63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências |
ESCOLA ESTADUAL HELIODORO CAPISTRANO DA SILVA: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE |
Mariane Cristine Baicere Queiroz 1 Eliza Moura Pereira da Silva 2 Rosiany Cortês Brito 3 |
1. Universidade Federal de Mato Grosso 2. Universidade Federal de Mato Grosso 3. Universidade Federal de Mato Grosso |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho, que foi desenvolvido durante o módulo de Projetos Integradores e Prática Docente I, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, aborda a questão da Educação Sexual na Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, em Cuiabá. A pesquisa, desenvolvida em outubro de 2008, surgiu com o objetivo de averiguar se a Educação Sexual é trabalhada na referida escola, ou se a sexualidade ainda é um tema permeado de preconceitos e tabus. Para isso, elegemos um tópico específico da sexualidade, as doenças sexualmente transmissíveis, com o enfoque na Aids, para que, assim, pudéssemos avaliar se os alunos possuem informações a respeito da doença e suas formas de prevenção e, portanto, se a escola oferece um ambiente propício à discussão e ao esclarecimento de dúvidas acerca do tema. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi desenvolvida por meio de um questionário qualitativo (com questões abertas e de múltipla escolha, num total de 31 questões), aplicado com os alunos do ensino médio da Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva. Vale ressaltar que, para a análise dos dados coletados, selecionamos 6 questionários, o que define esta investigação como uma pesquisa qualitativa. As questões de múltipla escolha foram analisadas por meio de gráficos, e as abertas, por sua vez, foram fundamentadas nas teorias freudianas e na dissertação de PAGAN, 2004. |
RESULTADOS: |
A investigação evidenciou que a sexualidade é um tema precariamente abordado no contexto educativo da escola onde desenvolvemos a pesquisa. Constatamos que os adolescentes (entre 15 e 20 anos) conversam, entre si, livremente sobre a sexualidade, mas que, na maioria dos casos, as informações acerca do assunto, são adquiridas através de livros e/ou em diálogos com os familiares, especialmente a mãe e, eventualmente, durante as aulas de biologia. Os dados também revelaram que as discussões sobre a sexualidade ainda geram desconforto, não apenas por parte dos alunos, mas também dos professores. Constatamos ainda, que os alunos possuem sérias lacunas em relação aos conceitos e informações acerca da Aids, não conhecendo suas características nem conseqüências. Por fim, esses indícios nos levaram a considerar que a escola não explora devidamente o tema com seus alunos. Estes, por conseguinte, iniciam suas vidas sexuais em meio a dúvidas e questionamentos que, em sua maioria, não são esclarecidos. |
CONCLUSÃO: |
Hoje em dia, mesmo com toda a informação disponível em revistas, televisão, internet, campanhas, panfletos etc., a dúvida e a curiosidade em relação à sexualidade e seus assuntos afluentes ainda estão enfaticamente presentes nas mentes dos alunos, que anseiam por esclarecimentos e, portanto, pelo diálogo com aqueles que entendem do assunto (familiares mais experientes e, claro, o professor). Pudemos constatar esse fato no ambiente de pesquisa, uma vez que a análise dos questionários revelou a falta de conhecimento por parte dos adolescentes da Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva. Muitos confundiram os sintomas da AIDS com os de outras doenças sexualmente transmissíveis, não sabiam que a AIDS, até hoje, não tem cura e ainda não estão certos de quais são os meios de se contrair a doença. Essa desorientação é uma das principais causas do preconceito existente em nossa sociedade e que torna ainda mais difícil e dolorosa a vida das pessoas que convivem com a AIDS. Portanto, fica clara a necessidade de se investir na capacitação de professores, folhetos informativos, palestras etc., para que a carência de informações seja gradativamente superada e para que a escola possa, dessa forma, orientar seus adolescentes a iniciarem suas vidas sexuais com segurança e responsabilidade. |
Palavras-chave: Educação, Sexualidade, AIDS. |