o diploma tão almejado. A pesquisa investigou os impactos socioeconômicos na vida dos egressos como agentes de transformação social.
METODOLOGIA:
A abordagem metodológica adotada na presente pesquisa foi predominantemente qualitativa. O desenvolvimento do estudo qualitativo propôs um recorte temporal-espacial do fenômeno, feito pelas pesquisadoras. Esse recorte permitiu definir o campo e a dimensão em que ocorreu a coleta de dados, ou seja, o universo investigado e as técnicas para análise e descrição dos dados coletados. Os procedimentos definidos na pesquisa tiveram como parâmetros os seguintes itens: revisão de literatura, levantamento de documentos na Secretaria Acadêmica da Unitins, seleção dos municípios envolvidos na pesquisa. Essa seleção teve como referência 20% dos municípios distribuídos em cada região geográfica do Estado, contemplando 50% dos egressos. Os questionários foram aplicados por meio de visitas domiciliares aos egressos feitas pelos acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Serviço Social da Unitins residentes nos municípios selecionados para a pesquisa. Depois dessa etapa, as pesquisadoras analisaram os conteúdos e fizeram um recorte em elementos que constituíram as unidades desta pesquisa.
RESULTADOS:
Os resultados alcançados na pesquisa deram-se a partir da análise e da interpretação dos dados mediante tabulação das questões objetivas e transcrição das questões discursivas. Os resultados foram apresentados em três grupos: perfil dos egressos (gênero, idade, formação inicial antes e depois do CNST), sua atuação profissional (antes e após o CNST) e impactos sociais do curso (antes e depois ao CNST – salário mensal). Outro dado analisado foi a percepção dos egressos sobre os impactos sociais do CNST, em que foram ressaltados, entre outros, os seguintes pontos: ampliação de conhecimento, aprovação em concurso público, aumento salarial, valorização pessoal e profissional, exercício da cidadania, ajuda na educação dos filhos e familiares, abertura de novos horizontes profissionais e sociais, maior participação na comunidade. Evidenciou-se também que as experiências e os conhecimentos construídos e adquiridos no CNST têm sido aplicados na prática escolar, fortalecendo a interação professor-aluno. Enfim, tais resultados se evidenciaram por se tratar de estudantes adultos, trabalhadores, o que potencializou seu papel ativo no processo de aprendizagem.
CONCLUSÃO:
A pesquisa traduziu a realidade socioeconômica, cultural e educacional dos egressos do curso Normal Superior Telepresencial, uma vez que proporcionou a eles um olhar diferenciado, traduzido em novas perspectivas de vida, especialmente, no que tange às questões socioeconômicas, melhora do padrão de vida da maioria dos egressos, bem como ascensão na vida pessoal e profissional, elevação do status social e resgate da autoestima. O curso foi de fundamental importância principalmente nos municípios mais carentes, onde só havia professores leigos (sem formação adequada), que contribuíram de forma técnica e consciente para uma educação de melhor qualidade. As pesquisadoras constataram que a oferta do curso oportunizou a concretização do sonho de um curso superior, fato esse que, sem a modalidade a distância, jamais seria possível. Ficou evidenciado que essa modalidade é uma alternativa viável para atender a realidade da população tocantinense, visto que, com o avanço da tecnologia, a educação a distância tornou-se um caminho sem volta.
Palavras-chave: conhecimento, aprendizagem, novas tecnologias.