63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DA REALIDADE ESCOLAR: OBSERVANDO UMA SALA DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE CUIABÁ |
Eliza Moura Pereira da Silva 1 Mariane Cristine Baicere Queiroz 2 Rosiany Cortês Brito 3 |
1. Universidade Federal de Mato Grosso 2. Universidade Federal de Mato Grosso 3. Universidade Federal de Mato Grosso |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho tem por finalidade analisar e relatar, a partir de uma observação, o trabalho pedagógico realizado pelo professor de alfabetização das escolas da rede municipal de Cuiabá, além de discorrer sobre a visão desse profissional em relação ao desenvolvimento de seus alunos. Também procuramos compreender como são concebidos os processos de alfabetização, letramento e ensino-aprendizagem e, ainda, as questões ligadas à importância da literatura infantil dentro desses processos. Por fim, procuramos tecer algumas considerações acerca das análises e, portanto, sobre a prática observada durante o período de estágio, proposto pela disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Linguagem II, do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso. |
METODOLOGIA: |
Na primeira parte do trabalho são apresentados os pressupostos teóricos, elaborados a partir de leituras de autores como Soares (2000), Cagliari (1998) e Braslavsky (1971), que constituem a base conceitual de nossa análise em torno da experiência adquirida durante o período de observação. O relatório, que constitui o segundo momento do trabalho, trata-se de uma pesquisa direcionada, em que o objetivo voltava-se para um levantamento de informações e situações vivenciadas numa sala de alfabetização, buscando compreender se as práticas atuais das escolas da rede municipal são direcionadas a partir das novas concepções de alfabetização e letramento. |
RESULTADOS: |
Tradicionalmente, entende-se que o papel da escola em relação à aprendizagem da leitura e da escrita limita-se à alfabetização. No entanto, sabemos que para usar a escrita não basta estar alfabetizado. É preciso conhecer as diferentes formas de discurso escrito, saber como se estruturam, em quais situações são usadas e, portanto, suas utilidades e relações com o mundo globalizado onde vivemos. Essas ideias configuram-se como aspectos importantíssimos da concepção sobre a aprendizagem da leitura e da escrita, denominada letramento. Nesse contexto a escola deve propor atividades que possibilitem o letramento e não apenas a alfabetização, pois como afirma Cagliari (1998) “a aprendizagem é sempre um processo construtivo na mente e nas ações do indivíduo”. A aprendizagem se dá em todo lugar e a todo o momento. Sendo assim, a ação pedagógica da escola, que confere um papel de destaque ao educador como um mediador do processo de aprendizagem, tem como meta valorizar o aluno enquanto sujeito ativo da sociedade e, assim, garantir um espaço em que a aprendizagem ocorra de forma contextualizada e significativa, de modo a potencializar o seu desenvolvimento. |
CONCLUSÃO: |
Ser o responsável pela alfabetização e letramento de crianças significa ter em mãos uma tarefa complexa que, para ser realizada com sucesso, exige não somente dedicação e competência por parte do professor, mas também amor pelo trabalho docente. Os estudos desenvolvidos durante a disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino da Linguagem II proporcionaram-nos a compreensão de que o processo de ensino-aprendizagem se dá pela construção de conhecimentos pelo próprio educando que, por sua vez, é um ser ativo dentro desse processo. Essa concepção, que percebe a criança como um ser pensante e capaz de construir seus conhecimentos, condena as concepções mecanicistas que pregam as infindáveis repetições como a melhor forma de fazer com que o aluno aprenda e que, infelizmente, ainda estão presentes em muitas de nossas realidades escolares. Este triste fato, por fim, ressalta a importância dos estudos e debates acerca do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita, especialmente no âmbito acadêmico, lugar onde se dá a formação dos professores das futuras classes de alfabetização e letramento. |
Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Aprendizagem. |