63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
GLOBAL VERSUS LOCAL NA CONFIGURAÇÃO DE ESPAÇOS DESIGUAIS NA CONTEMPORANEIDADE: UM OLHAR GEO-HISTÓRICO ACERCA DA DINÂMICA DA PAISAGEM URBANA DE DELMIRO GOUVEIA-AL
Kleber Costa da Silva 1
Cristina Rodrigues Gaia 2
Rogéria de Souza Vieira 3
Sara Angélica Bezerra Gomes 4
1. Prof. Msc./ Orientador - Campus Sertão, UFAL, Delmiro Gouveia/AL
2. Campus Sertão, UFAL, Delmiro Gouveia/AL
3. Campus Sertão, UFAL, Delmiro Gouveia/AL
4. Campus Sertão, UFAL, Delmiro Gouveia/AL
INTRODUÇÃO:
Este trabalho resulta de reflexões e debates em torno de um projeto de extensão (Pibip-Ação, UFAL-Sertão) que pretende enfocar a leitura de elementos da História e da Geografia de Delmiro Gouveia, município de 49.000 hab. do Sertão de Alagoas, a fim de propor ferramentas pedagógicas alternativas e auxiliares às aulas dessas disciplinas no ensino médio e fundamental de escolas locais. Enquanto norte teórico para este trabalho, consideramos importante a apreciação do debate acerca das transformações trazidas pela globalização e, especialmente, a sua influência/interferência na produção da paisagem urbana de uma cidade local como Delmiro Gouveia.
METODOLOGIA:
Pensamos em um caminho teórico-metodológico pautado no trato da “imaginação-mapeamento” dos lugares como exercício pedagógico importante à leitura da paisagem urbana, a partir do enfoque de “imagens-mapas” mentais, na medida em que estes oportunizam a percepção de faces diversas do espaço vivido pelos alunos, garantindo cartografias pautadas no cotidiano, nos valores, atitudes e trajetórias pessoais e sociais. Para isso, realizamos leitura bibliográfica intentando trilhar por conceitos como globalização, dinâmicas sócio-espaciais, pós-modernidade, flexibilidade econômica e cultura global versus cultura local, além de investigação de dados oficiais sobre transformação do território da cidade, trabalhos de campo e entrevistas.
RESULTADOS:
Os debates e investigações revelaram respostas interessantes em relação aos objetivos deste trabalho. Constata-se uma percepção de paisagens que revela um desenho urbano e uma dinâmica sócio-espacial geral de áreas profundamente desiguais que a globalização processa. A averiguação in loco, aliada à leitura e à reflexão sobre a bibliografia considerada, permite a leitura de aspectos importantes que evidenciam tais processos de mudança, sobretudo no concernente às dimensões cultural, econômica e social.
CONCLUSÃO:
Consideramos que as reflexões e debates engendrados em torno deste trabalho revelam uma visão crítica madura por parte dos alunos sobre a globalização. Nesse sentido, pensamos que novas trilhas à reflexão e ao debate teórico oferecem uma interpretação alternativa à relação global x local. Levar em conta a subjetividade, a construção de significados, e, por isso mesmo valorizar as experiências individuais, dão vez à reflexão sobre o caráter de dialeticidade da leitura da realidade sócio-espacial, do entendimento da ordem e da dinâmica do espaço geográfico e da atuação sobre o mesmo.
Palavras-chave: Geografia Urbana, Imagens da globalização, Delmiro Gouveia.